Com o início das aulas em fevereiro, também retornaram as atividades do Programa Segundo Tempo (PST) em Juazeiro. Cerca de 4 mil estudantes, com idade entre 7 e 17 anos, estão sendo atendidos nos 41 núcleos, distribuídos entre sede e interior.
Segundo a Gerência de Esportes ainda há vagas. Os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, cujo responsável receba o Bolsa Família, podem procurar a unidade mais próxima da sua residência ou a própria gerência (localizada no Ginásio de Esportes Aloísio Viana), para efetuar a inscrição.
Mais de 150 profissionais são responsáveis pelas atividades extracurriculares que acontecem durante toda a semana no contra turno de aulas. Cada núcleo oferece, no mínimo, a cada turma, duas modalidades coletivas, uma individual e uma atividade complementar (arte, dança, reforço escolar, etc.), três vezes por semana. Vale ressaltar que os coordenadores são todos formados em Educação Física e os monitores graduandos do curso ou de áreas afins.
O que se vê no programa são crianças animadas, felizes, praticando esportes, atividades culturais, lúdicas e escolares. O PST foi reativado pelo governo municipal em abril de 2011, e tem feito a diferença. As mudanças são comprovadas pelos monitores, professores e pais, que garantem ter observado melhorias significativas no comportamento, nas notas e principalmente na perspectiva de futuro das crianças e adolescentes.
Os núcleos funcionam em locais diversos, como escolas, associações de moradores, clubes, estádio, ginásio e orla nova. Segundo a gerente do programa Laécia Souza, no início a procura maior era pelos esportes – que é o carro chefe do programa, mas agora as crianças e adolescentes já diversificaram as atividades e aprenderam a gostar inclusive das aulas de reforço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe você também. Contribua com uma boa idéia!