Por Vânia Castro/Sesau
Estiveram reunidos na primeira quinzena de fevereiro, técnicos de Educação e Saúde da Prefeitura de Juazeiro para discussão da implantação do Programa Saúde na Escola (PSE), com previsão para início das atividades no próximo mês de março. Tendo como público alvo estudantes de 5 a 19 anos das escolas municipais, o PSE faz parte de mais uma política pública intersetorial entre o Ministério da Saúde e da Educação que visa desenvolver ações de prevenção e promoção à Saúde nas crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico.
Com o termo de adesão já firmado entre os secretários da Saúde e Educação, o Programa vai ser coordenado por um Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), através da parceria das Secretarias Municipais de Saúde e Educação e Esportes.
“Estamos colocando em prática mais um projeto que contempla os objetivos da gestão municipal, o de priorizar ações que atendam de forma integral (prevenção, promoção e atenção) a classe estudantil do nosso município, visando melhorar a saúde e o bem-estar da comunidade. Estamos ajustando os últimos detalhes com os profissionais do GTI, formado pelos profissionais da Saúde e Educação”, disse o secretário da Saúde Ubiratan Moreira, ressaltando o empenho da Prefeitura Municipal em ampliar os serviços de saúde oferecidos no município.
O PSE, acrescenta o secretário, reconhece os espaços escolares como locais adequados e importantes para realizar atividades educativas em saúde e promover trabalho de prevenção constante; aproximando, desta maneira, a comunidade estudantil das Equipes de Saúde da Família (ESF) e dos cuidados essenciais.
O trabalho de monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes será iniciado em março, quando acontece de 05 a 09, a Semana Saúde na Escola, com o tema: prevenção da obesidade infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe você também. Contribua com uma boa idéia!