quinta-feira, 29 de março de 2012

Segunda etapa do Circuito Esportivo promove inclusão e interação

Por Anna Monteiro/Seduc

A segunda etapa do Circuito Esportivo 2012 repetiu o sucesso inicial e atraiu em torno de 2 mil alunos nesta quarta-feira (28). A Escola Municipal Argemiro José da Cruz recebeu os visitantes do Ensino Fundamental I e II, das unidades de ensino Guiomar Lustosa e CAIC, que praticaram durante todo o dia ddas 10 modalidades esportivas. De acordo com a avaliação da coordenação do evento, o Circuito, que não tem caráter competitivo, vem cumprindo bem o papel de promover a inclusão e socialização dos alunos da Rede Municipal de Ensino.
Como no distrito de Itamotinga, que sediou a primeira etapa, a modalidade mais procurada foi a do salto em altura, seguida da recreação, vôlei, futebol e baleô. Kality da Silva Reis aprovou a iniciativa da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro. “Passamos um dia diferente, conhecemos novas pessoas, praticamos atividades físicas e conhecemos outros esportes. Foi muito bom, e esse momento não vai ser nunca esquecido pelos alunos”, afirmou a estudante do 6º ano.
 Boa parte dos educadores envolvidos acredita que os benefícios são maiores do que os aparentes. “A criança se sente valorizada e inserida dentro de um contexto educacional que a concebe em sua integralidade. Além disso, o Circuito Esportivo motiva o aluno a praticar atividades saudáveis, ter mais disciplina e controle emocional”, crê o professor de geografia Flamarion Moraes de Carvalho.
Todos os profissionais envolvidos no projeto também receberam um carinho especial. “Oferecemos almoço, massagem, sala de repouso, água bem gelada e até banho de piscina para a equipe do Circuito. Afinal, todos que participam do evento precisam se sentir valorizados”, garantiu o diretor da escola Argemiro, Paulo Augusto Matos. Na outra ponta, no lado dos alunos, o sentimento de pertencimento também foi notado. “Estou feliz de poder jogar bola, interagir com outros adolescentes e de me sentir à vontade”, revelou Taíno Nascimento, que é cadeirante e cursa a 5ª série.
Segundo o secretário Clériston Andrade, que prestigiou o evento, os resultados têm superado as expectativas. “Na verdade, o Circuito dá continuidade às ações já desenvolvidas pela SEDUC, com o diferencial de convergir diversas atividades e público em um só dia. A avaliação é a mais positiva possível e esperamos que esse sucesso se repita até o final”, endossou. A Comissão Municipal em prol dos Selos Abrinq e Unicef assinou em baixo. “O esporte é uma das áreas que devem ser trabalhadas para melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes, e Juazeiro está cumprindo bem esse compromisso”, justificou a coordenadora Luana Rodrigues. 


Juazeiro está entre as seis cidades da Bahia escolhidas para divulgar o Campeonato Mundial de Judô 2012

Por Anna Monteiro/Seduc

A visita de representantes da Confederação Brasileira de Judô, Federação Baiana e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, nesta quarta-feira (28), anunciou oficialmente Juazeiro como uma das seis cidades da Bahia que divulgarão o Campeonato Mundial de Judô por Equipes 2012 e o Campeonato Mundial Master (atletas com mais de 35 anos), que acontecerá de 27 de outubro a 4 de novembro, em Salvador.
A notícia foi dada na reunião realizada na manhã de ontem, da qual participaram os marqueteiros esportivos da empresa WH, Vicente de Paulo Costa e Ary Reis Neto; o presidente da Federação Baiana de Judô, Antônio Oliva; o assessor técnico da SETRE, Thadeu Pereira; o Secretário de Educação e Esportes do município, Clériston Andrade; o gerente de Esportes, Gilberto Pacheco; o professor de judô Paulo Afonso; o assessor de governo Paulo César, representando o prefeito Isaac Carvalho; entre outros representantes esportivos.
De acordo com informações do presidente da Federação, o Campeonato Mundial de Judô por Equipes de 2012 será realizado pela primeira vez nas Américas com a participação de 16 delegações. “O Campeonato Mundial de Judô por Equipes será a primeira competição oficial do judô, após as Olimpíadas de Londres, o que deverá trazer a Salvador os principais medalhistas olímpicos. Além da divulgação do nome da Bahia, o grande legado a ser deixado por essas competições internacionais para o estado e o Brasil será a construção, em Lauro de Freitas, do Centro Pan-Americano de Judô”, disse Antônio Oliva em sua apresentação.
Além da capital baiana, Juazeiro, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista, Itabuna e Barreiras receberão um “tour” de apresentação do projeto de judô, com a presença de medalhistas brasileiros fazendo demonstrações do esporte. “A idéia é que nessas cidades escolhidas possam ser montadas exposições em escolas e locais públicos, para que a grande população conheça de perto o esporte e a competição que Salvador sediará. Hoje estamos fazendo o primeiro contato, vamos visitar alguns locais e definir onde e quando a equipe irá montar a estrutura”, enfatizou Vicente.
O secretário Clériston Andrade revelou se sentir honrado com a escolha do município para a apresentação, “a gente abraça a idéia com muito afinco, pois entendemos que o esporte é um excelente promotor de cidadania. O judô em Juazeiro é trabalhado em dez escolas municipais, através do projeto Mais Educação, e a cada dia vem crescendo o interesse das crianças e adolescentes por este esporte educativo, que traz na essência a disciplina”. Na ocasião, o gerente de Esportes também destacou a importância da interiorização de ações, como a proposta pela Federação, “com certeza os ganhos serão sociais. Aproximar as pessoas do esporte e de todo seu legado é, sem dúvida, uma iniciativa positiva”.
A comitiva visitará durante todo o dia escolas do município, começando pelo distrito de Massaroca, onde 60 crianças participam de um projeto de judô. Em seguida o Educandário João XXIII, CSU, a escola de Judô da PM e o Circuito Esportivo (que está acontecendo hoje no bairro Argemiro), receberão os representantes estaduais. 

terça-feira, 27 de março de 2012

Confederação Brasileira de Judô visita Juazeiro

Por Anna Monteiro / ASSCOM

Equipe de Judô do programa Mais Educação de Juazeiro

O município de Juazeiro e a Secretaria de Educação e Esportes receberão nesta quarta-feira (28), a visita de representantes da Confederação Brasileira de Judô. A equipe se reunirá às 9h com o titular da SEDUC e gerência de esportes, e em seguida conhecerá clubes que trabalham com a modalidade e iniciativas do governo que desenvolvem a arte marcial com cunho educativo.  


Escola Municipal Argemiro José da Cruz será sede da segunda etapa do Circuito Esportivo


Por Anna Monteiro / ASSCOM

A segunda etapa do Circuito Esportivo 2012 acontecerá nesta quarta-feira (28), na Escola Municipal Argemiro José da Cruz, localizada no bairro de mesmo nome. A expectativa da organização do evento é de que 2 mil crianças e adolescentes participem. Estão convidados os alunos do Ensino Fundamental I e II das escolas Guiomar Lustosa, CAIC e da unidade de ensino que sediará esta etapa.
O distrito de Itamotinga foi o primeiro a participar e o resultado foi considerado positivo por todos. “Esperamos repetir o sucesso e envolver o maior número de estudantes possível. A segunda etapa do Circuito acontecerá das 8h30 às 11h e das 14h30 às 16h30, envolvendo as modalidades de handebol; vôlei; basquete; futebol; baleô; atletismo; futsal; capoeira; dança e recreação”, explicou o coordenador de esporte educativo, Alfredo Júnior.
O Circuito, que não tem caráter competitivo, abrangerá toda Rede Municipal de Ensino e a iniciativa tem como objetivo promover o fomento da prática esportiva; da inclusão e a interação entre os alunos e as escolas. De acordo com Alfredo o evento também dá continuidade às ações já desenvolvidas pela Secretaria de Educação e Esportes, dentro do âmbito do esporte escolar.

Fortalecimento da Atenção Básica aumenta Desempenho do SUS em Juazeiro

Por Vânia Castro/Sesau

Desde 2009 que a Secretaria da Saúde de Juazeiro aumentou o número de capacitações dos profissionais e humanizou os atendimentos, fortalecendo com isso, o cuidado oferecido ao usuário. Atualmente são realizadas – por ano - em média 14,8 mil atividades de orientações na atenção básica, sendo este, um dos fatores que também aumentou o Índice de Desempenho do SUS (Idsus) no município, que de uma avaliação de 0 a 10, ficou com nota de 6,24.
A pontuação colocou Juazeiro na liderança do ranking dos municípios de médio porte da Bahia e na quarta posição entre as capitais do Nordeste, além de ter ficado acima da média nacional, avaliada em 5,47, e na frente de Salvador, que ocupa o quinto lugar no ranking (Idsus de 5,86) dos municípios de médio porte do estado.
Juazeiro possui 44 Unidades de Saúde da Família, com 54 Equipes de Saúde da Família (ESF) e 1 equipe do Programa do Agente Comunitário de Saúde (PACS) e ações como: palestras educativas nas salas de espera, planejamento familiar, prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), controle da hipertensão, diabetes, dispensação de medicação, vacinação, teste do pesinho, visita domiciliar, são realizadas regularmente, contribuindo para a prevenção de doenças e promovendo saúde.
Nos postos de saúde, são realizados em média diariamente: 32 consultas médicas (640 por mês), 20 consultas de enfermagem (400 por mês) e 16 consultas odontológicas. Para se ter uma ideia, a equipe de Saúde Bucal (odontológica) do município realiza mensalmente uma média de 208 visitas domiciliares com o dentista, 4,2 mil ações educativas de escovação e nas escolas, 1,3 mil atividades educativas de Saúde Bucal e 5,2 mil aplicações de flúor com os alunos.
“O trabalho vai continuar sendo feito com qualidade, priorizando melhores atendimentos e maior prevenção de doenças, aumentado a qualidade de vida da comunidade. Ainda existem falhas, mas os primeiros investimentos já apontam que a saúde tem mostrado que mudou para melhor”, disse o secretário da Saúde, Ubiratan Pedrosa, que ressalta ainda o inicio, neste mês de março das atividades do Programa Saúde na Escola (Termo de adesão firmado pelos secretários da Saúde e Educação), que ajudará de forma continuada e integral a melhorar a saúde dos estudantes de 5 a 19 anos da rede pública de ensino”, completou.
O desempenho do SUS foi calculado através de 24 indicadores que avaliaram o acesso e a efetividade dos serviços nas unidades públicas de saúde. A avaliação obedeceu a critérios da condição econômica e da estrutura da saúde (hospital, posto de saúde e laboratório). A avaliação do Idsus foi lançada pelo Ministério da Saúde (MS) no último dia 02 de março e pode ser conferida pela população através do site www.saude.gov.br/idsus. 

Reunião do CME com gestores escolares melhora o diálogo com a Rede Municipal de Ensino

Por Anna Monteiro / ASSCOM

Com o objetivo de estreitar os laços e melhorar o diálogo com a Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, o Conselho Municipal de Educação (CME) realizou na manhã de segunda-feira (26), uma reunião com os gestores escolares da sede e interior. No encontro, os diretores conheceram um pouco mais sobre o Conselho e seus membros, bem como suas especificações e deliberações.
Também ficou claro para os participantes a importância de uma parceria direta com o Conselho, que é órgão normativo do Sistema Municipal de Ensino e composto por representantes de toda a sociedade (pais, alunos, professores, associações de moradores, sindicatos, Secretaria de Educação e Esportes e demais órgãos e entidades ligados à educação municipal do setor público e privado).
“O CME tem função normativa; consultiva; propositiva; deliberativa; fiscalizadora e mobilizadora. Também cabe ao Conselho participar da formulação da política educacional do município e instituir práticas consultivas à sociedade em geral, com a organização de fóruns e encontros participativos”, explicou a presidente do CME, Miranery Amorim. De acordo com a titular, a reunião cumpriu bem o papel de fortalecer esse diálogo e a parceria com a direção das escolas.
“Estamos felizes com esse momento, pois juntos somos mais fortes. Temos que assumir nossas responsabilidades e entender que somos peças chave para superação dos desafios da educação pública”, afirmou Miranery. A Diretora Executiva da SEDUC e membro do Conselho, Lucinete Alves, complementou, “o CME deve atuar em parceria com a comunidade escolar, pois o trabalho em equipe gera resultados positivos e abrangentes”.


Comunidade de Lagoa Grande recebe escola reformada, ampliada e climatizada nesta quinta-feira (29)

Por Anna Monteiro/Seduc


Nesta quinta-feira (29) será entregue à comunidade de Lagoa Grande (região de Itamotinga), a Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos totalmente reformada, ampliada e climatizada. A obra atende as solicitações das plenárias do programa “Prefeitura nas Comunidades” e ao projeto de melhoria da qualidade do ensino municipal público. Esta unidade de ensino é a 9ª a ser beneficiada com o projeto de climatização.
De acordo com informações do secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, a reestruturação da Rede está sendo pensada coletivamente, com a participação efetiva da comunidade escolar. “As reformas e ampliações em algumas escolas chegam ao patamar de verdadeiras reconstruções, pois ao chegarmos a algumas regiões percebemos que a carência deixada era muito maior do que imaginávamos”, afirmou o titular da pasta durante o anúncio das obras.
A escola Nossa Senhora Rainha dos Anjos passará a contar com laboratório de informática e toda estrutura necessária para o bom desenvolvimento das atividades educacionais. A entrega oficial acontecerá às 18h30, com a presença do prefeito Isaac Carvalho, do secretário Clériston Andrade e comitiva de governo.

Dia Mundial da Água é comemorado com Gincana Educativa pelo SAAE

Por Luzete Nobre/ SAAE

Uma grande gincana reunindo escolas municipais lembrou o 22 de março – Dia Mundial da Água nesta quinta-feira. Organizada pelo SAAE, a atividade realizada no Country Club apresentou o tema “Economizar para não faltar”. A iniciativa contou com a parceria das Secretarias de Educação e Esportes (Seduc) e de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Seadruma).
Os alunos das escolas CAIC, Carmem Costa, Joca de Souza Oliveira e Argemiro José da Cruz fizeram questão de lembrar a importância da proposta da brincadeira. “Eu adorei participar da gincana. Gosto de fazer essas atividades. Vou sair daqui muito mais consciente e valorizando o nosso líquido precioso. Sei que a água é importante para nossas vidas e precisamos utiliza - lá de forma consciente”, falou o estudante do 6° ano da escola Caic, Maicon Suel.
Algumas tarefas prévias como a confecção de uma maquete semelhante a uma Estação de Tratamento de Água, com todas as etapas do sistema (captação, tratamento e distribuição); o recolhimento de litros de óleo de cozinha descartado; coreografias dentro da temática, além de pinturas, e a redação de textos dissertativos sobre a palestra ministrada no evento foram algumas das provas do dia.
O corpo de jurados foi formado pela historiadora Maria Izabel Pontes (Bebela), Geraldo Pontes, José Valter Félix (Valtinho), Wilson Ales e Cláudia Feitosa. O diretor da escola Argemiro José da Cruz, professor Paulo Augusto Matos, reforça o valor da ação. “Essa gincana é muito valiosa, porque acontece uma integração entre alunos e escola. Ensinamos em sala de aula o uso racional da água, mas vivenciar isso na prática, e de uma forma diferente que é realizando as tarefas relacionadas ao tema é muito gratificante”, observou Paulo.
A palestrante do dia, a assistente administrativa da Fundação Nacional da Saúde - Funasa, Maria Aparecida Barbosa, lembrou o quanto é necessário para um município quente como Juazeiro, saber utilizar melhor a água. “O SAAE está de parabéns pela iniciativa. Refletir sobre o uso racional da água é fundamental”, acrescentou a palestrante.
O diretor-presidente do SAAE, Joaquim Neto, explica que o objetivo da gincana foi de sensibilizar a população sobre o consumo consciente da água e que os alunos possam levar aos familiares a preocupação com os excessos de poluentes. “A gincana representa também a união das secretarias do município e a preocupação em formar cidadãos conscientes do seu papel com o planeta”, disse Neto.
A escola vencedora, a Argemiro José da Cruz levou um notebook como premiação. A líder da equipe, a estudante da 8° série, Bianca do Santos, disse que a gincana cumpriu seu papel. “Com certeza vamos sair daqui muito mais consciente da racionalização do líquido precioso. Eu adorei participar da gincana e espero que aconteça mais vezes”, falou Bianca. Em segundo lugar ficou a Escola Joca de Souza Oliveira que foi premiada com um aparelho celular.


sexta-feira, 23 de março de 2012

Primeira etapa do Circuito Esportivo atrai 2 mil alunos e 70 professores


Por Anna Monteiro / ASSCOM


Cerca de 2 mil alunos e 70 professores participaram na quarta-feira (21), da primeira etapa do Circuito Esportivo, realizado pela Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC). O evento, que não tem caráter competitivo, teve início no distrito de Itamotinga e nas próximas semanas abrangerá toda a Rede Municipal de Ensino. Neste primeiro momento foram convidadas as escolas municipais Iracy Nunes da Silva (Itamotinga); Bom Jesus (NHI); Santo Antônio (NHIII); Eliseu Santos (CAJ); Escola de Pontal (Pontal) e São Francisco de Assis (que sediou o evento).
Durante todo o dia, os estudantes praticaram atividades esportivas e de lazer. “Foram oferecidas as modalidades de handebol; vôlei; basquete; futebol; baleô; atletismo; futsal; capoeira; dança e recreação. Tivemos uma participação muito boa e o resultado da iniciativa foi altamente positivo”, avaliou o coordenador de esporte educacional, Alfredo Júnior. De acordo com o titular da SEDUC, Clériston Andrade, a ação cumpriu bem o papel de despertar o interesse dos alunos pela atividade física. “Acho que acertamos no formato. Além de todos os benefícios do esporte, conseguimos trabalhar a inclusão e a interação de toda comunidade escolar”, afirmou o secretário.
Para a diretora da escola sede, Jilene Xavier de Souza, o ganho maior foi o da autoestima do aluno. “Eles se sentiram privilegiados, importantes e queridos por ver tanta gente envolvida na realização desse evento. Além disso, puderam conhecer novos colegas, interagir e socializar. Com certeza o gosto pelo esporte e esse sentimento de valorização serão duradouros”, ratificou. A professora Cláudia Denise da Silva também aprovou o Circuito Esportivo, “a proposta é muito boa e os resultados serão observados a curto, médio e longo prazo”.
Nielson Rodrigues Medrado, de 13 anos, comprovou o sentimento das educadoras, “gostei da capoeira e do atletismo que não conhecia direito. Fiz novos amigos, brinquei bastante e fiquei feliz com o carinho dos professores e coordenadores”. O Circuito também fortalece o trabalho do município na corrida em busca do Selos Abrinq e Unicef. “Na verdade estamos dando continuidade às ações já desenvolvidas pela secretaria, dentro do âmbito do esporte escolar, e contribuindo para uma melhor qualidade de vida das crianças e adolescentes”, explicou o coordenador Alfredo Júnior. A segunda etapa acontecerá na próxima quarta-feira (28), na Escola Municipal Argemiro José da Cruz.


quinta-feira, 22 de março de 2012

Comissão Pró-Selos realiza reunião com gestores escolares

Por Anna Monteiro / ASSCOM

A Comissão Pró-Selos de Juazeiro realizou nesta quinta-feira (22), uma reunião com gestores escolares do município, com o objetivo de dialogar sobre a implantação e efetivação dos grêmios estudantis. Participaram do evento, que aconteceu na Escola de Formação (EFEJ), os Grupos de Trabalhos da Comissão, diretores da Rede Municipal de Ensino, e representantes da escola estadual CODEFAS e do Colégio da Polícia Militar.
A secundarista convidada, Escarlet Horana Ribeiro, falou sobre a importância dos grêmios como instrumento interlocutor entre os alunos e direção escolar. “Esse é um direito do aluno garantido por lei. Com os grêmios, os estudantes começam a se tornar mais politizados e interessados nos assuntos comuns à escola e ao bairro. Os resultados dessas representações estudantis são muito positivos, e se refletem, inclusive, no aprendizado”, explicou.
Também foram abordados no encontro outros temas como: visitas dos GTs às escolas; importância da articulação entre educação e sociedade; mobilização dos outros eixos ligados ao setor e projetos futuros.


10ª edição da Corrida Tiradentinhos acontecerá dia 21 de abril


Anna Monteiro / ASSCOM

A 10º edição da Corrida Tiradentinhos será realizada no dia 21 de abril (sábado), a partir das 8h30, e pretende superar a marca de 340 competidores inscritos no ano passado. O evento, que é uma realização da Associação de Moradores da Rua Tiradentes, em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, envolve crianças e adolescentes com idade entre 7 e 14 anos. A prova precede a 27ª Meia Maratona Tiradentes, que acontecerá no domingo (22).
Como nos anos anteriores, a Tiradentinhos será dividida em 04 categorias: 7 a 8 anos para a prova de 400 metros; 09 a 10 anos para a prova de 800 metros; 11 a 12 anos para a prova de 1000 metros e de 13 a 14 anos para a prova de 1.500 metros. Os primeiros colocados de cada categoria (masculino e feminino) receberão brindes e troféus, e os demais participantes medalhas de participação. As provas serão realizadas por baterias tendo como ponto de chegada a pracinha da Rua Tiradentes.
De acordo com o Gerente de Esportes Gilberto Pacheco, a organização espera que o evento supere as expectativas, “em 2011 tivemos uma prova muito bacana, e esperamos que esse ano os resultados possam ser ainda melhores”. Além de oferecer lazer e fomentar o atletismo na região, a Tiradentinhos também possui o cunho social. A inscrição de cada atleta poderá ser feita com a doação de 2kg de alimentos não perecíveis, que serão doados a entidades de trabalho social.
Os interessados deverão procurar o Ginásio de Esportes Aloísio Viana ou a sede da Associação de Moradores da Rua Tiradentes, de 25 de março a 17 de abril, para efetuar a inscrição. Maiores informações pelo telefone (74) 9148-9470.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Primeira etapa do Circuito Esportivo 2012 acontecerá nesta quarta-feira (21)

Por Anna Monteiro / ASSCOM


A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) realizará nesta quarta-feira (21), a primeira etapa do Circuito Esportivo 2012. O distrito de Itamotinga será o primeiro a participar, e a Escola Municipal São Francisco de Assis sediará o evento, que acontecerá nos turnos da manhã e tarde. 
O Circuito, que não tem caráter competitivo, abrangerá toda Rede Municipal de Ensino. De acordo com o coordenador de esportes da SEDUC, Alfredo Júnior, a iniciativa tem como objetivo promover o fomento da prática esportiva; da inclusão e a interação entre os alunos e as escolas.
“Na verdade estamos dando continuidade às ações já desenvolvidas pela secretaria, dentro do âmbito do esporte escolar. Com essa prática também estamos preenchendo os pré-requisitos da corrida do município em busca do Selo Unicef, e contribuindo para uma melhor qualidade de vida das crianças e adolescentes”, explica o coordenador.
Participam desta primeira etapa em torno de 1200 alunos, com idade entre 08 e 19 anos, das escolas municipais Iracy Nunes da Silva (Itamotinga); Bom Jesus (NHI); Santo Antônio (NHIII); Eliseu Santos (CAJ); Escola de Pontal (Pontal) e São Francisco de Assis (Itamotinga). O Circuito contará as modalidades de handebol; vôlei; basquete; futebol; baleô; atletismo; futsal; capoeira; dança e recreação.

Escola São José é entregue reformada, ampliada e climatizada

Anna Monteiro / ASSCOM

Os fogos que brilharam no céu de Mato Grosso, região de Maniçoba, na noite da última sexta-feira (16), anunciavam boas novas. O festejo, que também contou com apresentações de crianças e de um grupo musical, foi em prol da entrega da reforma, ampliação e climatização da Escola Municipal São José. Com a obra, a unidade de ensino passa a contar com laboratório de informática, nova sala de aula e toda estrutura necessária para o bom desenvolvimento das atividades educacionais.
De acordo com o diretor da unidade de ensino, José Gilberto Passos, mais conhecido com Zé de Jaime, a intervenção foi bem vinda, pois a escola (construída no final da gestão passada) já precisava de reparos. “As paredes estavam rachadas, o telhado com cupim, e eu temia pelos meus alunos. Agora nós temos uma escola segura e digna. O que de melhor podemos deixar para essas crianças é a educação, e isso está sendo garantido”, afirmou em seu discurso.
A São José é a oitava escola do município a ser beneficiada com o projeto de climatização, e até o final de abril esse número chegará a 16. Essa reestruturação da Rede Municipal de Ensino é uma das metas da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro. “Oferecer uma estrutura adequada também é nosso objetivo. Sabemos que ainda tem muito a ser feito, até porque o cenário deixado por outras gestões era crítico. Encontramos escolas com muro de arame, com baldes sendo usados como bebedouros e com obras mal feitas. A atual gestão não faz maquiagem. O compromisso do prefeito com a educação é claro e os avanços são notórios”, argumentou o titular da SEDUC, Clériston Andrade.
Seu Bertolino Alves, que é representante da comunidade vizinha de Conchas, prestigiou o evento e fez referência às ações do governo. “Temos encontrado apoio e abertura para as iniciativas aqui do distrito de Maniçoba. Recentemente realizamos o III Festival de Arte, Cultura e Meio Ambiente, e a edição desse ano foi uma das melhores porque contamos com total apoio da secretaria de Educação e Esportes. A reforma desta escola, estrada boa, e a certeza de outros projetos nos deixam felizes com o momento vivido”, destacou.
O prefeito Isaac Carvalho, além de descerrar a placa da entrega da obra, fez outros anúncios, “em breve realizaremos a reforma da Escola Coração de Jesus, e estamos trabalhando para conseguir melhorar a estrada até Itamotinga. Muita coisa boa está por vir, tanto para sede, quanto para o interior”. Acompanharam a comitiva de governo os vereadores Pedro Filho e Jane, e o chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais da Bahia, Pedro Alcântara. Todos fizeram referência ao trabalho positivo, desenvolvido pela administração municipal, no setor da Educação.

SAAE comemora Dia Mundial da Água com Gincana Educativa

Ascom/SAAE
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, dia 22 de março (quinta-feira), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Juazeiro - SAAE realiza uma gincana educativa e cultural, tendo como objetivo, discutir o uso racional da água. O evento será realizado no Country Club, das 8hs às 14hs. A iniciativa conta com a parceria das Secretarias de Educação e Esportes (Seduc) e de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Seadruma).
Com o tema “Economizar para não faltar”, a gincana tem por estratégia estimular a consciência dos alunos em relação à importância da água e o seu uso correto. Foram convidados a participar os alunos das escolas Caic, Carmem Costa, Joca de Souza Oliveira e Argemiro José da Cruz.

quinta-feira, 15 de março de 2012

SEDUC recebe visita de alunos de Petrolina

Por Anna Monteiro / ASSCOM

A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) recebeu uma visita especial na manhã desta quinta-feira (15). Alunos da Escola Municipal de Petrolina Professora Eliete Araújo de Souza “invadiram” salas e o auditório (onde estava acontecendo uma formação continuada para merendeiras), para declamar poesias. O projeto da escola é fruto de um programa de incentivo à leitura e faz uma homenagem ao Dia da Poesia, levando a arte para repartições públicas.
Segundo Sandra Heidy a iniciativa surgiu em 2006, e todos os alunos do 1º ao 9º ano participam. “O projeto tem dado certo, pois conseguimos despertar o prazer de ler nas nossas crianças e adolescentes. Ontem visitamos algumas repartições em Petrolina e hoje escolhemos a SEDUC para receber esse presente. Já fiz parte da Rede Municipal de Juazeiro, conheço o trabalho que está sendo desenvolvido atualmente e, posso dizer que desse lado do rio o investimento em leitura tem sido alto”, revelou a professora.
As onze crianças que compuseram o grupo nesta manhã deram um show de desenvoltura, interesse e conhecimento. Mais do que decorar poesias, eles estão aprendendo novas lições para a vida. Pelo menos é o que garante Larissa Vitória de Souza, de apenas 11 anos. “Estou no projeto desde 2009, e entrei pelo interesse de conhecer palavras novas. Tenho estudado muito, e os livros estão me ensinando a viver melhor”, afirmou. Vitória revela o escritor favorito, “Vinícius de Moraes. Quando declamo os poemas dele é como se estivesse dentro da história”.
Outro exemplo é Izabel Duarte de 09 anos. A garotinha já ganhou o Soletrando, realizado pela própria escola, e agora declama Monteiro Lobato. “Ganhei muito com o projeto. Além de novos conhecimentos, fomos contemplados com uma viagem para Serra da Capivara. Nós levamos nossa poesia para lá”, contou entusiasmada a estudante do 5º ano.
O titular da pasta, Clériston Andrade, ficou bastante feliz com a visita e com a escolha da secretaria para apresentação das crianças. “Ontem mesmo, tivemos aqui os alunos da nossa rede recitando poesias, encenando teatrinho e mostrando tudo que aprendem em sala de aula. Esse intercâmbio é positivo e nos faz acreditar no poder da leitura. No evento desta quarta-feira entregamos mais 14 mil livros paradidáticos, que com certeza contribuirão para que mais momentos especiais como esses aconteçam”, analisou o secretário.  

Dia da Poesia é marcado por apresentações artísticas e entrega de 14 mil livros paradidáticos

Por Anna Monteiro / ASSCOM

O Dia da Poesia na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro foi comemorado com apresentações artísticas dos alunos e com a entrega de mais de 14 mil livros paradidáticos. O evento, que envolveu o lúdico, aconteceu na tarde desta quarta-feira (14), no auditório da Secretaria de Educação e marcou mais uma etapa do programa de incentivo à leitura, “É Hora de Ler”.
Com a nova remessa, o município atinge a marca de 40 mil exemplares entregues à Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA. O “É Hora de Ler” foi lançado em 2009, e nos últimos três anos atingiu públicos bem específicos, como o de crianças de 0 a 3 anos que ganharam as Bebetecas. A Rede também recebeu bibliotecas itinerantes e os quites do programa (que contém em média 60 títulos cada).
Para festejar o momento e a data, as crianças mostraram tudo que aprenderam em sala de aula com a leitura de, no mínimo, quatro paradidáticos por mês (meta da secretaria, quase sempre cumprida pelos alunos). Da recepção à primeira parte do encontro os garotos apresentaram poesias, o ensaio teatral dos Três Porquinhos e música. Letícia dos Santos de 09 anos afirmou ter gostado de saber que as crianças receberão mais livros. “É através da leitura que o conhecimento e cultura chegam para todos”, disse consciente.
O formato do evento e a iniciativa receberam o reconhecimento da consultora da editora FTD, Maria do Carmo Costa, “meu papel aqui era o de ministrar uma palestra sobre motivação, mas podemos ver que esse trabalho já está feito. Estou encantada com tudo que vi, e esse combustível me servirá por mais um tempo. Comemorar o Dia da Poesia com a entrega de livros e com alunos declamando poemas é sensacional”.
Sobre o projeto de leitura, a consultora acredita que se a secretaria tem uma iniciativa como essa é porque confia na equipe. “O material será o instrumento de trabalho do professor. E esse é o primeiro a ter que gostar de ler. A leitura é a melhor forma que temos de cuidar da nossa sociedade. Ela é importante para o nosso desenvolvimento pessoal, profissional e humano. Os livros são os recursos que temos para continuar a caminhada”, avaliou enfática.
O titular da pasta, Clériston Andrade, fez uma reflexão acerca da sua experiência anterior e atual. “Meu primeiro contato com um livro de leitura propriamente dito foi no ensino médio. Outro contato que tive foi com jornais que recolhia no trabalho do meu pai. As crianças da rede pública não eram estimuladas a ler, e os livros eram privilégio da elite. Então, hoje ver que o livro é acessível, que chega às mãos do estudante é, de fato, emocionante. Acho isso mais importante do que qualquer obra, pois nesse momento estamos fundamentando o verdadeiro desenvolvimento”, relatou em seu discurso.
Projetor multimídia e lousa interativa

As surpresas não pararam por aí. O prefeito Isaac Carvalho falou na ocasião sobre os 16 projetores multimídia que já chegaram às escolas da Rede, e dos 14 que ainda virão. As lousas interativas também despertaram a curiosidade dos presentes.
“Os projetores novos dispensam o uso do computador. O professor pode preparar uma aula em casa, levar para escola em um CD, por exemplo, e usar direto no aparelho. As lousas interativas deverão chegar em breve e transformarão a aula, pois fornecerão recursos novos para o processo de ensino/aprendizagem. Sem dúvida, a educação de Juazeiro vive novos tempos”, afirmou o gestor municipal.

terça-feira, 13 de março de 2012

Programa Segundo Tempo beneficia cerca de 4 mil estudantes

Por Anna Monteiro / ASSCOM

Com o início das aulas em fevereiro, também retornaram as atividades do Programa Segundo Tempo (PST) em Juazeiro. Cerca de 4 mil estudantes, com idade entre 7 e 17 anos, estão sendo atendidos nos 41 núcleos, distribuídos entre sede e interior.
Segundo a Gerência de Esportes ainda há vagas. Os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, cujo responsável receba o Bolsa Família, podem procurar a unidade mais próxima da sua residência ou a própria gerência (localizada no Ginásio de Esportes Aloísio Viana), para efetuar a inscrição.
Mais de 150 profissionais são responsáveis pelas atividades extracurriculares que acontecem durante toda a semana no contra turno de aulas. Cada núcleo oferece, no mínimo, a cada turma, duas modalidades coletivas, uma individual e uma atividade complementar (arte, dança, reforço escolar, etc.), três vezes por semana. Vale ressaltar que os coordenadores são todos formados em Educação Física e os monitores graduandos do curso ou de áreas afins.
O que se vê no programa são crianças animadas, felizes, praticando esportes, atividades culturais, lúdicas e escolares. O PST foi reativado pelo governo municipal em abril de 2011, e tem feito a diferença. As mudanças são comprovadas pelos monitores, professores e pais, que garantem ter observado melhorias significativas no comportamento, nas notas e principalmente na perspectiva de futuro das crianças e adolescentes.
Os núcleos funcionam em locais diversos, como escolas, associações de moradores, clubes, estádio, ginásio e orla nova. Segundo a gerente do programa Laécia Souza, no início a procura maior era pelos esportes – que é o carro chefe do programa, mas agora as crianças e adolescentes já diversificaram as atividades e aprenderam a gostar inclusive das aulas de reforço.

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro receberão mais de 14 mil livros paradidáticos

Por Anna Monteiro / ASSCOM

A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) realizará nesta quarta-feira (14), a entrega de 14.390 livros paradidáticos para alunos das Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. O ato simbólico acontecerá às 15h, no auditório da secretaria.
A iniciativa faz parte do projeto “É Hora de Ler”, lançado em 2009, que já distribuiu 32 mil livros à Rede Municipal de Ensino. De acordo com o secretário Clériston Andrade, o objetivo maior da ação é estimular a leitura e fortalecer o processo de aprendizagem.
Na oportunidade também será apresentado o projeto Multimídia que já contemplou, em parceria com o MEC, 16 escolas municipais. Em breve, mais 14 escolas receberão o equipamento.

segunda-feira, 12 de março de 2012

SEDUC contrata Mães Sociais

Por Anna Monteiro / ASSCOM

A Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) está contratando sete “Mães Sociais”, que serão responsáveis pelo turno intermediário da primeira Escola de Tempo Integral do município. Nesta segunda, terça e quarta (12, 13 e 14), as candidatas habilitadas na fase de avaliação curricular estarão participando da segunda etapa de entrevistas.  
Estão concorrendo mulheres, que concluíram o ensino médio, e que se encaixam nos pré-requisitos previstos no edital. As Mães Sociais cumprirão 20h semanais e serão responsáveis por acompanhar os alunos durante o almoço, escovação, banho e repouso.
Os contratos temporários, decorrentes do processo seletivo simplificado, serão válidos pelo prazo de dois anos, a contar da data de sua assinatura, podendo ser prorrogados uma única vez.
De acordo com a articuladora do Selo Unicef em Juazeiro a iniciativa é positiva. “Estamos felizes com mais esse avanço. A Escola de Tempo Integral sem dúvida será um marco para educação de Juazeiro, e a contratação das Mães Sociais, que darão esse suporte às crianças, será essencial”, afirmou Luana Rodrigues.

Programa Saúde na Escola é iniciado com sucesso em Juazeiro

Por Vânia Castro / SESAU

A Escola Municipal Professora Terezinha Ferreira Oliveira, no bairro Tabuleiro, foi uma das 50 instituições de ensino em Juazeiro que colocou em prática - durante esta semana - através de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação, o primeiro momento do Programa Saúde na Escola (PSE). A ação começou na última segunda-feira (05) e nesta sexta-feira (09), cerca de 80 alunos aprenderam a prevenir a obesidade, através de uma aula lúdica e educativa promovida pela Equipe de Saúde da Família do bairro.
Durante a manhã todos os alunos tiveram os cartões de vacina avaliados pela equipe e foi calculado, através da pesagem e altura, o Índice de Massa Corpórea, além da distribuição de salada de fruta, cardápio sugerido pelos profissionais de saúde. A palestra dinâmica, feita com gravuras, divertiu a turminha que aprendeu a diferenciar quais os alimentos saudáveis e os prejudiciais a saúde.
A ação chamou atenção do estudante Lucas Souza Silva, que levou para casa sugestões para o cardápio. “Não é bom comer muito para não ficar gordo. Vou dizer para minha mãe que as frutas e verduras são os melhores alimentos”, disse. Para sua colega Marciana Conceição da Silva, a aula foi diferente e divertida. “Gostei muito. Brinquei e prestei atenção na aula. Não quero engordar e ficar doente”, falou.
A ação irá atender, inicialmente, mais de 25 mil estudantes de 5 a 19 anos das escolas municipais e estaduais e o trabalho prossegue até o final do ano, quando novos temas serão debatidos e novas escolas serão beneficiadas. O objetivo é formar um ambiente escolar saudável, com promoção a saúde e prevenção de doenças.
“O PSE vai acontecer de forma continuada e com integrações de atividades entre a Saúde e Educação, facilitando o aprendizado e garantido que os alunos se afastem menos das salas de aula, já que adoecerão menos e não precisarão ir aos postos de saúde constantemente”, frisou o secretário da Saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa.
O gestor da pasta completa falando da importância do programa para o município. “Este trabalho é uma das prioridades da gestão, por isso as Secretarias da Saúde e Educação aderiram ao Programa junto ao Governo Federal, para atender de forma integral (prevenção, promoção e atenção) a classe estudantil do nosso município, visando melhorar a saúde e o bem-estar da comunidade”, disse o gestor da pasta.
O Programa Saúde na Escola também tem a parceria da Comissão do Pró-Selo Unicef e Prefeito Amigo da Criança.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Programa “Mais Educação” apresenta resultados

Por Anna Monteiro / ASSCOM

Após um ano e meio de implantação, o programa “Mais Educação” em Juazeiro apresenta resultados que podem ser observados em sala de aula, principalmente no comportamento dos alunos, refletidos em uma maior concentração, melhoria das notas, respeito aos professores e colegas. As ações propostas nas 30 escolas participantes do ensino integral, como Judô, Karatê, Hip Hop, acompanhamento escolar – entre outras atividades integradas de esporte, cultura, educação e lazer – têm feito a diferença na vida dos mais de 5 mil alunos contemplados diretamente.
Iniciado em agosto de 2010 o “Mais Educação” chegou ao município, através de articulação política da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC) com o objetivo de promover uma educação de maior qualidade, por meio de atividades complementares realizadas no contra turno de aulas. O projeto articula no município uma grande rede de atendimentos sociais, garantindo a inclusão e a participação dos estudantes nos diversos espaços educativos.
As ações são coordenadas por um professor articulador, vinculado à escola, como contrapartida do município, e supervisionadas pela SEDUC. Semanalmente cada aluno vivencia cinco atividades, que não obrigatoriamente acontecem na escola. Cada unidade de ensino participante trabalha com seis, das 44 modalidades oferecidas, variando entre acompanhamento pedagógico; meio ambiente; esporte e lazer; cultura e artes; inclusão digital; prevenção e promoção da saúde; e educomunicação.
O ganho tem sido geral. Segundo o estudante Gabriel Soares, que praticava judô no ano passado, o incentivo ao esporte foi apenas um dos benefícios do programa. O aluno afirma que, depois de participar do projeto, começou a prestar bem mais atenção às aulas e a se preocupar com as notas.
De acordo com informações do professor de artes marciais, José Newton Félix, as crianças têm aprendido bastante e o interesse permanece grande. “Às vezes precisamos até regrar a participação dos alunos, por que se deixar eles fazem aula nos horários dos colegas, à noite e final de semana”, afirmou em tom descontraído.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Atividades do Programa Saúde na Escola são iniciadas em Juazeiro

Por Vânia Castro / SESAU

As Secretarias da Saúde e Educação de Juazeiro promovem durante esta semana, até dia 09 de março, o primeiro momento do Programa Saúde na Escola (PSE), que visa desenvolver ações de prevenção e promoção à Saúde nas crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico.  A ação vai beneficiar inicialmente mais de 25 mil estudantes de 5 a 19 anos (público alvo do Programa) das escolas municipais e estaduais.
A primeira Semana ‘Saúde na Escola’ vai debater sobre vários temas: ‘Prevenção da Obesidade Infantil’, ‘Alimentação Saudável’ e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) em 50 escolas de Juazeiro situadas em vários bairros e no interior. A ação é uma forma intersetorial de promover saúde e prevenir doenças com a integração de ações da saúde e educação.
“O Programa busca aumentar a qualidade de vida e facilitar o aprendizado dos alunos em sala de aula, já que será feita de forma continuada uma busca ativa por pacientes. Com isso, os problemas em crianças e adolescentes serão diagnosticados precocemente, agilizando o tratamento e a recuperação. A ação permitirá ainda que os alunos se afastem menos do ambiente escolar na busca por tratamentos”, avaliou o secretário da Saúde, Ubiratan Pedrosa.
O Programa Saúde na Escola também tem a parceria da Comissão do Pró-Selo Unicef e Prefeito Amigo da Criança.
Seguem data e horários dos eventos em algumas escolas:
Zona urbana:
Dia 07/03, 8h, Escola Municipal Professora Leopoldina Leal, bairro Quidé;
Dia 07/03, 14h, Escola Municipal professora Guiomar Lustosa Rodrigues, bairro Quidé;
Dia 08/03, às 14h, Centro Educacional Argemiro José da Cruz, bairro Argemiro;
Dia 08/03, 8h, Escola Municipal Professora Carmen Costa Santos, Alto da Aliança;
Dia 08/03, 14h, Colégio Estadual Helena Celestino Magalhães, Dom Thomaz;
Dia 09/03, às 8h, Escola Municipal Professora Terezinha Ferreira, bairro Tabuleiro;
Dia 09/03, às 14h, Escola Municipal Dom José Rodrigues, bairro Dom José Rodrigues;
Dia 09/03, às 8h e às 14h, Escola Municipal Professora Maria José Lima da Rocha, bairro João Paulo II;
Dia 09/03, às 8h, Escola Municipal Professor José Pereira da Silva, bairro Itaberaba;
Dia 09/03, 8h, Escola Municipal Professora Helena Araújo Pinheiro, Codevasf;
Interior
Dia 07/03, 8h, Escola Municipal Américo Tanuri, Campos;
Dia 07/03, 8h, Escola Municipal 25 de Julho, Mandacaru;
Dia 07/03, 8h, Escola Caxangá, Jardim Primavera;
Dia 07/03, 8h, Escola Municipal José de Amorim, Lagoa do Salitre;
Dia 09/03, 8h, Escola Municipal Santa Inês, Maniçoba;
Dia 09/03, 8h, Escola Municipal Pedro Dias; Carnaíba.