Por Anna Monteiro / ASSCOM
A realidade de aproximadamente mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro já é outra. O calor e o sol quente que antes castigavam, não são mais problema para estudantes de sete escolas do município, devido ao projeto de climatização de escolas públicas. Anunciado pelo gestor municipal em fevereiro de 2010, a iniciativa beneficiou a primeira escola no mesmo ano, e até o final de 2012 serão 16 unidades de ensino atendidas.
Quatro destas unidades já climatizadas estão na zona rural, e segundo a gestora da Escola Municipal Antonila da França Cardoso, que fica na comunidade de Angico, só quem já viveu na pele destes alunos sabe o valor que tem um projeto como esse. “Não dá nem para explicar o que mudou. A climatização interferiu diretamente na assiduidade, rendimento, comportamento e auto-estima das nossas crianças”, afirma Janete Cléia de Santana.
A novidade foi recebida com euforia na Leopoldina Leal (primeira unidade de ensino climatizada). Na época os alunos prometerem cuidar da escola e não faltar às aulas. De acordo com a diretora Kátia Simone Nunes, a promessa foi cumprida e os benefícios são colhidos até hoje. “As coisas mudaram muito por aqui. Aumentamos o número de matrículas – porque a obra também contemplou uma reforma geral e ampliação do prédio, e garantimos a qualidade do ensino. Tanto os nossos professores, quanto os alunos passaram a ter prazer de fazer parte da Leopoldina Leal”, revela a gestora.
Segundo o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, a iniciativa é prova do compromisso com que o setor é tratado pela administração municipal. “A gente poderia apenas reformar e ampliar, mas o prefeito decidiu que toda equipe escolar merecia mais. O projeto de climatização é uma realidade que muda o cenário vivido por essas crianças, e promove, sobretudo, melhoria da qualidade da educação. Ao que tudo indica, até o final do ano teremos 16 escolas contempladas. Número que ainda é pequeno diante de toda rede, mas que representa inovação e ousadia”, garante o titular da pasta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe você também. Contribua com uma boa idéia!