Por Luzete Nobre/ SAAE
A parceria entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE, estudantes do Curso Técnico Ambiental, do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco – CETEP e a Secretaria de Educação – SEDUC irá iniciar neste mês de maio uma série de palestras educativas em 12 escolas do município. Os temas discutidos entre os alunos serão: consumo racional da água, saneamento básico, ligações clandestinas e a reciclagem do óleo de cozinha vegetal.
As palestras estão sendo ministradas pelo os estagiários do SAAE - estudantes do CETEP. De acordo com os estagiários Ranieri Dantas e Flávia da Silva, é uma experiência valiosa está em salas de aulas explicando e discutindo sobre esses temas. “Já conclui o curso técnico ambiental e estou muito feliz em passar um pouco do que aprendi. Hoje, realmente tem que ser discutida a questão ambiental nas escolas, porque é através dos alunos que podemos ampliar o conhecimento e, com isso, levando também para seus pais”, discorreu Flávia.
“Nosso objetivo aqui, além de levar o conhecimento em relação às questões do meio ambiente, é divulgar o projeto do óleo de cozinha que o SAAE iniciou há dois anos, para que os estudantes das escolas do município participem recolhendo o óleo que é utilizado na sua residência e trazendo para a escola, que a partir dali vai ter uma destinação correta”, destacou o estagiário Ranieri.
De acordo com a professora de Ciências e Geografia da Escola Haydeê Fonseca Falcão, Meire Mônica, este é um projeto muito importante para as escolas, pois os alunos já estudaram alguns temas em sala de aula. “Achei muito válido a vinda dos estagiários aqui. Eles falaram de uma forma muito simples que todos dão para entender. Uma parte que achei muito legal é quando eles explicam como é realizado o processo de tratamento de água na Estação do SAAE, porque os alunos estudaram isso na teoria e agora eles podem ter uma noção maior vendo as imagens”, declarou a professora.
“É muito interessante a palestra, porque muitas vezes não damos valor a água que chega à minha casa todas os dias. Aprendi que eu preciso realmente economizar este líquido precioso, principalmente na hora do banho, pois demoro muito. E em relação ao projeto do óleo muito bacana. Eu não sabia que podia reaproveitar o óleo que minha mãe utiliza em casa”, disse a estudante da 8° série, do Escola Haydeê Fonseca Falcão, Raiara Alves Feitosa.
A aluna da 8° série Ana Paula dos Santos, “ressaltou a importância da palestra para a vida deles, porque é uma maneira também de começar a se conscientizar da dificuldade que tanta gente está passando por água. E com a palestra os alunos saem com a consciência que precisam economizar água, como também contribuir com a preservação do Rio São Francisco".
Para o diretor do SAAE, Joaquim Neto, essa é uma das formas de conscientizar a população da importância do meio ambiente. “É através dessas palestras educativas que podemos disseminar a ideia de preservação, relacionando com diversos temas que interessa a toda a sociedade. Como também, estamos motivando e ampliando os estudantes a participar do projeto de armazenamento do óleo de cozinha vegetal”, observou Neto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe você também. Contribua com uma boa idéia!