sexta-feira, 9 de março de 2012

Programa “Mais Educação” apresenta resultados

Por Anna Monteiro / ASSCOM

Após um ano e meio de implantação, o programa “Mais Educação” em Juazeiro apresenta resultados que podem ser observados em sala de aula, principalmente no comportamento dos alunos, refletidos em uma maior concentração, melhoria das notas, respeito aos professores e colegas. As ações propostas nas 30 escolas participantes do ensino integral, como Judô, Karatê, Hip Hop, acompanhamento escolar – entre outras atividades integradas de esporte, cultura, educação e lazer – têm feito a diferença na vida dos mais de 5 mil alunos contemplados diretamente.
Iniciado em agosto de 2010 o “Mais Educação” chegou ao município, através de articulação política da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC) com o objetivo de promover uma educação de maior qualidade, por meio de atividades complementares realizadas no contra turno de aulas. O projeto articula no município uma grande rede de atendimentos sociais, garantindo a inclusão e a participação dos estudantes nos diversos espaços educativos.
As ações são coordenadas por um professor articulador, vinculado à escola, como contrapartida do município, e supervisionadas pela SEDUC. Semanalmente cada aluno vivencia cinco atividades, que não obrigatoriamente acontecem na escola. Cada unidade de ensino participante trabalha com seis, das 44 modalidades oferecidas, variando entre acompanhamento pedagógico; meio ambiente; esporte e lazer; cultura e artes; inclusão digital; prevenção e promoção da saúde; e educomunicação.
O ganho tem sido geral. Segundo o estudante Gabriel Soares, que praticava judô no ano passado, o incentivo ao esporte foi apenas um dos benefícios do programa. O aluno afirma que, depois de participar do projeto, começou a prestar bem mais atenção às aulas e a se preocupar com as notas.
De acordo com informações do professor de artes marciais, José Newton Félix, as crianças têm aprendido bastante e o interesse permanece grande. “Às vezes precisamos até regrar a participação dos alunos, por que se deixar eles fazem aula nos horários dos colegas, à noite e final de semana”, afirmou em tom descontraído.

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