quarta-feira, 23 de maio de 2012

Gangorra II recebe a 13ª escola climatizada da Rede Pública de Ensino de Juazeiro

Por Anna Monteiro/Seduc

Na última sexta-feira (18), a comunidade de Gangorra II, localizada a 50 km da sede do município, recebeu a Escola Bernadete Braga totalmente reformada, ampliada e climatizada. A unidade de ensino, que estava com a estrutura comprometida e não oferecia segurança aos alunos, agora passa a contar com nova sala de aula com ar condicionado, laboratório de informática, cantina, pátio coberto, sala de direção e banheiros com acessibilidade. Além disso, a escola, que é a 13º a ser beneficiada com o projeto de climatização do atual governo, ganhou novo muro, em substituição ao de arame farpado.
De acordo com informações do secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, a reestruturação foi feita com toda qualidade necessária para oferecer dignidade aos alunos. “Esse governo não faz obra para durar apenas dois ou três anos, como muitas que encontramos na Rede. Algumas escolas que já reformamos nessa administração, por exemplo, tinham sido recuperadas nas gestões anteriores e já precisavam de grandes reparos”, esclareceu o titular da pasta.
A explicação para essa falta de compromisso no passado com a Educação do município foi dada pelo secretário, no ato público que marcou a entrega, “antigamente era preferível deixar o povo na cegueira da ignorância por que era mais fácil manipular a grande massa. Por isso não havia preocupação real com a aprendizagem, apenas maquiagens. Hoje tratamos o aluno com respeito. Quando vamos realizar uma obra pensamos na segurança e funcionalidade. Quando implantamos um projeto pedagógico é porque queremos que a criança avance e desenvolva um comportamento crítico diante da sociedade”.
Em seu depoimento, o representante da comunidade, Joel Romualdo da Silva, endossou, “a escola aqui da Gangorra II tinha um muro de arame, o telhado estava quase caindo na cabeça dos alunos e as crianças não tinham segurança quase nenhuma. Nunca olharam por a gente, mas agora o cenário mudou e a nossa unidade de ensino está melhor do que muita escola particular por aí. Sem dúvida, as salas climatizadas e o laboratório de informática contribuirão com o processo formativo”.
A diretora da escola, Katiane Soares da Silva, comemorou a conquista, que segundo ela já era quase considerada inalcançável para a localidade distante, que quase faz divisa com Campo Formoso. “Estamos no finalzinho de Juazeiro e essa região é muito carente. Se educar já é difícil, imagine quando se trata de educação no campo para turmas multisseriadas? A reestruturação da nossa unidade de ensino proporcionará valorização e motivação, facilitando o processo de ensino/aprendizagem. A nossa equipe está entusiasmada e os resultados virão em curto prazo”, afirmou a gestora.
O prefeito Isaac Carvalho finalizou o evento destacando que tratar a educação como prioridade começa pela criação de um ambiente digno para que o professor possa dar aula e para que o aluno realmente aprenda. “Uma estrada, uma ponte, um calçamento, a gente pode recuperar depois, mas os prejuízos de uma educação ruim são irreparáveis. Oferecer uma estrutura adequada para um ensino de qualidade é tão importante quanto apresentar material didático, projetos pedagógicos e profissionais motivados. Já reestruturamos mais de 20 escolas e esperamos fechar o ano com um número muito maior”, afirmou o chefe do Executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe você também. Contribua com uma boa idéia!