quarta-feira, 23 de maio de 2012

Creche Anna Hilda Leite Faria recebe artistas locais e relança o projeto “Musicalização”

Anna Monteiro / SEDUC

Em clima de São João e ao som dos clássicos de Luiz Gonzaga, alunos e professores da Escola de Educação Infantil Anna Hilda Leite Faria receberam nesta terça-feira (22) representantes do Bloco do Gonzagão, entre eles o artista Almir do Boqueirão, para o relançamento do projeto ‘Musicalização’ na unidade de ensino. O evento marcou o início da segunda etapa do programa desenvolvido pela Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC), que passa a utilizar as bandinhas rítmicas, entregues neste mês, com crianças de 0 a 5 anos.
O projeto ‘Musicalização na Educação Infantil’ surgiu em 2009 com o objetivo de desenvolver na criança a inteligência, criatividade e a possibilidade de expressão e ampliação do conhecimento através da música. Com a aquisição das bandinhas, as Escolas de Educação Infantil do município estão tendo a oportunidade de fortalecer a iniciativa, que tem apresentado bons resultados.
“No dia 10 foi realizada a entrega oficial das bandinhas com os educadores, mas hoje resolvemos fazer o nosso momento detonador para as crianças. Aproveitando a proximidade das festas juninas também decidimos realizar esse resgate da cultura sertaneja com a participação de artistas locais e do professor Sandro Batista, que falou um pouco sobre a vida do Rei do Baião. Tudo deu certo e o resultado foi essa bonita festa”, justificou a gestora Iraides Valadares dos Santos.
A criançada bastante atenta escutou primeiro a história do grande forrozeiro, depois caiu na dança ao som do trio pé de serra e fechou a manhã tocando os instrumentos da bandinha. Kauã da Cruz, de apenas 5 anos, foi o primeiro a levantar, demonstrando familiaridade com o ritmo. Na escolha do lugar na banda, preferiu o triângulo. “Gostei muito de hoje, pois me diverti bastante. Quando eu crescer quero ser músico”, garantiu o desinibido garoto.
Para Sandro, pós-graduando em Educação para Convivência com o Semiárido e convidado, o momento foi marcante, “minha monografia é sobre a vida de Luiz Gonzaga e trazer um pouco desse conhecimento para essas crianças foi muito gratificante. Vê-los prestando atenção aos sons da sanfona, triângulo e zabumba melhor ainda. Acho que o casamento foi perfeito e o resultado dessa iniciativa pôde ser visto no interesse e sorriso desses alunos”.
Segundo a Diretora de Educação Infantil, Miranery Amorim, a iniciativa da equipe escolar da Anna Hilda de promover a manhã festiva para dar início a segunda etapa do ‘Musicalização’ foi acertada. “Juazeiro é uma cidade muito rica em cultura e as crianças bem pequenas já têm interesse pelos sons e instrumentos, como podemos ver aqui hoje. O objetivo do projeto é justamente o de estimular o aluno a se expressar através da música, e esse momento prova que é possível alcançá-lo”, avaliou.
Além do ‘Musicalização’, a diretora garantiu que outros instrumentos pedagógicos como as Bebetecas, brinquedos interativos e o cantinho da leitura, têm estimulado os alunos. “Nós contamos com muitas ferramentas adquiridas pela Secretaria de Educação que nos auxiliam nesse trabalho. Essa creche não deixa nada a desejar as escolas particulares e o desenvolvimento dos alunos tem sido satisfatório. Com certeza, eles chegarão à educação básica preparados”, afirmou Iraides. A programação prossegue e nesta sexta-feira (25), às 9h, acontecerá esse mesmo momento na Escola Municipal de Educação Infantil Nailde Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe você também. Contribua com uma boa idéia!