terça-feira, 29 de maio de 2012

Abertura dos Jogos Escolares acontece nesta quinta-feira (31)

Por Anna Monteiro/Seduc

A abertura dos Jogos Escolares 2012 de Juazeiro acontecerá nesta quinta-feira (31), às 17h30, no Estádio Adauto Moraes. Este ano, 60 escolas municipais, estaduais e particulares participam da 34ª edição da competição, que é uma realização da Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC) e envolve modalidades coletivas e individuais. Na solenidade de lançamento as escolas farão um desfile ao som de fanfarras, e haverá o hasteamento das bandeiras, juramento dos atletas e acendimento da pira olímpica.
Segundo a coordenadora Iracelma Marins a abertura será o grande momento das escolas mostrarem suas agremiações e ainda ganharem prêmios pelas melhores apresentações. “Distribuiremos 10 quites esportivos, contendo uniformes e bolas aos destaques da noite. Como no ano passado, temos certeza que teremos um bonito evento dando início aos tradicionais jogos”, garante.
A primeira etapa dos Jogos acontecerá de 01 a 19 de junho, e abrangerá as categorias infantil e juvenil que disputarão 7 modalidades coletivas (futsal, futebol society, handebol, basquete, baleô, vôlei de quadra e de areia) e 6 individuais (xadrez, tênis de mesa, atletismo, natação, judô e karatê). As categorias pré-mirim e mirim competirão em agosto.
“Resolvemos dividir os jogos em duas etapas por uma questão logística e para acompanhar o calendário dos jogos estaduais e nacional. Além disso, esperamos que os professores possam dar um apoio maior aos atletas durante a competição, visto que terão menos turmas disputando no mesmo período. A intenção é que o trabalho seja otimizado”, explica Iracelma.
A 34ª edição dos Jogos Escolares será realizada no Ginásio de Esportes, SESI, Colégio Decisão e Country Clube. Os vencedores receberão medalhas e troféus. “A expectativa é muito positiva e aproveitamos a oportunidade para convidar a todos que apreciam o esporte para participar da abertura e acompanhar os jogos”, finaliza a coordenadora de esporte educacional do município.

Assinada ordem de serviço para construção de 15 quadras de esportes

Por Clarice Alves/Ascom

Na manhã desta segunda-feira (28), o prefeito Isaac Carvalho assinou, no Paço Municipal, a ordem de serviço para a construção de 15 novas quadras poliesportivas cobertas. O ato público reuniu gestores escolares, equipe de governo, imprensa e comunitários. “É um momento de muita alegria, mais uma conquista para o esporte”, disse o prefeito lembrando que há exato um ano, ele participava, em Brasília, da assinatura de convênios do PAC 2 para a construção de creches e quadras cobertas. Na época, Juazeiro foi a cidade que teve o maior número de projetos aprovados e ele falou em nome de todos os prefeitos do Brasil.
Entre os investimentos aplicados pela administração no esporte, o prefeito destacou à reforma do Adauto Moraes, realizada em parceria com o Governo do Estado e avaliada pela Policia Militar como a principal praça esportiva do interior da Bahia.
O secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, lembrou que até 2009, Juazeiro tinha duas quadras públicas cobertas – a do CAIC e do Ginásio de Esportes. “Eu chamo isso de mudança. É um momento muito significativo, porque o esporte ganha um novo destaque com esse anuncio e logo na semana de abertura dos jogos escolares. Sem dúvida a gestão acertou quando somou a educação ao esporte”, colocou Clériston Andrade, informando que já estão em obra à quadra comunitária do João Paulo II em convênio com a Sudesb e a quadra do Colégio Municipal Paulo VI que contará com cobertura, palco fixo, vestiários, banheiros e duas salas para reuniões e pré-seleção. Essa obra esta sendo executada com recursos do município.
Obra da quadra poliesportiva do Colégio Paulo VI

“Isso é efetivamente a mudança. Essas quadras serão um divisor de águas”, disse o vereador Zó, lembrando que a gestão precisou se estruturar nos primeiros meses de governo para que hoje pudesse apresentar todos esses resultados à sociedade.
Os gestores presentes não esconderam a alegria. Adriana Menezes, da Escola Anália Barbosa, no bairro Antonio Guilhermino falou em nome dos colegas. “Quero dizer que a emoção é única. No dia que recebi o convite para estar aqui, toda a minha escola ficou em festa. É mais uma ferramenta educacional. Tenho certeza que todos os gestores estão felizes por isso. Quero agradecer ao prefeito e dizer que ele é o cara”, disse sorridente Adriana, aplaudida pelos colegas e por todos os presentes.
Durante a assinatura, o prefeito informou, ainda, que na última sexta-feira (25), teve a aprovação do Ministério da Educação para a construção de mais quatro equipamentos esportivos. Essas quadras irão atender o Centro de Educação Infantil CAIC e Escola Helena Araújo – Codevasf; a Escola Drº José de Araújo Souza – Piranga; Escola Dinorah Albernaz – Itaberaba; e a Escola Dois de Julho em Maniçoba. Com isso, Juazeiro conquista em 4 anos, 21 quadras poliesportivas.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Encontro abre discussão sobre o Esporte Educacional em Juazeiro

Por Anna Monteiro/Seduc

Com o objetivo de discutir o desporto como instrumento de ensino e transformação social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro realizaram na manhã desta segunda-feira (28) um encontro com professores de educação física, adolescentes, crianças e interessados no tema “Esporte Educacional: uma nova visão em nosso município”. O evento, que foi considerado positivo na avaliação da coordenação, aconteceu no auditório da SEDUC e contou com a palestra do professor e assessor de governo, Plínio Amorim.
Logo na abertura, o secretário da pasta, Clériston Andrade, falou sobre os investimentos da Prefeitura para o desenvolvimento do esporte com o foco educacional. “Reativamos o programa Segundo Tempo e fechamos parceria com o Mais Educação, estamos construindo o miniginásio do Paulo VI, investimos em professores de Educação Física bem qualificados, realizamos o Circuito Esportivo e hoje assinamos a ordem de serviço para construção de 15 quadras poliesportivas cobertas. Então, acreditamos que todos esses avanços têm auxiliado nessa garantia de direitos das crianças e adolescentes”, destacou em seu discurso.
Para contextualizar a nova visão que o município deve ter sobre o esporte como instrumento educativo, Plínio Amorim, destacou o preparo e a sensibilidade que o professor de Educação Física deve possuir. “Atualmente é difícil ir contra as propagandas que promovem os atletas como grandes ídolos a serem copiados. Na cabeça da criança já existe essa associação do esportista à pessoa de sucesso. Mas, o esporte vai muito além disso. A competição pode até ser inata ao ser humano, mas é preciso trabalhar com as crianças o esporte que socializa, educa, disciplina e traz movimento para a vida”, garantiu Amorim.
Segundo o assessor para assuntos da Educação, o governo municipal vem desenvolvendo bem seu papel, como elencado pelo secretário da pasta, “a Secretaria de Educação e Esportes tem investido no setor e os resultados já podem ser observados na mudança de comportamento dos alunos e melhoria da aprendizagem. Acredito que as parcerias com os programas federais já estão contribuindo bastante com o aspecto educacional do esporte e a construção dessas quadras tornarão o cenário ainda mais favorável para este fim”.
Ezequiel Ribeiro dos Santos fez perguntas e demonstrou ter entendido bem o propósito do encontro. “Gostei de participar e de poder opinar sobre esse tema que envolve todas as crianças e adolescentes. Aqui eu entendi que a gente deve praticar esporte para ter uma vida mais saudável, conviver mais com os colegas e aprender disciplina. Ganhar ou perder, participar ou não de competição deve ser apenas consequência desse envolvimento. Um aluno não deve deixar de praticar esporte só porque não é bom no futebol, por exemplo. Existem várias modalidades e atividades que trabalham o corpo que devem ser ensinadas pelo professor de educação física”, comentou o menino de apenas 10 anos.
Após o debate, grupos de discussão foram montados para elaboração de propostas que serão encaminhadas ao poder executivo municipal. De acordo com a coordenadora das ações do município em prol da aprovação do Selo Unicef, Luana Rodrigues, o momento serviu para formalizar iniciativas, levantar o diálogo e avaliar os pontos positivos e negativos. “Ainda temos muito que avançar, mas o cenário já é favorável. Esse encontro foi bom, principalmente para sensibilizar os profissionais da área. O esporte é um excelente promotor de solidariedade, aprendizagem e desenvolvimento saudável, e esse instrumento deve ser amplamente utilizado nas escolas e sociedade”.
O resultado do encontro, com as propostas, serão transformados em documento para apreciação dos setores competentes.

I Fórum de Revisão do Plano Municipal de Educação acontecerá nesta quinta-feira (31)

Por Anna Monteiro / Seduc

Na próxima quinta-feira (31), o Conselho Municipal de Educação e a Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro promoverão o I Fórum de Revisão do PME. O evento acontecerá no DCH III da UNEB, das 8 às 18h, e será aberto ao público em geral.
A iniciativa conjunta tem como objetivo legitimar as propostas elencadas no documento, prestando contas à sociedade quanto à execução das ações implementadas e à consolidação de uma política consistente na garantia do direito de aprender, como premissa fundamental.
O Plano Municipal de Educação foi formulado para o decênio 2009-2019 na I Conferência Municipal de Educação em junho de 2009, e é um instrumento que define políticas públicas e traça o planejamento do setor com o estabelecimento de diretrizes, objetivos e metas que deverão dirigir as ações educacionais a serem desenvolvidas no município.
O PME foi formulado pelo Conselho, em parceria com a SEDUC e com a contribuição dos educadores e organizações ligadas ao segmento. “É um dos documentos mais importantes da área, pois contém todo o planejamento necessário para melhoria da qualidade do ensino no município, e sua revisão irá garantir, de forma democrática, os ajustes necessários a essa seguridade”, analisa a presidenta do Conselho, Miranery Amorim.

Juazeiro promove palestra para prevenção das drogas

Por Vânia Castro / Sesau

A Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) realiza nesta quinta-feira (31) o primeiro encontro de Educação Popular em Saúde, que faz parte do Plano de Ação de Controle do Álcool, Tabagismo e outras Drogas no município. O evento que tem o tema “Drogas: um Problema de Todos Nós” vai acontecer na Escola José Araújo, no bairro Piranga, às 19h.
A palestra vai ser dada pelo coordenador do Programa de Controle das Drogas em Juazeiro, Antônio Monteiro e será direcionada aos estudantes e professores, além de ser aberta ao público. O objetivo é orientar a comunidade com relação aos riscos do cigarro. O Plano de Ação terá continuidade com o desenvolvimento de intervenções educativas em outras instituições da cidade.

Distrito de Pinhões será contemplado com reforma de escola, recuperação de praça e creche

Por Anna Monteiro / Seduc

O distrito de Pinhões, localizado a 70 km da sede do município, receberá novas ações do governo municipal. O anúncio das obras foi feito pelo prefeito Isaac Carvalho na noite desta quinta-feira (24), no ato público realizado no Clube Social da localidade. A comunidade, que esperava apenas a assinatura da ordem de serviço para reforma, ampliação e climatização da escola Raimundo Clementino de Souza, foi surpreendida com a notícia da recuperação da praça e transformação de uma antiga extensão da unidade de ensino em creche.
O gestor municipal comunicou as boas novas após fazer um breve relato sobre as ações de governo que já beneficiaram o distrito, entre elas a reforma e ampliação do PSF; compra de nova ambulância; implantação do sistema de coleta de exames na própria localidade; reativação de adutoras; limpeza de barragens; recuperação periódica de estradas e fortalecimento da feira de caprinos e ovinos. “Sabemos que a carência da localidade é grande, já avançamos um pouco, hoje estamos anunciando novas obras e esperamos poder fazer ainda mais, pois o déficit deixado por outras gestões é muito grande”, destacou Isaac em seu discurso.
O Chefe do Executivo explicou na ocasião que as iniciativas anunciadas são devolutivas das plenárias do programa Prefeitura nas Comunidades, “os distritos, bem como os bairros da sede elencaram suas prioridades e o governo municipal, dentro das suas possibilidades, tem atendido. Com a reforma, a escola passará a contar com 4 salas, laboratório de informática, 6 banheiros, sala de professores, cantina, secretaria e pátio coberto. A praça será recuperada e receberá de volta toda estrutura aconchegante e familiar que tanto a comunidade sente saudade. E por último, a Escola São Francisco de Assis que funcionava em parte como extensão será transformada em creche”.
Seu Raimundo Clementino, mais conhecido por Neném de Caruá, que tanto lutou pela construção da escola, deu nome a unidade de ensino e doou o terreno, fez questão de prestigiar o ato público e fazer suas referências à administração. “Quero parabenizar a toda equipe, principalmente pela obra da escola que ajudei a criar. É um sonho realizado saber que a unidade de ensino irá ganhar a estrutura que sempre almejamos. O verdadeiro progresso é alcançado quando se deseja o bem do povo e o caminho desse bem estar é a educação, que tem sido tratada com todo respeito por esse governo. Não se faz política com ataque e sim com trabalho e isso Isaac tem feito muito bem”, ressaltou o líder local em tom de reconhecimento.
Os avanços, em especial da Educação, foram destaque nos discursos dos representantes da comunidade e do presidente da APLB Sindicato, Antônio Carlos, que prestigiou o evento. “Acredito que investir em educação é também recuperar a estrutura física. Sou verdadeiro nas minhas palavras e preciso reconhecer o que é positivo. O projeto de climatização que o sindicato propôs e Isaac abraçou como meta tem feito à diferença na aprendizagem. Só não enxerga isso quem nunca precisou que um filho estudasse em escola pública. Destaco a educação porque é a minha bandeira, mas os avanços estão em todos os setores”, afirmou o sindicalista.
O representante da comunidade, Jorge Cerqueira, avaliou as ações anunciadas, “o município vive um novo tempo na sede e no interior. Muitas coisas já chegaram aqui para Pinhões, principalmente o respeito ao povo, que não sofreu perseguição com a troca de prefeito. Nesse momento só podemos dizer que estamos felizes com os novos investimentos, que trarão ainda mais dignidade para nossa gente”.
Edmilson Lima, outra liderança local, também fez uso da palavra para fazer um balanço do antes e depois, “no início da escola do Angico, por exemplo, a energia era a gás, hoje a unidade de ensino está climatizada. A mudança de realidade é muito grande e nós ficamos contentes de nossos filhos poderem ter essa oportunidade”.
Climatização
A gestora da Escola Municipal Antonila da França Cardoso, Janete Cléia de Santana, deu um testemunho sobre os resultados alcançados com a reforma, ampliação e climatização da unidade de ensino, que foi a primeira do interior do município a ser beneficiada com o projeto. Segundo a diretora, o índice de evasão diminuiu e a aprendizagem melhorou – fator comprovado pela avaliação da Provinha Brasil.
“Cheguei nessa escola há 12 anos e as dificuldades eram muitas. O bebedouro das crianças era um balde adaptado e não tínhamos estrutura para oferecer uma educação de qualidade. Em 2010 fomos contemplados com a obra, que também trouxe ar condicionado para sala de aula, e nossa realidade mudou. Hoje, nossos alunos têm um lugar digno para aprender e esse espaço acolhedor tem feito a diferença”, garantiu Janete.
A expectativa da gestora da Escola Raimundo Clementino, Sidneide Rodrigues, para receber o mesmo benefício é a melhor possível, “a equipe da nossa unidade de ensino é muito guerreira e já batalha muito por uma educação de qualidade. Sem dúvida, essa obra incentivará ainda mais nossos educadores e alunos. Tudo que nós sonhamos durante anos agora vai se tornar realidade”. O secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade justificou, “Juazeiro viveu um tempo de más notícias e descaso no passado, mas isso mudou e o município hoje tem muitos avanços para comemorar”.

Juazeiro prorroga Campanha de Vacinação contra Gripe

Por Vânia Castro / Sesau

A Campanha de Vacinação contra Gripe em Juazeiro que seria encerrada na sexta-feira (25) foi prorrogada até o dia 01 de junho. Quase 14 mil pessoas foram imunizadas até a o dia 18, representando uma cobertura de 48,4%.
Quem ainda não se vacinou deve procurar os postos de saúde, na zona urbana, das 8h às 12h e das 14h às 17h e no interior, das 8h às 14h. A vacina está sendo disponibilizada aos idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos e indígenas.
A meta é imunizar 22,6 mil pessoas, 80% do público. “Ainda não atingimos a cobertura ideal e por isso estamos prorrogando a campanha. Continuamos reforçando nosso convite para os que ainda não receberam a proteção. A vacina é necessária para que as complicações causadas pelo vírus da gripe sejam evitadas”, frisou o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde, Mário Machado.

Redução dos óbitos em crianças e mulheres é tema central de seminário

Por Vânia Castro/Sesau

Técnicos da Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau) participaram até a última sexta-feira (25) do Seminário em Vigilância do Óbito de Mulheres em Idade Fértil, Maternos, Infantis e Fetais, que foi promovido pela SUVISA/DIVEP e 15ª Dires, no Rapport Hotel.
A abertura do evento aconteceu na quarta-feira (23), com as presenças do secretário da Saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa, da representante da Secretaria de Vigilância à Saúde do Ministério da Saúde (MS), Raquel Barbosa, do diretor da 15º Dires, Célio Martins e de Maria Izabel Mota Xavier, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab), além de outras autoridades.
A solenidade também contou com a apresentação teatral do Núcleo de Comunicação e Educação em Saúde (Necom), da Sesau, que de forma educativa e divertida chamou atenção do público com relação à importância da atenção, assistência e vigilância à saúde.
De acordo com o secretário da Saúde de Juazeiro, Ubiratan Moreira, o município está num patamar satisfatório de investigação, mas a área precisa avançar. “Ainda precisamos investir na qualificação das equipes e trabalhar muito mais para que melhores resultados de investigação dos óbitos sejam realizados”, disse e completou falando da importância do Seminário, “O evento vai propiciar mais enriquecimentos aos profissionais que trabalham na área, que poderão unir maiores esforços, progressos nas pesquisas e busca de soluções em prol de uma saúde melhor”, pontuou.
A representante da Secretaria de Vigilância à Saúde do Ministério da Saúde (MS), Raquel Barbosa, agradeceu o convite e destacou que a equipe do MS vai aprender mais que passar experiências. “Temos trabalhado muito com relação à investigação dos óbitos, para que de fato possamos reduzir a mortalidade materna e infantil. É Importante a cobertura da Atenção Básica, como as realizações do pré-natal, além de uma assistência hospitalar de qualidade. Vamos continuar sensibilizando os gestores e as equipes, pois não devemos deixar que mais mulheres e crianças morram”, frisou.
“Os indicadores têm melhorado, mas as ações precisam ser intensificadas. Precisamos investir mais na área e fortalecer esta ação. Serão dois dias importantes que contribuirão para a redução dos indicadores e melhor preparo dos técnicos em todo o Vale do São Francisco”, esclareceu Maria Izabel Mota Xavier, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual da Saúde da Bahia (Sesab).
Estão participando também, técnicos de 27 municípios que compõem as Dires de Juazeiro, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim, além de técnicos das sete cidades que fazem parte da micro de Petrolina.
Juazeiro aumenta número de óbitos investigados
Em 2008, dos 90 óbitos infantis existentes, Juazeiro investigou 33,3% e este percentual subiu em 2011, quando foram investigados pela Secretaria da Saúde 92% dos 66 óbitos infantis ocorridos. Dos 68 óbitos fetais ocorridos em 2008, 8,8% foram investigados e em 2011, 87,1% das 39 mortes foram pesquisadas, um aumento de mais de 70%.
Em 2008, para cada 100 mil nascidos vivos, a taxa de mortalidade materna era de 203,66 e em 2011 nenhum óbito materno foi registrado no município. A meta mínima para investigação pactuada pelo Estado e Ministério da Saúde com Juazeiro, foi de 45% para os óbitos infantis e fetais e de 60% para as mortes em mulheres.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Juazeiro participa pela primeira vez da Semana de Ação Mundial da Educação Infantil

Por Anna Monteiro/Seduc

Pela primeira vez em dez anos Juazeiro participa, por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Esportes e da UNEB, da Semana de Ação Mundial da Educação Infantil. O primeiro marco aconteceu na tarde dessa quarta-feira (23), na escola Paulo Rios, com o encontro de alunos, educadores, técnicos da secretaria, estudantes de pedagogia e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e continua nesta quinta-feira (24) com o “Hora do Conto” no Canto de Tudo do DCH III e culmina com a realização da revisão do Plano Municipal de Educação, que acontecerá dia 31.
A Semana de Ação Mundial acontece em mais de 100 países com o objetivo de discutir a qualidade da educação infantil. No Brasil é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e este ano aborda o tema “Educação Infantil de qualidade – direito da criança, dever do Estado, justiça social”. De acordo com a diretora do segmento, Miranery Amorim, esse é o momento em que o mundo volta os olhos para o que está sendo feito na pré-escola.
“Nosso município nunca tinha participado. A preocupação com a Educação Infantil é recente e a diretoria do setor foi criada em 2009, pela atual administração, justamente para pensar políticas públicas voltadas para as crianças de 0 a 5 anos. Esse marco é muito importante e nesta semana discutiremos essa qualidade e o que ainda pode ser feito para que os projetos permaneçam, independentemente de governante ou iniciativas isoladas”, explicou Miranery.
Parceira da secretaria, a UNEB também se preocupa com essa discussão de forma bastante consistente. “Mantemos uma relação estreita com a SEDUC, inclusive no que se refere à formação. Decidimos entrar nessa juntos e esperamos que a Semana de Ação Mundial traga bons frutos. O que vai ser apresentado nesses três dias de atividade não é nada inventando ou novo. Apenas tornaremos público e discutiremos o trabalho que tem sido desenvolvido pela secretaria e universidade, no que diz respeito à educação infantil”, justificou a docente Selma Campos, que é também a idealizadora do projeto “É Hora do Conto”.
A presidente do CMDCA, Elzirene Oliveira da Silva, aprovou, “a gente quase não vê debate sobre o tema e por iniciativa da SEDUC e UNEB vamos ter a oportunidade de discutir de forma ampla o assunto. Com certeza, nossos pequenos só têm a ganhar com ações como essa”. A programação desta quinta-feira terá início às 15h30 e será aberta ao público em geral, em especial para as crianças, e a revisão do PME será realizada na próxima semana no auditório da Universidade Estadual da Bahia.  

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Arraiá do Dadau vai interagir com o “Cantinho da Educação”

Por Enfoque Comunicação

Que no Arraiá do Dadau a diversão, alegria, conforto e glamour estão garantidos, isso todo mundo já sabe. Agora imaginem todo esse clima de descontração otimizado por um espaço totalmente voltado para o resgate da cultura nordestina através da leitura.
É isso mesmo! O Arraiá do Dadau traz entre os vários atrativos o espaço “Cantinho da Educação”, fruto de uma parceria com a Seduc – Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro e que promete fazer a alegria, principalmente da garotada, com uma verdadeira viagem pelo mundo da leitura, através de elementos vivos.
“No Cantinho da Educação teremos o cantinho da leitura, a exposição do projeto da Promenor e dos materiais pedagógicos utilizados pela secretaria, como as Bebetecas, bandinhas musicais e brinquedos interativos, além de todos os colaboradores se apresentarem caracterizados fazendo o público entrar na história, de forma divertida”, assinala a assessora de imprensa da Seduc, Ana Monteiro.
“Essa é uma boa oportunidade para darmos visibilidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro nos últimos três anos. O evento valoriza a cultura regional e está em sintonia com a proposta pedagógica da secretaria de valorizar os contextos locais”, garante o titular da Seduc, Clériston Andrade.
O Cantinho da Educação vai funcionar no espaço próximo a piscina principal do Country Club e será comandado pela equipe escolar da Fundação Juazeirense Promocional do Menor (Escola Promenor) que apresentará aos convidados as propostas e resultados do projeto “Viajando pela Cultura através da Leitura”, desenvolvido pela equipe da escola a partir do projeto de leitura e escrita “É Hora de Ler”, da Seduc.

CMDCA e SEDUC realizam debate sobre Esporte Educacional

Por Anna Monteiro / Seduc

Na próxima segunda-feira (28), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro realizarão um debate sobre “Esporte Educacional: uma nova visão em nosso município”, com o objetivo de levantar o diálogo sobre o desporto como instrumento de ensino e de transformação social.
O evento, que contará com a palestra do professor e assessor para assuntos da educação, Plínio Amorim, acontecerá das 8 às 13h, no auditório da SEDUC e será aberta ao grande público. A iniciativa também tem como finalidade discutir a garantia dos direitos da criança e do adolescente à prática de esporte sob a luz da visão educacional.
De acordo com a organização, será o momento de formalizar iniciativas para o setor e encaminhá-las ao poder executivo municipal. O debate também cumpre uma das prerrogativas do Selo Unicef, que o município está concorrendo à aprovação.
“O debate pretende disseminar o esporte como promotor de solidariedade, aprendizagem e desenvolvimento saudável, bem como instrumento redutor de violência, racismo e qualquer outro tipo de discriminação”, explicou a coordenadora Luana Rodrigues.

Escola de Pinhões será reformada, ampliada e climatizada

Por Anna Monteiro / Seduc

Nesta quinta-feira (24), às 18h30, o prefeito Isaac Carvalho e o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, assinarão a ordem de serviço para o início das obras de reforma, ampliação e climatização da Escola Municipal Raimundo Clementino de Souza, localizada no distrito de Pinhões.
A unidade de ensino, construída em 1988, apesar de bem cuidada pela equipe escolar (que recentemente realizou pequenos reparos com o recurso do Programa de Autonomia Financeira para Escola do Município - PROAFE), não possui hoje condições adequadas de atendimento à demanda de 150 alunos.
Com a obra, a deficiência da escola será suprida, pois receberá novas salas de aula com ar condicionado, laboratório de informática, banheiros com acessibilidade, pátio coberto e cantina. De acordo com a gestora Sidneide Rodrigues, a equipe escolar está aguardando as melhorias com ansiedade, “esperamos essa ampliação há muito tempo e, com certeza, essa obra melhorará bastante a qualidade do ensino/aprendizagem”.
A iniciativa faz parte do projeto de reestruturação da Rede Pública Municipal de Ensino e atende às solicitações da plenária realizada pelo programa Prefeitura nas Comunidades.

Indicadores de saúde de Juazeiro estão acima do preconizado pelo Unicef

Por Vânia Castro / Sesau

Os indicadores de saúde em Juazeiro já apontam que nos últimos três anos o município melhorou muito os serviços oferecidos à comunidade, tanto na rede hospitalar como na Atenção Básica, o que significa maior cobertura do Programa Saúde da Família. Juazeiro é referência no Nordeste na cobertura das Equipes de Saúde da Família (ESF) com 93% de cobertura, 53 ESF e 1 PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde). 
Melhorias como o aumento do aleitamento materno e de realizações do pré-natal, além da redução da desnutrição em crianças e da taxa de mortalidade em menores de 1 ano já são realidade no município.
Para se ter uma ideia, o percentual de crianças menores de 2 anos de idade desnutridas caiu de 3% em 2007 para 1,3% em 2011, segundo informações da Secretaria da Saúde de Juazeiro (Sesau). Em 2007, o município tinha uma média de 5,5 mil crianças e em 2011 uma média de 5,4 mil com esta faixa-etária.
O percentual de crianças com aleitamento materno exclusivo até os 4 meses é outro fator que merece ser observado. Do total de crianças que existiam no município em 2011 (uma média de 823 crianças), 71,2% foram exclusivamente amamentadas pelas mães, sem nenhuma outra adição de alimentação. De acordo com o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) o percentual adequado do aleitamento deve ficar acima de 67,7% do total de crianças existentes. Juazeiro está acima do preconizado.
De acordo com a Sesau, quase 46% das mulheres em Juazeiro receberam em 2011 acompanhamento do pré-natal adequado, com sete ou mais atendimentos. O ideal para o Unicef é que do total de 2,9 mil mulheres existentes na cidade no ano passado, 42,4% tivesse realizado o pré-natal. “Isso demonstra que a Equipe de Saúde da Família está atendendo melhor e uma maior quantidade da população está tendo acesso a palestras, informações para prevenção de doenças, melhores serviços e aos atendimentos de uma forma geral. A melhoria do acompanhamento do pré-natal ajuda a diminuir a taxa de mortalidade e aumenta a qualidade de vida da comunidade”, ressaltou o secretário da Saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa.
Em Juazeiro a mortalidade cai a cada ano. A cada 1 mil nascidos vivos, a taxa de mortalidade reduziu de 2008 (22,9) para 2011 (17,4). Em 2008, nasceram 3,9 mil crianças e em 2011 o número de nascidos vivos foi de 3,7 mil. “Estamos qualificando a assistência materna infantil e estruturando a rede de atenção a criança no município. É claro que precisamos melhorar, levar mais informações aos profissionais, humanizar e qualificar os atendimentos, aumentando desta maneira os cuidados nas unidades. Este assunto é prioridade no município”, citou o gestor da pasta.

Avaliação do Ministério da Saúde
Cuidados como estes já mostram bons resultados tanto a nível municipal como nacional, é o que avalia o Ministério da Saúde que em março deste ano divulgou a boa situação dos serviços de saúde na cidade. A pontuação de 6,24 colocou Juazeiro na liderança do ranking dos municípios de médio porte da Bahia e na quarta posição entre as capitais do Nordeste, além de ter ficado acima da média nacional, avaliada em 5,47, e na frente de Salvador e Recife.

Creche Anna Hilda Leite Faria recebe artistas locais e relança o projeto “Musicalização”

Anna Monteiro / SEDUC

Em clima de São João e ao som dos clássicos de Luiz Gonzaga, alunos e professores da Escola de Educação Infantil Anna Hilda Leite Faria receberam nesta terça-feira (22) representantes do Bloco do Gonzagão, entre eles o artista Almir do Boqueirão, para o relançamento do projeto ‘Musicalização’ na unidade de ensino. O evento marcou o início da segunda etapa do programa desenvolvido pela Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC), que passa a utilizar as bandinhas rítmicas, entregues neste mês, com crianças de 0 a 5 anos.
O projeto ‘Musicalização na Educação Infantil’ surgiu em 2009 com o objetivo de desenvolver na criança a inteligência, criatividade e a possibilidade de expressão e ampliação do conhecimento através da música. Com a aquisição das bandinhas, as Escolas de Educação Infantil do município estão tendo a oportunidade de fortalecer a iniciativa, que tem apresentado bons resultados.
“No dia 10 foi realizada a entrega oficial das bandinhas com os educadores, mas hoje resolvemos fazer o nosso momento detonador para as crianças. Aproveitando a proximidade das festas juninas também decidimos realizar esse resgate da cultura sertaneja com a participação de artistas locais e do professor Sandro Batista, que falou um pouco sobre a vida do Rei do Baião. Tudo deu certo e o resultado foi essa bonita festa”, justificou a gestora Iraides Valadares dos Santos.
A criançada bastante atenta escutou primeiro a história do grande forrozeiro, depois caiu na dança ao som do trio pé de serra e fechou a manhã tocando os instrumentos da bandinha. Kauã da Cruz, de apenas 5 anos, foi o primeiro a levantar, demonstrando familiaridade com o ritmo. Na escolha do lugar na banda, preferiu o triângulo. “Gostei muito de hoje, pois me diverti bastante. Quando eu crescer quero ser músico”, garantiu o desinibido garoto.
Para Sandro, pós-graduando em Educação para Convivência com o Semiárido e convidado, o momento foi marcante, “minha monografia é sobre a vida de Luiz Gonzaga e trazer um pouco desse conhecimento para essas crianças foi muito gratificante. Vê-los prestando atenção aos sons da sanfona, triângulo e zabumba melhor ainda. Acho que o casamento foi perfeito e o resultado dessa iniciativa pôde ser visto no interesse e sorriso desses alunos”.
Segundo a Diretora de Educação Infantil, Miranery Amorim, a iniciativa da equipe escolar da Anna Hilda de promover a manhã festiva para dar início a segunda etapa do ‘Musicalização’ foi acertada. “Juazeiro é uma cidade muito rica em cultura e as crianças bem pequenas já têm interesse pelos sons e instrumentos, como podemos ver aqui hoje. O objetivo do projeto é justamente o de estimular o aluno a se expressar através da música, e esse momento prova que é possível alcançá-lo”, avaliou.
Além do ‘Musicalização’, a diretora garantiu que outros instrumentos pedagógicos como as Bebetecas, brinquedos interativos e o cantinho da leitura, têm estimulado os alunos. “Nós contamos com muitas ferramentas adquiridas pela Secretaria de Educação que nos auxiliam nesse trabalho. Essa creche não deixa nada a desejar as escolas particulares e o desenvolvimento dos alunos tem sido satisfatório. Com certeza, eles chegarão à educação básica preparados”, afirmou Iraides. A programação prossegue e nesta sexta-feira (25), às 9h, acontecerá esse mesmo momento na Escola Municipal de Educação Infantil Nailde Costa.

Juazeiro sedia Seminário para redução da mortalidade materno e infantil

Por Vânia Castro / Sesau

Acontece de 23 a 25 de maio, em Juazeiro, o Seminário em Vigilância do Óbito de Mulheres em Idade Fértil, Maternos, Infantis e Fetais: Macrorregião Norte, no Rapport Hotel, situado na Avenida Ulisses Guimarães, 162, Lomanto Júnior. A abertura do evento será nesta quarta-feira (23), às 20h.
Participarão do Seminário, técnicos de 27 municípios que compõem as Dires de Juazeiro, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim, além de técnicos das sete cidades que fazem parte da micro de Petrolina.
O objetivo, além de atualizar os profissionais sobre a Vigilância de Óbitos e reduzir a mortalidade materna e infantil, é fortalecer a articulação já existente entre os estados da Bahia e Pernambuco na atenção da Rede Materno Infantil.
O evento está sendo promovido pela SUVISA/DIVEP e 15ª Dires, e conta com o apoio de técnicos da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco – GERES Petrolina e das Diretorias de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) Gestão do Cuidado (DGC) e Diretoria de Informação em Saúde (DIS) da SESAB.
Juazeiro aumenta número de óbitos investigados
Em 2008, dos 90 óbitos infantis existentes, Juazeiro investigou 33,3% e este percentual subiu em 2011, quando foram investigados pela Secretaria da Saúde 89,3% dos 66 óbitos infantis ocorridos. Dos 68 óbitos fetais ocorridos em 2008, 8,8% foram investigados e em 2011, 87,1% das 39 mortes foram pesquisadas, um aumento de mais de 70%.
Em 2008, para cada 100 mil nascidos vivos, a taxa de mortalidade materna era de 203,66 e em 2011 nenhum óbito materno foi registrado no município. A meta mínima para investigação pactuada pelo Estado e Ministério da Saúde com Juazeiro, foi de 45% para os óbitos infantis e fetais e de 60% para as mortes em mulheres.
Programação do Evento:
1º dia- 23/05/2012 ( Noite)
20h às 21h - Mesa Redonda
-Política de Saúde para Redução da Mortalidade Materna e Infantil - Rede Cegonha – SESAB.
- O papel do CREMEB na Redução da Mortalidade Materna e Infantil. CREMEB
- A importância do Preenchimento Correto da Declaração de Óbito. SESAB
21h30 – Debate
22h -Coquetel
2º dia – 24/05/2012
MANHÃ
8h - Credenciamento e Abertura
Mesa Redonda - Morte Materna e Infantil:
Situação atual no Brasil: MS/SVS
Situação na Bahia, Pernambuco, na Macrorregião Norte-Ba e Geres Petrolina -PE : SESAB/SES-PE
10h20 - Palestra: Operacionalização da Vigilância Óbito Materno e Infantil  - SESAB /MS/SVS
-Indicadores de Vigilância
-Cadastramento de Cemitérios
-Busca Direcionada
11h – Debate
12h - Relatos de Experiências Municipais ou Regionais na Bahia e em Pernambuco    
12h - Debate
12h30 –Intervalo para Almoço
TARDE
13:30h
Grupo 1 - Módulo de Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal do SIM: Ministério da Saúde/SESAB/SESPE- Público Alvo: Vigilância e Informação  - Local: Laboratório de Informática
Grupo 2 – Definições de Ações Estratégicas para redução da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal direcionadas à região. (área técnica da mulher, adolescente, criança, atenção básica, vigilância epidemiológica e sanitária.) – Público : Atenção Básica e Hospitalar. Local: Auditório
17h30- Encerramento
3º dia –25/05/2012   
MANHÃ
08h30– Apresentação do Grupo II  -  Ações Estratégicas para redução da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal direcionadas à região
10h - Debate
10h30- Trabalho de Grupo I - Estudo de Casos de Óbito Infantil e Materno
12h - Almoço
TARDE
14h – Apresentação Trabalho de Grupo I - Estudo de Casos de Óbito Infantil e Materno
17h – Encerramento

SEDUC participa da 10ª Semana de Ação Mundial

Por Anna Monteiro / SEDUC
 Nesta quarta e quinta-feira (23 e 24) a Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) participará da 10ª Semana de Ação Mundial, que acontece de 20 a 27 de maio em mais de 100 países. O evento, que no Brasil é coordenado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, este ano acontece com o tema “Educação infantil de qualidade – direito da criança, dever do Estado, justiça social”.
Em parceria com o curso de pedagogia da UNEB, a secretaria realizará no dia 23, das 15 às 17h, na Escola de Educação Infantil Paulo Rios Campelo, uma roda de discussão sobre a qualidade do ensino e a “Hora do Conto”, com atividades lúdicas de estímulo à leitura e escrita de crianças e adolescentes. Na quarta-feira (24), a partir das 16h, a ação acontecerá no Espaço Canto de Tudo do DCH – Campus III, e será aberta às crianças e ao público em geral.
De acordo com o conceito da Campanha, a SAM é uma importante oportunidade de debater temas, produzir e compartilhar informações e conhecimentos, realizar ações de mobilização e pressão política, mostrando a força coletiva de luta pelo direito à educação pública de qualidade no Brasil. Em 2012, a Semana de Ação Mundial acontece ao mesmo tempo em que a Semana Mundial do Brincar, da Aliança pela Infância.

Gangorra II recebe a 13ª escola climatizada da Rede Pública de Ensino de Juazeiro

Por Anna Monteiro/Seduc

Na última sexta-feira (18), a comunidade de Gangorra II, localizada a 50 km da sede do município, recebeu a Escola Bernadete Braga totalmente reformada, ampliada e climatizada. A unidade de ensino, que estava com a estrutura comprometida e não oferecia segurança aos alunos, agora passa a contar com nova sala de aula com ar condicionado, laboratório de informática, cantina, pátio coberto, sala de direção e banheiros com acessibilidade. Além disso, a escola, que é a 13º a ser beneficiada com o projeto de climatização do atual governo, ganhou novo muro, em substituição ao de arame farpado.
De acordo com informações do secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, a reestruturação foi feita com toda qualidade necessária para oferecer dignidade aos alunos. “Esse governo não faz obra para durar apenas dois ou três anos, como muitas que encontramos na Rede. Algumas escolas que já reformamos nessa administração, por exemplo, tinham sido recuperadas nas gestões anteriores e já precisavam de grandes reparos”, esclareceu o titular da pasta.
A explicação para essa falta de compromisso no passado com a Educação do município foi dada pelo secretário, no ato público que marcou a entrega, “antigamente era preferível deixar o povo na cegueira da ignorância por que era mais fácil manipular a grande massa. Por isso não havia preocupação real com a aprendizagem, apenas maquiagens. Hoje tratamos o aluno com respeito. Quando vamos realizar uma obra pensamos na segurança e funcionalidade. Quando implantamos um projeto pedagógico é porque queremos que a criança avance e desenvolva um comportamento crítico diante da sociedade”.
Em seu depoimento, o representante da comunidade, Joel Romualdo da Silva, endossou, “a escola aqui da Gangorra II tinha um muro de arame, o telhado estava quase caindo na cabeça dos alunos e as crianças não tinham segurança quase nenhuma. Nunca olharam por a gente, mas agora o cenário mudou e a nossa unidade de ensino está melhor do que muita escola particular por aí. Sem dúvida, as salas climatizadas e o laboratório de informática contribuirão com o processo formativo”.
A diretora da escola, Katiane Soares da Silva, comemorou a conquista, que segundo ela já era quase considerada inalcançável para a localidade distante, que quase faz divisa com Campo Formoso. “Estamos no finalzinho de Juazeiro e essa região é muito carente. Se educar já é difícil, imagine quando se trata de educação no campo para turmas multisseriadas? A reestruturação da nossa unidade de ensino proporcionará valorização e motivação, facilitando o processo de ensino/aprendizagem. A nossa equipe está entusiasmada e os resultados virão em curto prazo”, afirmou a gestora.
O prefeito Isaac Carvalho finalizou o evento destacando que tratar a educação como prioridade começa pela criação de um ambiente digno para que o professor possa dar aula e para que o aluno realmente aprenda. “Uma estrada, uma ponte, um calçamento, a gente pode recuperar depois, mas os prejuízos de uma educação ruim são irreparáveis. Oferecer uma estrutura adequada para um ensino de qualidade é tão importante quanto apresentar material didático, projetos pedagógicos e profissionais motivados. Já reestruturamos mais de 20 escolas e esperamos fechar o ano com um número muito maior”, afirmou o chefe do Executivo.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Construção de creches consolida a qualidade da Educação Infantil de Juazeiro

Por Anna Monteiro/Seduc

Do ponto de vista histórico, a Educação Infantil, somente na década de 80, perdeu o caráter de assistencialismo e passou a ser direito garantido pela Constituição Federal. Até a década de 70, a educação da criança esteve sob a responsabilidade, quase que exclusiva, da família. Atualmente, é direito do aluno frequentar um ambiente de socialização, convivência e aprendizagem. A Educação Infantil nos dias de hoje é considerada a primeira etapa da Educação Básica e tem o objetivo de proporcionar condições adequadas para o desenvolvimento do bem-estar infantil, através da promoção do desenvolvimento físico, motor, emocional, social, intelectual e a da ampliação de suas experiências.
Em Juazeiro, durante quase 20 anos o setor ficou estagnado. Pouco foi feito durante esse período para garantir o direito ao acesso a essa educação infantil pública de qualidade, instituída como direito em 1998. A Rede Municipal de Ensino contou, durante esse período, com apenas uma creche construída nos moldes necessários a essa condição. Mas, nos últimos três anos essa realidade vem mudando. De 2008 para cá, mesmo com a precariedade oferecida pela Rede Municipal de Ensino (a maioria das turmas de educação infantil funcionam nas escolas da Rede Básica), a Diretoria de Educação Infantil da Secretaria de Educação e Esportes conseguiu ampliar em mais de 100% as matrículas da creche (de 0 a 3 anos), oferecendo mais oportunidades as crianças da pré-escola.
Porém, o avanço significativo virá com as 18 Escolas de Educação Infantil conquistadas pela Prefeitura de Juazeiro em parceria com o Governo Federal. Cinco já estão em fase de conclusão e na noite dessa quinta-feira (17), foi assinada, no bairro Pedro Raimundo, a ordem de serviço para construção da 11ª creche desse pacote. Com o avanço, serão criadas mais de três mil vagas para o setor e oferecidos espaços adequados para o desenvolvimento integral da criança nos seus primeiros anos de vida. A estrutura das creches do tipo B, por exemplo, dispõem de 8 salas pedagógicas, cozinha, refeitório, laboratório de informática, pátio coberto, secretaria, banheiros com acessibilidade, entre outros ambientes, para atender 240 alunos cada unidade.
Essa renovação da capacidade física da Rede, na opinião do titular da pasta, Clériston Andrade, consolida o trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual gestão. “Em termos de projetos, formação profissional e aquisição de material pedagógico, a Educação Infantil já está na frente. Iniciativas como o programa de incentivo à leitura É Hora de Ler; as Bebetecas – compostas de livros paradidáticos para crianças de até 3 anos; o Musicalização – que recentemente ganhou equipamentos musicais para trabalhar os sons com os pequenos; como também a garantia de coordenadores pedagógicos em toda Rede e formação continuada para os educadores, com certeza fazem a diferença. Mas, sem dúvida, as 18 creches concretizarão esses avanços e fornecerão a estrutura adequada para potencialização de todo esse trabalho”, avaliou o secretário na noite de ontem, durante o ato público.
Para o prefeito Isaac Carvalho o momento representa a superação de desafios. “Resolvemos mudar Juazeiro a partir da Educação, e essa transformação tem que começar na base, oferecendo educação de qualidade para os pequenos. Encontramos o município negativado, com muitas dívidas, com uma infraestrutura educacional carente e fomos à luta. Já são 13 escolas climatizadas e recursos garantidos para as 18 creches e 21 quadras cobertas. Estamos fazendo o dever de casa direito e levando para os bairros equipamentos públicos que há mais de 20 anos a comunidade espera. Os dados de avaliação do município indicam que os investimentos no setor têm gerado bons resultados e é nesse caminho que vamos seguir”, garantiu o chefe do Executivo.
A repercussão da mudança de perspectiva sobre a Educação Infantil pode ser sentida nos bairros onde as creches estão sendo construídas. No Pedro Raimundo, por exemplo, a moradora Maria do Socorro, desabafou, “tem 27 anos que moro aqui e faz muito tempo que estamos nessa luta. A gente sempre viveu de promessas. Mas, a realidade está mudando, Isaac entendeu que as comunidades carentes precisam de oportunidades, e nada melhor do que a educação para oferecê-las”. Geovane Xavier de Moura, também falou sobre as dificuldades da localidade, “muitas crianças precisam ir para outro bairro e atravessar a pista para ir à escola. Com a creche elas vão ter mais segurança e um ensino de qualidade, pois a estrutura da Escola Infantil que foi apresentada aqui realmente atende às expectativas”.
Os investimentos na primeira infância não param por aí. Desde que Juazeiro criou a Gerência de Educação Infantil em 2009, que posteriormente virou Diretoria, o município vem implementando políticas públicas que cumprem a legislação e buscam resultados sempre superiores. Ações como a construção da Proposta Curricular da Rede, abertura dos primeiros berçários municipais, contratação de auxiliares de classe para as turmas de creche, parceria com ONGs e compra de material didático específico têm contribuído para o reconhecimento, inclusive por parte da imprensa estadual, de Juazeiro como município socialmente responsável com a formação integral da criança.