sexta-feira, 18 de maio de 2012

Construção de creches consolida a qualidade da Educação Infantil de Juazeiro

Por Anna Monteiro/Seduc

Do ponto de vista histórico, a Educação Infantil, somente na década de 80, perdeu o caráter de assistencialismo e passou a ser direito garantido pela Constituição Federal. Até a década de 70, a educação da criança esteve sob a responsabilidade, quase que exclusiva, da família. Atualmente, é direito do aluno frequentar um ambiente de socialização, convivência e aprendizagem. A Educação Infantil nos dias de hoje é considerada a primeira etapa da Educação Básica e tem o objetivo de proporcionar condições adequadas para o desenvolvimento do bem-estar infantil, através da promoção do desenvolvimento físico, motor, emocional, social, intelectual e a da ampliação de suas experiências.
Em Juazeiro, durante quase 20 anos o setor ficou estagnado. Pouco foi feito durante esse período para garantir o direito ao acesso a essa educação infantil pública de qualidade, instituída como direito em 1998. A Rede Municipal de Ensino contou, durante esse período, com apenas uma creche construída nos moldes necessários a essa condição. Mas, nos últimos três anos essa realidade vem mudando. De 2008 para cá, mesmo com a precariedade oferecida pela Rede Municipal de Ensino (a maioria das turmas de educação infantil funcionam nas escolas da Rede Básica), a Diretoria de Educação Infantil da Secretaria de Educação e Esportes conseguiu ampliar em mais de 100% as matrículas da creche (de 0 a 3 anos), oferecendo mais oportunidades as crianças da pré-escola.
Porém, o avanço significativo virá com as 18 Escolas de Educação Infantil conquistadas pela Prefeitura de Juazeiro em parceria com o Governo Federal. Cinco já estão em fase de conclusão e na noite dessa quinta-feira (17), foi assinada, no bairro Pedro Raimundo, a ordem de serviço para construção da 11ª creche desse pacote. Com o avanço, serão criadas mais de três mil vagas para o setor e oferecidos espaços adequados para o desenvolvimento integral da criança nos seus primeiros anos de vida. A estrutura das creches do tipo B, por exemplo, dispõem de 8 salas pedagógicas, cozinha, refeitório, laboratório de informática, pátio coberto, secretaria, banheiros com acessibilidade, entre outros ambientes, para atender 240 alunos cada unidade.
Essa renovação da capacidade física da Rede, na opinião do titular da pasta, Clériston Andrade, consolida o trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual gestão. “Em termos de projetos, formação profissional e aquisição de material pedagógico, a Educação Infantil já está na frente. Iniciativas como o programa de incentivo à leitura É Hora de Ler; as Bebetecas – compostas de livros paradidáticos para crianças de até 3 anos; o Musicalização – que recentemente ganhou equipamentos musicais para trabalhar os sons com os pequenos; como também a garantia de coordenadores pedagógicos em toda Rede e formação continuada para os educadores, com certeza fazem a diferença. Mas, sem dúvida, as 18 creches concretizarão esses avanços e fornecerão a estrutura adequada para potencialização de todo esse trabalho”, avaliou o secretário na noite de ontem, durante o ato público.
Para o prefeito Isaac Carvalho o momento representa a superação de desafios. “Resolvemos mudar Juazeiro a partir da Educação, e essa transformação tem que começar na base, oferecendo educação de qualidade para os pequenos. Encontramos o município negativado, com muitas dívidas, com uma infraestrutura educacional carente e fomos à luta. Já são 13 escolas climatizadas e recursos garantidos para as 18 creches e 21 quadras cobertas. Estamos fazendo o dever de casa direito e levando para os bairros equipamentos públicos que há mais de 20 anos a comunidade espera. Os dados de avaliação do município indicam que os investimentos no setor têm gerado bons resultados e é nesse caminho que vamos seguir”, garantiu o chefe do Executivo.
A repercussão da mudança de perspectiva sobre a Educação Infantil pode ser sentida nos bairros onde as creches estão sendo construídas. No Pedro Raimundo, por exemplo, a moradora Maria do Socorro, desabafou, “tem 27 anos que moro aqui e faz muito tempo que estamos nessa luta. A gente sempre viveu de promessas. Mas, a realidade está mudando, Isaac entendeu que as comunidades carentes precisam de oportunidades, e nada melhor do que a educação para oferecê-las”. Geovane Xavier de Moura, também falou sobre as dificuldades da localidade, “muitas crianças precisam ir para outro bairro e atravessar a pista para ir à escola. Com a creche elas vão ter mais segurança e um ensino de qualidade, pois a estrutura da Escola Infantil que foi apresentada aqui realmente atende às expectativas”.
Os investimentos na primeira infância não param por aí. Desde que Juazeiro criou a Gerência de Educação Infantil em 2009, que posteriormente virou Diretoria, o município vem implementando políticas públicas que cumprem a legislação e buscam resultados sempre superiores. Ações como a construção da Proposta Curricular da Rede, abertura dos primeiros berçários municipais, contratação de auxiliares de classe para as turmas de creche, parceria com ONGs e compra de material didático específico têm contribuído para o reconhecimento, inclusive por parte da imprensa estadual, de Juazeiro como município socialmente responsável com a formação integral da criança.

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