Por Anna Monteiro/Seduc
Do ponto de vista histórico, a Educação Infantil, somente na década de 80, perdeu o caráter de assistencialismo e passou a ser direito garantido pela Constituição Federal. Até a década de 70, a educação da criança esteve sob a responsabilidade, quase que exclusiva, da família. Atualmente, é direito do aluno frequentar um ambiente de socialização, convivência e aprendizagem. A Educação Infantil nos dias de hoje é considerada a primeira etapa da Educação Básica e tem o objetivo de proporcionar condições adequadas para o desenvolvimento do bem-estar infantil, através da promoção do desenvolvimento físico, motor, emocional, social, intelectual e a da ampliação de suas experiências.
Em Juazeiro, durante quase 20 anos o setor ficou estagnado. Pouco foi feito durante esse período para garantir o direito ao acesso a essa educação infantil pública de qualidade, instituída como direito em 1998. A Rede Municipal de Ensino contou, durante esse período, com apenas uma creche construída nos moldes necessários a essa condição. Mas, nos últimos três anos essa realidade vem mudando. De 2008 para cá, mesmo com a precariedade oferecida pela Rede Municipal de Ensino (a maioria das turmas de educação infantil funcionam nas escolas da Rede Básica), a Diretoria de Educação Infantil da Secretaria de Educação e Esportes conseguiu ampliar em mais de 100% as matrículas da creche (de 0 a 3 anos), oferecendo mais oportunidades as crianças da pré-escola.
Porém, o avanço significativo virá com as 18 Escolas de Educação Infantil conquistadas pela Prefeitura de Juazeiro em parceria com o Governo Federal. Cinco já estão em fase de conclusão e na noite dessa quinta-feira (17), foi assinada, no bairro Pedro Raimundo, a ordem de serviço para construção da 11ª creche desse pacote. Com o avanço, serão criadas mais de três mil vagas para o setor e oferecidos espaços adequados para o desenvolvimento integral da criança nos seus primeiros anos de vida. A estrutura das creches do tipo B, por exemplo, dispõem de 8 salas pedagógicas, cozinha, refeitório, laboratório de informática, pátio coberto, secretaria, banheiros com acessibilidade, entre outros ambientes, para atender 240 alunos cada unidade.

Para o prefeito Isaac Carvalho o momento representa a superação de desafios. “Resolvemos mudar Juazeiro a partir da Educação, e essa transformação tem que começar na base, oferecendo educação de qualidade para os pequenos. Encontramos o município negativado, com muitas dívidas, com uma infraestrutura educacional carente e fomos à luta. Já são 13 escolas climatizadas e recursos garantidos para as 18 creches e 21 quadras cobertas. Estamos fazendo o dever de casa direito e levando para os bairros equipamentos públicos que há mais de 20 anos a comunidade espera. Os dados de avaliação do município indicam que os investimentos no setor têm gerado bons resultados e é nesse caminho que vamos seguir”, garantiu o chefe do Executivo.
A repercussão da mudança de perspectiva sobre a Educação Infantil pode ser sentida nos bairros onde as creches estão sendo construídas. No Pedro Raimundo, por exemplo, a moradora Maria do Socorro, desabafou, “tem 27 anos que moro aqui e faz muito tempo que estamos nessa luta. A gente sempre viveu de promessas. Mas, a realidade está mudando, Isaac entendeu que as comunidades carentes precisam de oportunidades, e nada melhor do que a educação para oferecê-las”. Geovane Xavier de Moura, também falou sobre as dificuldades da localidade, “muitas crianças precisam ir para outro bairro e atravessar a pista para ir à escola. Com a creche elas vão ter mais segurança e um ensino de qualidade, pois a estrutura da Escola Infantil que foi apresentada aqui realmente atende às expectativas”.
Os investimentos na primeira infância não param por aí. Desde que Juazeiro criou a Gerência de Educação Infantil em 2009, que posteriormente virou Diretoria, o município vem implementando políticas públicas que cumprem a legislação e buscam resultados sempre superiores. Ações como a construção da Proposta Curricular da Rede, abertura dos primeiros berçários municipais, contratação de auxiliares de classe para as turmas de creche, parceria com ONGs e compra de material didático específico têm contribuído para o reconhecimento, inclusive por parte da imprensa estadual, de Juazeiro como município socialmente responsável com a formação integral da criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe você também. Contribua com uma boa idéia!