quinta-feira, 24 de maio de 2012

Juazeiro participa pela primeira vez da Semana de Ação Mundial da Educação Infantil

Por Anna Monteiro/Seduc

Pela primeira vez em dez anos Juazeiro participa, por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Esportes e da UNEB, da Semana de Ação Mundial da Educação Infantil. O primeiro marco aconteceu na tarde dessa quarta-feira (23), na escola Paulo Rios, com o encontro de alunos, educadores, técnicos da secretaria, estudantes de pedagogia e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e continua nesta quinta-feira (24) com o “Hora do Conto” no Canto de Tudo do DCH III e culmina com a realização da revisão do Plano Municipal de Educação, que acontecerá dia 31.
A Semana de Ação Mundial acontece em mais de 100 países com o objetivo de discutir a qualidade da educação infantil. No Brasil é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e este ano aborda o tema “Educação Infantil de qualidade – direito da criança, dever do Estado, justiça social”. De acordo com a diretora do segmento, Miranery Amorim, esse é o momento em que o mundo volta os olhos para o que está sendo feito na pré-escola.
“Nosso município nunca tinha participado. A preocupação com a Educação Infantil é recente e a diretoria do setor foi criada em 2009, pela atual administração, justamente para pensar políticas públicas voltadas para as crianças de 0 a 5 anos. Esse marco é muito importante e nesta semana discutiremos essa qualidade e o que ainda pode ser feito para que os projetos permaneçam, independentemente de governante ou iniciativas isoladas”, explicou Miranery.
Parceira da secretaria, a UNEB também se preocupa com essa discussão de forma bastante consistente. “Mantemos uma relação estreita com a SEDUC, inclusive no que se refere à formação. Decidimos entrar nessa juntos e esperamos que a Semana de Ação Mundial traga bons frutos. O que vai ser apresentado nesses três dias de atividade não é nada inventando ou novo. Apenas tornaremos público e discutiremos o trabalho que tem sido desenvolvido pela secretaria e universidade, no que diz respeito à educação infantil”, justificou a docente Selma Campos, que é também a idealizadora do projeto “É Hora do Conto”.
A presidente do CMDCA, Elzirene Oliveira da Silva, aprovou, “a gente quase não vê debate sobre o tema e por iniciativa da SEDUC e UNEB vamos ter a oportunidade de discutir de forma ampla o assunto. Com certeza, nossos pequenos só têm a ganhar com ações como essa”. A programação desta quinta-feira terá início às 15h30 e será aberta ao público em geral, em especial para as crianças, e a revisão do PME será realizada na próxima semana no auditório da Universidade Estadual da Bahia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe você também. Contribua com uma boa idéia!