Por Anna Monteiro/Seduc
A segunda etapa do Circuito Esportivo 2012 repetiu o sucesso inicial e atraiu em torno de 2 mil alunos nesta quarta-feira (28). A Escola Municipal Argemiro José da Cruz recebeu os visitantes do Ensino Fundamental I e II, das unidades de ensino Guiomar Lustosa e CAIC, que praticaram durante todo o dia ddas 10 modalidades esportivas. De acordo com a avaliação da coordenação do evento, o Circuito, que não tem caráter competitivo, vem cumprindo bem o papel de promover a inclusão e socialização dos alunos da Rede Municipal de Ensino.
Como no distrito de Itamotinga, que sediou a primeira etapa, a modalidade mais procurada foi a do salto em altura, seguida da recreação, vôlei, futebol e baleô. Kality da Silva Reis aprovou a iniciativa da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro. “Passamos um dia diferente, conhecemos novas pessoas, praticamos atividades físicas e conhecemos outros esportes. Foi muito bom, e esse momento não vai ser nunca esquecido pelos alunos”, afirmou a estudante do 6º ano.
Boa parte dos educadores envolvidos acredita que os benefícios são maiores do que os aparentes. “A criança se sente valorizada e inserida dentro de um contexto educacional que a concebe em sua integralidade. Além disso, o Circuito Esportivo motiva o aluno a praticar atividades saudáveis, ter mais disciplina e controle emocional”, crê o professor de geografia Flamarion Moraes de Carvalho.
Todos os profissionais envolvidos no projeto também receberam um carinho especial. “Oferecemos almoço, massagem, sala de repouso, água bem gelada e até banho de piscina para a equipe do Circuito. Afinal, todos que participam do evento precisam se sentir valorizados”, garantiu o diretor da escola Argemiro, Paulo Augusto Matos. Na outra ponta, no lado dos alunos, o sentimento de pertencimento também foi notado. “Estou feliz de poder jogar bola, interagir com outros adolescentes e de me sentir à vontade”, revelou Taíno Nascimento, que é cadeirante e cursa a 5ª série.
Segundo o secretário Clériston Andrade, que prestigiou o evento, os resultados têm superado as expectativas. “Na verdade, o Circuito dá continuidade às ações já desenvolvidas pela SEDUC, com o diferencial de convergir diversas atividades e público em um só dia. A avaliação é a mais positiva possível e esperamos que esse sucesso se repita até o final”, endossou. A Comissão Municipal em prol dos Selos Abrinq e Unicef assinou em baixo. “O esporte é uma das áreas que devem ser trabalhadas para melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes, e Juazeiro está cumprindo bem esse compromisso”, justificou a coordenadora Luana Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe você também. Contribua com uma boa idéia!