Por Luzete Nobre/ SAAE
Uma grande gincana reunindo escolas municipais lembrou o 22 de março – Dia Mundial da Água nesta quinta-feira. Organizada pelo SAAE, a atividade realizada no Country Club apresentou o tema “Economizar para não faltar”. A iniciativa contou com a parceria das Secretarias de Educação e Esportes (Seduc) e de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Seadruma).
Os alunos das escolas CAIC, Carmem Costa, Joca de Souza Oliveira e Argemiro José da Cruz fizeram questão de lembrar a importância da proposta da brincadeira. “Eu adorei participar da gincana. Gosto de fazer essas atividades. Vou sair daqui muito mais consciente e valorizando o nosso líquido precioso. Sei que a água é importante para nossas vidas e precisamos utiliza - lá de forma consciente”, falou o estudante do 6° ano da escola Caic, Maicon Suel.
Algumas tarefas prévias como a confecção de uma maquete semelhante a uma Estação de Tratamento de Água, com todas as etapas do sistema (captação, tratamento e distribuição); o recolhimento de litros de óleo de cozinha descartado; coreografias dentro da temática, além de pinturas, e a redação de textos dissertativos sobre a palestra ministrada no evento foram algumas das provas do dia.
O corpo de jurados foi formado pela historiadora Maria Izabel Pontes (Bebela), Geraldo Pontes, José Valter Félix (Valtinho), Wilson Ales e Cláudia Feitosa. O diretor da escola Argemiro José da Cruz, professor Paulo Augusto Matos, reforça o valor da ação. “Essa gincana é muito valiosa, porque acontece uma integração entre alunos e escola. Ensinamos em sala de aula o uso racional da água, mas vivenciar isso na prática, e de uma forma diferente que é realizando as tarefas relacionadas ao tema é muito gratificante”, observou Paulo.
A palestrante do dia, a assistente administrativa da Fundação Nacional da Saúde - Funasa, Maria Aparecida Barbosa, lembrou o quanto é necessário para um município quente como Juazeiro, saber utilizar melhor a água. “O SAAE está de parabéns pela iniciativa. Refletir sobre o uso racional da água é fundamental”, acrescentou a palestrante.
O diretor-presidente do SAAE, Joaquim Neto, explica que o objetivo da gincana foi de sensibilizar a população sobre o consumo consciente da água e que os alunos possam levar aos familiares a preocupação com os excessos de poluentes. “A gincana representa também a união das secretarias do município e a preocupação em formar cidadãos conscientes do seu papel com o planeta”, disse Neto.
A escola vencedora, a Argemiro José da Cruz levou um notebook como premiação. A líder da equipe, a estudante da 8° série, Bianca do Santos, disse que a gincana cumpriu seu papel. “Com certeza vamos sair daqui muito mais consciente da racionalização do líquido precioso. Eu adorei participar da gincana e espero que aconteça mais vezes”, falou Bianca. Em segundo lugar ficou a Escola Joca de Souza Oliveira que foi premiada com um aparelho celular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe você também. Contribua com uma boa idéia!