Por Anna Monteiro/Seduc
Após 20 anos, o bairro Piranga II recebeu, na noite desta quarta-feira (02), o anúncio do primeiro equipamento público para a comunidade. Uma Escola de Educação Infantil do tipo B será construída no local, com capacidade para atender 240 crianças com idade entre 0 e 5 anos. Outras grandes ações, previstas no projeto de intervenção urbana do PAC 2, também beneficiarão o local.
O ato público de assinatura da ordem de serviço foi realizado em um espaço cedido por um morador e reuniu muitos comunitários. O presidente da Associação de Moradores, Domingos Sérgio de Souza compareceu e falou sobre a luta do bairro, “o Piranga II tem duas décadas de existência e ninguém fez nada por aqui. Aliás, fizeram um pouco de calçamento e ajeitaram uma feirinha, mas só. De equipamento público mesmo, nada. Agora o povo daqui vai ter orgulho de ter uma escola infantil como essa”.
O representante dos moradores também falou sobre o desgaste das mães, “muitas mulheres aqui tem que andar 1 ou 2 km, no sol quente, para deixar todo dia o filho na escola. Com a creche essa realidade vai mudar e tudo será melhor”. Adriana dos Santos confirmou, “tenho um filho pequeno que não está na escola porque não tem creche aqui no bairro. Para minha família o benefício será enorme, porque sei que ele vai estar seguro e recebendo uma educação de qualidade, e vou poder voltar a trabalhar para ajudar com as despesas da casa”.
O secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, explicou que a Escola de Educação Infantil faz parte do pacote de 18 que serão construídas em Juazeiro. “Cinco já estão em fase de conclusão, dez estão sendo iniciadas e 3 estão garantidas pelo PAC 2. Essa unidade do Piranga II é a 9ª a entrar em obras. O município que passou 20 anos sem construir nenhuma, em uma só gestão consegue 18 e isso representa mudança. Esse avanço ilustra bem a decisão de um governo que, de fato, resolveu tratar a educação como prioridade”, argumentou em seu discurso.
O prefeito Isaac Carvalho assegurou que o Governo Federal já garantiu os recursos para o projeto de intervenção urbana, que irá gerar emprego, renda e desenvolvimento para aquela região. “Muitas outras obras como pavimentação, quadras poliesportivas e posto de saúde fazem parte desse programa, que irá mudar a cara de Juazeiro. Nos dois primeiros anos tivemos que arrumar a casa, pagar dívidas e fazer projetos, agora estamos colhendo os frutos”, finalizou o chefe do Executivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe você também. Contribua com uma boa idéia!