segunda-feira, 30 de abril de 2012

Comunidade da Fazenda Sobradinho recebe escola climatizada

Por Anna Monteiro/Seduc

Na noite do último sábado (28), o prefeito Isaac Carvalho entregou a 12ª unidade de ensino reformada, ampliada e climatizada na zona rural do município. Desta vez, a comunidade da Fazenda Sobradinho, localizada no Junco – Salitre foi a beneficiada com a obra que reestruturou o prédio e mudou a realidade dos alunos. A Escola Municipal Maria do Carmo Sá Nogueira agora conta com novas salas de aula, laboratório de informática, cantina, refeitório, banheiros com acessibilidade, secretaria, e pátio de lazer coberto.
Segundo depoimento de educadores, a recuperação da infraestrutura da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro tem interferido positivamente na aprendizagem das crianças e adolescentes. “Os alunos sofriam muito com o calor e por isso não conseguiam se concentrar nas aulas. Como o problema não existe mais, eles passaram a ter mais atenção”, garantiu a gestora Katiane Soares.
A diretora também falou sobre apoio, “nessa gestão encontramos a base que sempre desejamos para a educação. Hoje os alunos podem bater no peito e dizer que têm escola bonita e ensino de qualidade”. As opiniões da comunidade endossaram as palavras da representante dos educadores. De acordo com o presidente da Associação de Moradores, Pedro Pereira, a obra da escola foi a mais importante que o Salitre já recebeu, “o prefeito é um homem do campo como eu e sabe da importância que tem a educação. É através do estudo que podemos oferecer um futuro melhor para nossos filhos, e isso acaba de ser garantido aqui para a Fazenda Sobradinho”.
Em seu discurso Isaac Carvalho falou sobre mais duas escolas que serão beneficiadas no Salitre, “a Bernadete Braga será entregue agora no mês de maio, e as obras da escola da Passagem do Sargento terão início em junho. Ao total serão três escolas climatizadas aqui no distrito. O Salitre tem um grande potencial agrícola, que contribui para o desenvolvimento do município, e durante muito tempo foi esquecido pelo poder público. Hoje a gente tem a alegria de entregar essa primeira escola, e comemorar a saída da estagnação”.
Para o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, cuidar bem da formação do aluno sempre foi prioridade. “O professor agora é valorizado, a rede física está sendo recuperada e muitos programas foram implantados. Tudo isso é para que a criança aprenda, tenha esperança e sonhe alto”, afirmou. Na oportunidade o titular da pasta também fez referência ao Dia Nacional da Educação (28 de abril), “sem dúvida nos orgulha poder comemorar esta data entregando mais uma escola climatizada para Juazeiro”.
A programação da Educação continua esta semana. Nesta segunda-feira (30) será anunciada a reforma, ampliação e climatização da Escola Piloto Mandacaru, na quarta-feira (02) será assinada a ordem de serviço para construção de uma creche no bairro Piranga II e na quinta-feira a ordem de serviço será assinada no João Paulo II. Os atos públicos estão marcados para as 18h30.

Alunos da Escola Piloto Mandacaru entrevistam Prefeito Isaac Carvalho

Ascom/PMJ

No final da tarde de sexta-feira (27), um grupo de alunos da Escola Piloto Mandacaru entrevistaram o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, ex-aluno da escola do projeto de irrigação, que fica a 15 km da sede do município.
De acordo com o secretário escolar, Halisson Almeida, este momento faz parte das comemorações dos 39 anos, que busca resgatar as memórias da unidade escolar. E o ilustre ex-aluno foi escolhido para ser o primeiro entrevistado. “O próximo dia 30 é o aniversário do prefeito. Então nada melhor do que alinhar as comemorações, já que o prefeito é do Mandacaru e estudou na Escola Piloto”, declarou Almeida. No encontro os estudantes fizeram perguntas ao prefeito diferentes das realizadas por profissionais, como a professora que mais o marcou, as lembranças dos momentos de diversão, dentre outras perguntas pessoais, como a função de pai, o que mais lhe causou tristeza, sonhos futuros e também sobre a gestão.
“É muito gratificante receber os alunos da escola onde estudei. Responder a perguntas que geralmente não me fazem. Foi um momento muito bom, me fez relembrar de um passado onde iniciei a minha formação para ser o cidadão que sou hoje”, sublinhou o prefeito Isaac.
Questionados sobre a situação de ter um conterrâneo no cargo mais importante do município, responderam sem titubear. “dá orgulho”, como disse prontamente a estudante Gabriela Gouveia Nascimento. A reportagem também perguntou se eles pensam em um dia chegarem a um cargo público, como prefeito, vereador, deputado, etc, já que o prefeito da cidade é do mesmo lugar onde moram. “É muita responsabilidade. Agora não tem como responder. Vamos esperar o futuro para saber o que vai acontecer”, disse o estudante Maurílio dos Santos.
Ao final da entrevista, o prefeito Isaac deixou uma mensagem aos estudantes para que nunca deixem de estudar e sempre manter a humildade e o caráter, para que sejam bons cidadãos. “Invistam sempre na formação de vocês. Se esforcem ao máximo para que sejam bons profissionais e cidadãos. O nosso futuro é o reflexo das nossas atitudes no presente. Busquem sempre estudar e respeitar aos próximos”, finalizou o prefeito.
Na próxima segunda-feira (30) a Escola Piloto Mandacaru receberá o prefeito Isaac Carvalho para que seja dada a ordem de serviço da obra de reforma e ampliação, com construção de novas salas, laboratório de informática e climatização.

Juazeiro tem o maior recurso aprovado na Bahia para o Programa de Saúde da Escola

Por Vânia Castro/Sesau

Juazeiro está em primeiro lugar na Bahia e entre os 20 municípios do Brasil que receberá maior repasse de recursos para serem destinados ao Programa de Saúde na Escola (PSE). A informação está publicada no site www.saude.gov.br e pode ser encontrada nas Portarias: nº. 524, de 26 de março de 2012 e nº. 3014, de 20 de dezembro de 2011.
A verba de R$ 355,1 mil já está aprovada e será utilizada durante 1 ano para o desenvolvimento das atividades, como aquisição de insumos em geral, materiais de escritório e expediente, equipamentos de informática, compra de balanças, cadernetas de saúde, escovodrómo, materiais para exames clínicos e gráficos, dentre outros.
Em média serão gastos por mês pelas 53 Equipes de Saúde da Família R$ 29,5 mil. Tendo como público alvo estudantes de 5 a 19 anos das escolas municipais, o PSE faz parte de mais uma política pública intersetorial entre as Secretarias da Saúde e Educação que visa desenvolver ações de prevenção e promoção à Saúde nas crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico.
Desde novembro de 2010 que as Secretarias da Saúde e Educação estiveram empenhadas junto aos respectivos Ministérios para adesão do Programa, conquistada em fevereiro do ano passado. O primeiro momento do PSE em Juazeiro, aconteceu de 05 a 09 de março deste ano beneficiando mais de 25 mil estudantes de 5 a 19 anos (público alvo do Programa) das escolas municipais e estaduais. 
As atividades do PSE já estão sendo incorporadas no calendário das escolas municipais, estaduais e nas Unidades de Saúde da Família. A previsão é que a partir de maio, a programação seja retomada, com ações diversas: vacinação, palestras para prevenção de doenças, atividades de promoção à saúde, prevenção da hipertensão, dentre outras.  
“A prefeitura continuará empenhada em aderir às políticas públicas que ofereçam mais qualidade de vida para a comunidade, sendo esta uma das prioridades da gestão. A adesão não foi obrigatória, mas mesmo assim o município aderiu, reafirmando o compromisso com a saúde e educação. Esta ação é uma forma intersetorial de promover saúde e prevenir doenças com a integração de ações da saúde e educação, alcançando desta forma, bons resultados para a comunidade”, afirmou o secretário da Saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa. 
O Programa Saúde na Escola também tem a parceria da Comissão do Pró-Selo Unicef e Prefeito Amigo da Criança.
Ministério avalia saúde de Juazeiro como melhor na Bahia

No inicio do mês de março deste ano, os serviços de Saúde em Juazeiro receberam boa avaliação do Ministério da Saúde. A pontuação de 6,24 colocou Juazeiro na liderança do ranking dos municípios de médio porte da Bahia e na quarta posição entre as capitais do Nordeste, além de ter ficado acima da média nacional, avaliada em 5,47, e na frente de Salvador, Recife e Petrolina.

Seminário discute (In) disciplina nos programas de Correção de Fluxo

Por Anna Monteiro/Seduc

 Em sua terceira edição, o Seminário sobre (In) Disciplina Escolar reuniu na manhã desta sexta-feira (27), professores, coordenadores e gestores que trabalham com os programas de correção de fluxo Se Liga e Acelera Brasil, em torno do tema “Como se conquistar a disciplina na escola para que se efetive a aprendizagem”. O encontro aconteceu no Grande Hotel de Juazeiro, e o clima do ambiente provocou o despertar afetivo dos participantes.
Segundo dados diagnosticados pela Secretaria de Educação e Esportes é senso comum entre os educadores que a falta de disciplina atrapalha o processo de ensino-aprendizagem. “O Seminário surge exatamente com a proposta de estudar e discutir esse problema. Durante esses três anos já observamos avanços e resultados positivos advindos de momentos como esse, onde oferecemos material teórico e prático, e fomentamos o debate e a troca de experiências”, garantiu a coordenadora Denise Simone Farias.
O secretário da pasta, Clériston Andrade, na abertura do Seminário fez referência a uma frase vista no vídeo exibido, “gostei da citação que diz que todo aluno é capaz de aprender e todo professor de ensinar. Acredito nessa afirmação, e digo que os profissionais do Se Liga e Acelera fazem à diferença, pois são capacitados através de formações continuadas, trabalham com material didático específico e estão aptos a atender as necessidades dos alunos que se encontram distorcidos na idade/série. Considero importante a discussão sobre o tema, pois para que o aluno aprenda é preciso disciplina (que deve ser assimilada naturalmente e não imposta)”.
 A professora do Se Liga, que participou das três edições, avaliou, “os benefícios são reais. A gente leva para sala de aula o que aprende aqui e o cenário tem mudado bastante. Com carinho, atenção, cuidado e dedicação já conseguimos melhorar bastante a questão da indisciplina”. Rosângela Pereira, educadora do Acelera confirmou, “esses Seminários nos ajudam muito. O aluno que é repetente, naturalmente é um pouco mais indisciplinado e nós temos que ter subsídios para transformar essa situação. E isso nós só conseguimos com a troca de experiências”.
O III Seminário sobre (In) Disciplina teve como palestrantes convidadas a Assistente Social, Carla Theophilo e a Psicanalista Clínica, Eliana Sicsú. Na ocasião também foram apresentados dados sobre o Instituto Ayrton Senna, que é o mentor dos programas em parceria com os municípios.

Parque Residencial ganha Escola de Educação Infantil

Por Anna Monteiro/Seduc

Em uma das plenárias realizadas pelo programa Prefeitura nas Comunidades, a população do bairro Parque Residencial elegeu como prioridade a construção de uma creche. A devolutiva às famílias foi realizada na noite de quinta-feira (26), com a assinatura da ordem de serviço da 8ª Escola de Educação Infantil, que será instalada no local. Participaram do ato público o prefeito Isaac Carvalho, o Secretário de Educação e Esportes Clériston Andrade, o subsecretário da SERIN Pedro Alcântara, vereadores da bancada governista, o engenheiro responsável pela obra e comunitários.
O Parque Residencial, que desde o seu surgimento nunca recebeu um equipamento público do município (possui apenas uma escola estadual), ganhou uma creche do tipo B, com capacidade para atender 240 crianças. De acordo com descrições do projeto, a obra contará com as adequações necessárias para o uso por parte dos portadores de necessidades especiais, em consonância a legislação vigente. Para tal fim, serão criadas rotas sinalizadas acessíveis que ligarão os ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação, como salas de aula, fraldários, bibliotecas, salas de leitura, informática e sanitários.
O pai de família Agnaldo de Lima demonstrou entender bem o que a obra representará. “Haverá inclusão e oportunidade para todos. É com grande alegria que recebemos a creche que chega para nosso bairro. A estrutura apresentada é muito boa e supera nossas expectativas. Investir na educação é oferecer a perspectiva de um futuro bem melhor, longe das ruas e das drogas. Com certeza, a Escola de Educação Infantil fará a diferença no nosso bairro”, afirmou.
A moradora Liziane de Souza falou sobre a mudança que a creche ocasionará em sua vida e na de muitas mães do bairro, “tenho uma filha que está na educação infantil e estuda em escola particular. Quando a obra estiver pronta vou transferi-la para a rede pública. Então vai sobrar um dinheirinho para que a gente tenha um pouco mais de tranquilidade. Vai tirar do sufoco muita mãe por aqui”. Em nome da comunidade, o presidente da Associação de Moradores agradeceu, “essa é uma noite especial, que representa o início da concretização de um sonho. A iniciativa traz educação e desenvolvimento social para nosso povo”.
O prefeito Isaac Carvalho discursou sobre as ações que contemplam para o Parque Residencial, “estamos construindo um posto de saúde, e ao lado será iniciada a obra da creche. Também temos as quadras poliesportivas cobertas que beneficiarão a região. Ao total serão 18 creches construídas em Juazeiro, através de uma parceria com o Governo Federal e contrapartida do município. As obras estão por toda parte, e atendem as prioridades eleitas nas plenárias do Prefeitura nas Comunidades”.
O titular da pasta, Clériston Andrade endossou, “o que o governo está fazendo é investir na coisa principal, que é a educação. Esse é o bem mais preciso que pode ser deixado, porque ninguém toma das pessoas o conhecimento”. Na oportunidade, Pedro Alcântara cobrou do engenheiro que a obra fosse realizada com alma e coração. “Esse equipamento acolherá muitas crianças que precisam dessa atenção especial. O cenário da educação de Juazeiro mudou. Antes no interior existiam escolas que não tinham nem bebedouro. Agora no meio do semiárido tem até escola com ar condicionado. Essa é a verdadeira mudança”, complementou o subsecretário.

Reunião define realização do 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef

Por Anna Monteiro/Seduc

Uma reunião, realizada na manhã de quinta-feira (26), no Centro de Saúde III, definiu os rumos da realização do 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef. Participaram do encontro, membros da Comissão em prol do Selo, Grupos de Trabalho (GTs), representantes de escolas do município e adolescentes. O Fórum será realizado no mês de junho e a organização aguarda apenas a confirmação da data por parte da equipe do Unicef.
Na última semana, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Elzirene Oliveira, e a adolescente Maria Luiza de Souza, participaram em Feira de Santana de um Encontro Estadual dos municípios que aderiram ao Selo, que teve como objetivo capacitar os participantes para realização do Fórum Comunitário. Na reunião de hoje, as duas representantes socializaram as novas informações com os demais membros.
De acordo com as explanações, o Fórum 2012 servirá para avaliação das ações desenvolvidas pelo município no período de 2009 a 2012. “Será o momento dos diversos segmentos da comunidade e o mediador do Selo avaliarem o quanto Juazeiro avançou em relação ao Plano de Ação elaborado no 1º Fórum no ano de 2010, bem como os resultados dos temas de Participação Social. O mediador do Selo também irá avaliar o grau de funcionamento do CMDCA e do Conselho Tutelar”, explicou Elzirene.
Segundo a coordenadora municipal da comissão em prol do Selo, Juazeiro saiu na frente e solicitou a presença do mediador do Unicef no mês de dezembro do ano passado. “Dos 417 municípios baianos, 204 aderiram ao Selo em 2009 e apenas 117 ainda estão concorrendo. Até o momento estamos indo bem na avaliação e aguardando a confirmação da data de realização do Fórum, que precisa ser validada pelo Unicef”.
Maria Luiza, falou sobre a importância da participação dos adolescentes em todo o processo. “Acho ótimo, porque o que nós queremos é ter voz e vez. Estou feliz de ter representado Juazeiro no encontro estadual e de estar participando ativamente da construção desse Fórum. Essa é uma experiência única, que vou levar para vida”, revelou a adolescente de 12 anos.

Comissões em prol dos Selos Abrinq e Unicef se reúnem com instituições civis organizadas

Por Anna Monteiro/Seduc

As Comissões municipais em prol dos Selos Abrinq e Unicef realizaram na noite de terça-feira (24), uma reunião com instituições civis organizadas com o objetivo de apresentar a Rede de Proteção à Criança e Adolescente de Juazeiro, bem como socializar e discutir ações desenvolvidas junto ao público alvo, e angariar apoios para o fomento de políticas públicas que beneficiem o segmento.
O encontro foi realizado no auditório da UNEB e contou com a participação de representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Agrovale; ONGs (Lar Feliz, Naenda, creche Maria Hozana e Professora Cristina); grupos de trabalho do Saúde e Prevenção na Escola, Meio Ambiente, Cultura Afro e Etnia; Sindicato dos Comerciários e Secretaria de Educação e Esportes.
De acordo com a coordenadora municipal do Selo Unicef, Luana Rodrigues, a iniciativa parte do princípio de que cuidar bem das crianças e adolescentes é dever de todos. “Não é só papel do governo. Todo cidadão deve propor, realizar e cobrar. Esse momento serve para que a gente troque experiências, saiba do que está sendo realizado nas diferentes instâncias e convirja ações”, explicou.
Para Ana Paula Vital, as empresas privadas têm papel importante nesse sentido. “Cuidando bem das crianças e adolescentes estamos preparando um futuro melhor, com profissionais mais capacitados e com melhores expectativas de qualidade de vida. Todos nós ganhamos. A Agrovale tem uma parceria com o município e já desenvolve algumas ações em escolas. É preciso que mais pessoas, mais setores da sociedade se engajem nessa luta, que é de toda sociedade”, argumentou a gestora de RH.
Na avaliação das Comissões o resultado foi positivo. “Esses encontros fortalecem a Rede de Proteção e nosso objetivo é continuar estreitando os laços. Realizaremos um Fórum Comunitário em breve e esperamos contar com a participação de todas essas representações, para que possamos elevar o nível das discussões”, finalizou Luana.

7ª creche será construída no bairro Piranga I

Por Anna Manteiro/Seduc

A Educação Infantil de Juazeiro ganhou mais um reforço na noite de quarta-feira (25), com a assinatura da ordem de serviço da 7ª creche a ser construída no município pela atual administração. A nova unidade, que é do tipo B e tem capacidade para atender 240 alunos, beneficiará o bairro Piranga I. Ao total, a Rede Municipal de Ensino receberá 18 escolas do gênero, ampliando consideravelmente a capacidade de matrículas das crianças de 0 a 5 anos, que de 2008 para 2012 já cresceu mais de 100%.
“As novas Escolas de Educação Infantil mudam, inclusive, a concepção de assistencialismo que era trabalhada nas creches antigamente”, garantiu o secretário de Educação e Esportes Clériston Andrade. De acordo com o titular da pasta, as ‘Super Creches’, que estão sendo construídas em Juazeiro, oferecem espaços de educação, lazer e socialização. “Antes as creches serviam apenas como lugar que as mães deixavam os filhos para ir trabalhar. Hoje, as Escolas de Educação Infantil já começam a promover a formação integral do aluno”, explicou aos moradores que prestigiaram a assinatura da ordem de serviço.
O vice-presidente da Associação de Moradores do Piranga I, Antônio Celso da Silva, revelou na ocasião que há mais de 20 anos o bairro não recebia uma grande obra. “Entrou político, saiu político e ninguém fez nada pela nossa comunidade. Só agora estamos vendo a chegada de um equipamento público que realmente vai beneficiar a população. A creche é um pleito antigo, que as famílias esperam com ansiedade. Sem dúvida, fará a diferença na vida de muitas mães que trabalham na roça, recebem um salário mínimo e tem que tirar dinheiro do bolso para pagar babá.”, disse o representante dos moradores em tom de desabafo.
Em seu discurso, o prefeito Isaac Carvalho rebateu as críticas de quem torce contra, “tem gente que comemora quando as coisas não dão certo, mas Juazeiro já aprendeu a rejeitar os que não querem o crescimento da cidade. Quanto mais a oposição fala, mais eu tenho estímulo para trabalhar. As obras estão acontecendo e contra fatos não há argumentos. Sabemos que ainda tem muito a ser feito, mas não se muda em 3 anos o que deixaram de fazer em 20, principalmente com a dívida enorme que encontramos”. Para o Piranga I, o chefe do Executivo ainda anunciou outras ações provenientes do projeto de intervenção urbana do PAC 2, “o bairro está inserido na área a ser contemplada e o projeto prevê a construção de posto de saúde e espaço de lazer, entre outras obras”.
O subsecretário de Relações Institucionais da Bahia, Pedro Alcântara, afirmou que nunca viu um prefeito fazer tanto pela Educação, principalmente em tão pouco tempo. “Os que cobram são aqueles que já passaram pelo governo e não fizeram nada. A Educação de Juazeiro hoje é nota 10 e só não enxerga isso quem não quer ver. Essas creches, sem dúvida, serão de grande importância para o Piranga I e para as outras comunidades contempladas”, ressaltou em sua fala. A presidente do bairro Jailde dos Santos também reconheceu, “há muito tempo esperamos por isso. Sem dúvida recebemos a creche com alegria, e com a esperança de um futuro melhor para nosso bairro”.

Secretário de Educação e Esportes de Juazeiro visita obras

Por Anna Monteiro/ SEDUC

O secretário de Educação e Esportes de Juazeiro, acompanhado do Diretor Administrativo Willames Chrisóstomo, visitaram na tarde  de quinta-feira (25), as obras de construção da 6º creche, no bairro João XXIII, e de cobertura da quadra do Colégio Paulo VI.
No João XXIII está sendo construída uma Escola de Educação Infantil do tipo C, que atenderá 120 alunos em uma estrutura que contará com quatro salas pedagógicas, laboratório de informática, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria e banheiros com acessibilidade, entre outros ambientes.
“Estamos felizes de ver os homens da construtora aqui trabalhando e a creche chega na hora certa. Ter uma escola infantil como essa sempre foi o grande anseio da nossa comunidade. Pode perguntar a quem for, de casa em casa, que grande maioria vai confirmar o que digo. A creche será uma grande benfeitoria para nosso bairro e o que é bom nós temos que reconhecer”, afirmou o presidente do bairro, Luis Siqueira Moraes, mais conhecido como Índio.
Morando a poucos passos da creche, a dona de casa Nilmara Lima Pereira, falou sobre o sentimento de realização. “Vai valorizar a minha rua, nosso bairro e beneficiar toda a comunidade. Com essa escola as mães poderão ir trabalhar tranquilas, pois saberão que os filhos estarão bem cuidados. Com certeza esse é um sonho que começa a se tornar real”, relatou.
O secretário Clériston Andrade também comentou sobre o início da obra, “tivemos um problema no primeiro dia de construção, que foi rapidamente solucionado, garantindo a continuidade da obra. Essa é uma grande conquista do povo de Juazeiro que há 20 anos não vê a construção de uma creche. O governo atual conseguiu 18 e essa é a sexta obra iniciada. Ainda hoje teremos mais uma assinatura de ordem de serviço no bairro Piranga I e amanhã no Parque Residencial”.
Ginásio Paulo VI 

No Colégio Paulo VI a obra está bem adiantada e deverá ser concluída no início do mês de junho. “Na verdade será um mini ginásio que atenderá aos alunos e comunidade. A quadra coberta, com palco fixo, vestiários, banheiros, salas de reuniões e pré-seleção, oferecerá toda estrutura necessária para atender as demandas dos usuários e atletas”, explicou o titular da pasta.
Em uma conversa informal que teve com o secretário durante a visita, o professor Wash Alves Batista falou sobre as dificuldades sofridas durante anos. “A gente fazia gincana e outros eventos no sol quente, e agora vai ser uma maravilha. O Paulo VI vai ter orgulho de sediar jogos escolares, por exemplo. Essa obra é o sonho de muitos que já foram alunos, dos professores e dos estudantes de hoje”, assegurou o educador.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

1200 alunos participam da 4ª etapa do Circuito Esportivo

Por ASSCOM / SEDUC

Participaram na semana passada da 4ª etapa do Circuito Esportivo, promovido pela Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC), as escolas municipais Piloto Mandacaru, Bolivar Santana, 25 de Julho, Dinorah Albernaz M. da Silva e Terezinha Ferreira Oliveira. Em torno de 1200 alunos praticaram futebol, vôlei, baleô, futsal, capoeira, atletismo e recreação, e aprenderam que o esporte é um instrumento socializador.
Como nas etapas anteriores, o evento foi realizado com sucesso e total aceitação dos alunos e profissionais envolvidos. O Circuito, que não tem caráter competitivo, em cada etapa ganha novos adeptos do esporte. De acordo com a coordenadora Iracelma Santos, “o evento faz com que os alunos interajam, se sintam valorizados e despertem para prática esportiva. Vivemos hoje no Mandacaru uma manhã diferente, que sem dúvida ficará na memória dessas crianças”.
Na opinião da coordenação da comissão em prol do Selo Unicef, Luana Rodrigues, o evento é importante porque promove um momento diferente, que traz bons resultados. Mas, o essencial, segundo ela, são os projetos continuados. “O município investe bastante no esporte educacional e nós podemos observar isso em programas como Segundo Tempo e Mais Educação, entre outras ações pontuais de escolas e da própria SEDUC”.

Prefeito assina ordem de serviço de mais duas creches nesta semana

Por Anna Monteiro/Seduc

Nesta semana o prefeito Isaac Carvalho assinará a ordem de serviço para construção de mais duas creches no município. Nesta quarta-feira (25), será a vez do bairro Piranga I receber a comitiva de governo para o ato público, que acontecerá na Associação de Moradores do bairro. 
Na quinta-feira (26), a Associação de Moradores do bairro Parque Residencial, será o espaço utilizado para o momento simbólico. As solenidades acontecerão sempre às 18h30. 
18 Escolas de Educação Infantil foram conseguidas pela atual administração, junto ao Governo Federal. Cinco estão em fase de conclusão, 10 são provenientes de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), e três do projeto de intervenção urbana, também do PAC 2. O número reduz consideravelmente o déficit histórico do município, que há mais de 20 anos não constrói nenhuma unidade.

400 crianças e adolescentes participaram da 10ª Corrida Tiradentinhos

 Por Anna Monteiro/Seduc

Em torno de 400 crianças e adolescentes, entre 7 e 14 anos, participaram no último sábado (21) da Corrida Tiradentinhos. O evento, que tem como objetivo estimular a prática da atividade física e educar através do esporte, foi considerado um sucesso pelos organizadores, principalmente nos quesitos organização e participação da comunidade. A prova, que todo ano precede a Meia Maratona, é também uma oportunidade para que os pequenos possam mostrar seus talentos.
Surgida na década de 80 por iniciativa dos moradores da Rua Tiradentes, a corrida tornou-se oficial há dez anos. Hoje faz parte do calendário de eventos esportivos de Juazeiro e é registrada na Superintendência de Esportes da Bahia (SUDESB). De acordo com o vice-presidente da Associação, José Antônio da Silva, a edição deste ano foi uma das melhores, “graças ao apoio que tivemos da prefeitura pudemos realizar uma bonita festa para as famílias. Além disso, a iniciativa também tem cunho social, “os alimentos arrecadados com as inscrições serão doados a instituições de caridade”, garantiu o representante da Associação de Moradores da Rua Tiradentes.
Além da estrutura física, que contou com funil de chegada, a Tiradentinhos recebeu o suporte de educadores físicos e de outros profissionais da Gerência de Esportes do município, como também a parceria do Corpo de Bombeiros e da SAMU. “Nossa preocupação vai desde o lanche e a água, até a segurança com a saúde. O investimento no desporto do município é amplo e contempla o esporte educacional, profissional e amador”, explicou o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade.
A Tiradentinhos foi dividida em 04 baterias e os primeiros colocados de cada categoria (masculino e feminino) receberam brindes e troféus. Os demais participantes ganharam medalhas de participação. Ana Gabriela de Barros, de apenas 8 anos, ficou feliz de competir. “Foi a primeira vez que participei e gostei muito. Às vezes eu peço para correr com os meus pais, mas eles não deixam, então hoje foi minha vez de brincar”, revelou a atleta mirim. O primeiro lugar da categoria entre 7 e 8 anos, Ramon da Silva, disse que não se preparou e que apenas corria na rua com os amigos, “dei tudo de mim e consegui vencer. Estou muito feliz”.
Para Leidjane da Silva, a Tiradentinhos é uma ótima motivação para as crianças da rua e de outros bairros. “A gente vê muita gente participando e as crianças alegres. Se os nossos filhos crescerem gostando de esporte, vai ser mais fácil deixá-los longe da bebida e das drogas, por exemplo. Acho um evento muito bacana, que deve continuar acontecendo por muito tempo. Esse ano foi tudo muito bem programado e o resultado foi o melhor possível”, avaliou a mãe de Tailana Emanuela, que competiu a primeira vez este ano.

Escola do Mulungu recebe reestruturação total e climatização

Por Anna Monteiro/Seduc

Quando o prefeito Isaac Carvalho e o secretário de Educação e Esportes Clériston Andrade anunciaram, no final do ano passado, a reforma, ampliação e climatização da Escola Municipal São Francisco de Assis, localizada na comunidade de Mulungu –região de Maniçoba, a equipe escolar ficou surpresa. O que era para ser apenas uma pequena obra se transformou em reestruturação total. O resultado pôde ser visto na última sexta-feira (20), quando a unidade de ensino foi entregue aos alunos, professores e pais.
A 11ª escola a ser climatizada na atual gestão foi recebida com festa pela população local. “Nosso prédio de ensino, que está instalado no espaço cedido pela Associação de Moradores, funcionava de forma precária e quase sem estrutura. Os alunos tomavam água direto de uma torneira. Agora nós temos salas com ar condicionado, laboratório de informática, banheiros com acessibilidade, cantina e depósito. Estamos maravilhados porque parece coisa de primeiro mundo”, revelou a gestora Jucilene Maria Dias.
O comunitário Juvenal Lucas da Silva declarou que há muito tempo essa valorização era esperada, “éramos esquecidos. Hoje nos sentimos honrados, pois uma comunidade humilde como a nossa ganhar uma escola como essa é motivo de orgulho. Parece um sonho que nossas crianças agora têm computador e sala climatizada”. Além dos moradores do Mulungu, representantes de outras comunidades foram prestigiar a entrega da nova escola. “Recebemos hoje até a visita de nossos vizinhos aqui do distrito e estamos muito felizes”, garantiu seu Juvenal.
Em seu discurso, o secretário de Educação e Esportes Clériston Andrade, destacou que o pedido foi feito durante uma das plenárias do programa Prefeitura nas Comunidades. “A população da sede e do interior elencou suas prioridades, e o governo vem cumprindo com os compromissos assumidos. Essa é mais uma conquista da Educação de Juazeiro, não só do Mulungu”, explicou. Rebatendo as críticas da oposição, o titular da pasta destacou algumas mudanças que muitas vezes só são sentidas por quem recebe o benefício, “só sabe o valor que tem uma escola com ar condicionado quem vive no meio do semi-árido e foi esquecido pelas gestões anteriores. Para alguns isso pode ser nada, mas para os alunos e professores é tudo”.
O gestor municipal argumentou que muitas vezes coisas simples são transformadoras, “as comunidades querem benefícios coletivos, que atendam à maioria. O Mulungu - Maniçoba, por exemplo, tem grande importância para o desenvolvimento agrícola do município, e as crianças daqui passaram muito tempo sem receber a atenção merecida. A nova escola com certeza oferecerá condições mais dignas para o futuro desses alunos. Uma educação melhor, uma estrada, uma ponte é que às vezes fazem à diferença”. Até o mês de junho mais seis escolas climatizadas serão entregues no município.

Concurso de Redação “Quem é Quem” premiará alunos da Rede Municipal de Ensino

 Por Anna Monteiro/Seduc

Foi lançado na tarde de quinta-feira (19) o Concurso de Redação “Quem é Quem”, que premiará os quatro melhores alunos por série da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro. A iniciativa, proposta pelo Lions Clube conta com a parceria e coordenação da Secretaria de Educação e Esportes, e tem como objetivo fazer com que estudantes do Ensino Fundamental possam conhecer e valorizar pessoas que emprestaram seu nome às ruas, avenidas e praças da cidade. O evento simbólico foi realizado no auditório da SEDUC, durante o encontro de gestores.
De acordo com o regulamento podem participar alunos de 5ª a 8ª séries da Rede Pública Municipal. Cada estudante concorrerá individualmente, com apenas uma redação, sendo que cada escola só poderá inscrever uma por série. Os textos, que serão avaliados por uma comissão, deverão ser originais, inéditos, criativos, coerentes e pertinentes ao tema, com ideia e adequação de linguagem. As inscrições na escola acontecerão de 19 a 27 de abril, e os alunos terão o período de 30 de abril a 24 de maio para pesquisa e produção das redações, que deverão ser entregues para análise da comissão julgadora de 26 a 29 de maio. O resultado final será divulgado no dia 13 de junho.
O gestor da Escola Argemiro José da Cruz aprovou, “acho interessante porque o aluno terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da nossa cidade, através das personalidades que se destacaram em diferentes áreas”. De acordo com Paulo Matos, o projeto agrega valor ao trabalho desenvolvido na escola. “Na Argemiro, por exemplo, trabalhamos com uma temática diferente em cada unidade e ao final do bimestre os alunos produzem dissertações sobre o que aprenderam. Então, esse concurso complementa essa prática já trabalhada na Rede Municipal”, acredita Paulo.
A Diretora de Gestão Escolar, Cristine Hermenegildo endossou, “a secretaria de Educação abraçou o projeto principalmente pela oportunidade de aprendizado, tanto da nossa história, quanto de aperfeiçoamento da produção textual”. O representante e ex-presidente do Lions Clube, Herbert Mouze, agradeceu ao apoio da secretaria e também falou sobre a iniciativa que tem sua autoria, “é importante que os adolescentes conheçam os grandes nomes de Juazeiro. Este concurso servirá para que os estudantes descubram os verdadeiros nomes da Praça do Boi, Praça do Jacaré, e muitas outras”.

6º creche será construída no bairro João XXIII

Por Anna Monteiro/Seduc


Na noite de quinta-feira (19), no bairro João XXIII, foi assinada a ordem de serviço para construção da 6º creche do atual governo. Ao total 18 Escolas de Educação Infantil serão construídas, sendo que cinco já estão em fase de conclusão e serão entregues a partir do mês de maio. O número representa o início da redução do déficit histórico de Juazeiro, que há mais de 20 anos não recebe nenhuma unidade. O ato público, que foi realizado na Escola Municipal Maria Franca Pires, contou com a presença do prefeito Isaac Carvalho, do secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, vereadores da base aliada, comitiva de governo e comunidade.
A creche do João XXIII será do tipo C, atenderá 120 alunos e sua estrutura contará com quatro salas pedagógicas, laboratório de informática, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria e banheiros com acessibilidade, entre outros ambientes. No cronograma de ordem de serviço, os próximos bairros beneficiados serão: Dom Tomaz, João Paulo II, Piranga I e II, Pedro Raimundo, Piranga Velha, Parque Residencial, Jardim Flórida e Itaberaba. Todas as unidades foram conseguidas através de articulação política e parceria com o Governo Federal. As cinco primeiras são provenientes do ProInfância, as outras dez do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e três do projeto de intervenção urbana, também do PAC 2.
De acordo com o secretário Clériston Andrade, as “Super Creches”, como foram apelidadas pelo então Ministro Fernando Haddad, oferecem estruturas muito bem preparadas para o desenvolvimento dos alunos. “Antigamente as creches serviam apenas para guardar crianças e a educação infantil era assistencialista. Essa concepção mudou e as Escolas de Educação Infantil passaram a formar o aluno na sua integralidade. Essas 18 unidades que estão chegando para Juazeiro farão toda a diferença nesse contexto, pois oferecerão os espaços adequados para que essa nova prática seja desenvolvida da melhor maneira possível”, avaliou o titular da pasta. 
O prefeito Isaac Carvalho cobrou agilidade da empresa que ganhou a licitação da obra, “vocês estão se comprometendo aqui de público que amanhã já começarão a trabalhar e nós esperamos que o serviço seja cumprido dentro do prazo estabelecido”. Sobre os avanços da Educação, o chefe do Executivo destacou a reforma de 25 escolas, sendo 10 climatizadas; a conquista de 7 ônibus e 2 lanchas escolares; construção da Escola de Formação de Professores (única do interior da Bahia) e da primeira Escola de Tempo Integral;  o retorno do Segundo Tempo e a parceria com o Mais Educação; eleição direta para gestores; concurso público e aumento de mais de 70% para os professores.
Segundo dados fornecidos pela Diretoria de Educação Infantil, as mudanças do setor são visíveis a partir das matrículas. “Nós aumentamos em mais de 100% as matrículas da creche (alunos de 0 a 3 anos), do ano de 2008 para cá. Nesse período nós absorvemos 2.050 alunos a mais na Rede Municipal de Ensino. Com as novas creches nós conseguiremos atender a um número bem maior, dentro de uma estrutura adequada. O momento é sem dúvida de grande avanço”, explicou Miranery Amorim.
A repercussão entre os presentes foi positiva. Para a comunitária Luciana Cesária da Silva, a creche beneficiará muitas famílias. “Muitas mães aqui do bairro estão sem trabalhar porque não tem com quem deixar seus filhos. Por falta de suporte, muitas crianças daqui ficam a mercê da sorte. Essa Escola de Educação Infantil trará oportunidades para os alunos e dignidade para muitas mães, que poderão voltar a trabalhar e ajudar no sustento do lar”. Entre os discursos dos vereadores da bancada governista, o tom enfático de Zó chamou atenção, “precisou Juazeiro colocar um homem do campo na prefeitura para que a Educação do município melhorasse. Muitos doutores já passaram e só Isaac tratou o setor como prioridade”. Também parabenizaram os avanços os parlamentares Bené Marques, Mozaniel Porfírio e Janeleide Pereira.

Escolas do município recebem visita do Conselho Tutelar, CMDCA e PETI

Por ASSCOM / SEDUC

Equipes do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) visitaram, na última semana, escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro. O encontro teve como objetivo apresentar programas sociais e conversar sobre direitos com as crianças e adolescentes.
Com as palestras os alunos parecem ter aprendido bastante. Joanderson dos Santos comentou que não sabia que criança não podia trabalhar e se comprometeu ainda mais com os estudos. “Gostei muito de tudo que aprendi hoje, e com certeza a partir de agora vou me dedicar mais a escola para ter um futuro melhor”, afirmou o aluno do 4º ano.
Amanda Rodrigues, do 5º ano, também demonstrou compromisso, “estudar é muito importante e o Estatuto da Criança e do Adolescente nos garante esse direito. Pretendo concluir o ensino médio e fazer uma faculdade para ter mais oportunidades na vida”. Sobre direitos, Evelyn Marques ficou afiada, “a gente tem que cuidar da saúde, estudar, ter uma alimentação saudável, uma boa higiene pessoal para evitar doenças, e brincar muito”.
A iniciativa para levar informações dos órgãos de proteção social ao conhecimento do seu público alvo e sociedade foi aprovada pelos alunos e professores. “As pessoas precisam entender como funciona essa rede de proteção, qual a atribuição de cada um, para saber onde e como buscar seus direitos”, afirmou a professora Sângela Silva. A coordenadora pedagógica Luzia Soares opinou, “sugiro que essa ação faça parte do calendário escolar e que da próxima vez aconteça com a participação dos pais”.
Na oportunidade, a Conselheira Tutelar Risete Dias falou sobre a política de proteção do município para esse público, “as ações coordenadas pela prefeitura são de grande importância. Existe um trabalho, que vai além dessa busca pela conquista dos Selos Abrinq e Unicef. Todo o tempo nós vemos uma equipe comprometida e que busca o melhor para nossas crianças e adolescentes”.

Palestras do Conselho Municipal da Juventude movimentam escolas públicas

Por ASSCOM/SEDUC

As palestras do Conselho Municipal da Juventude vêm movimentando muitos adolescentes da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro e já receberam a visita dos conselheiros os alunos do cursinho Pré-Vestibular e da Escola Municipal Mandacaru. O Conselho, que foi criado através da Lei N º 1.835, de 5 de maio de 2005 (alterada pela Lei N º 1.983, de 30 de maio de 2008), é considerado um marco para o segmento e com esta ação, torna-se mais próximo do seu público.
Nos encontros estão sendo abordados os temas: políticas públicas e funções do Conselho. De acordo com o presidente Stallone Araújo, o órgão deve atuar na promoção do acesso à saúde, educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura e convivência comunitária.  “Com essa ação esperamos contribuir para transformação das perspectivas dos jovens de nosso município. É através do Conselho que governo e sociedade civil debatem juntos as políticas públicas e procuram soluções para os desafios”, avalia.
O estudante Carlos Jorge da Silva demonstrou ter absorvido bem as novas informações, “quando a gente sabe que tem um Conselho que defende os nossos interesses fica mais fácil lutar. A iniciativa de trazer representantes do órgão até nós foi acertada, pois muitas vezes vivemos na ignorância. A partir de hoje muita coisa vai mudar para melhor, pelos menos para os alunos aqui da escola Mandacaru”.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Prefeito assina ordem de serviço para construção da 6ª creche em Juazeiro

Por Anna Monteiro/Seduc

Nesta quinta-feira (19), o prefeito Isaac Carvalho fará a assinatura da ordem de serviço para construção de mais uma creche em Juazeiro. O ato público será realizado às 19h, na Escola Municipal Maria Franca Pires, no bairro João XXIII, e toda comunidade está convida a participar. O recurso para as 10 novas unidades, que já foram licitadas, são proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2).
As cinco primeiras Escolas de Educação Infantil, conseguidas através de uma parceria com o programa ProInfância, já estão em fase de conclusão e deverão ser entregues até o próximo mês. “Há mais de 20 anos que o município não construía sequer uma creche. Neste governo, além destas 15, mais três unidades estão previstas no projeto de intervenção urbana do PAC 2”, explica o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade.
A creche que será construída no João XXIII é do tipo C e atenderá 120 alunos. A estrutura da unidade será composta de quatro salas pedagógicas, sala de informática, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria e banheiros com acessibilidade, entre outros ambientes.  

Mulungu receberá a 11ª escola climatizada nesta sexta-feira (20)

Por Anna Monteiro/Seduc

Nesta sexta-feira (20), a comunidade de Mulungu, localizada na região de Maniçoba, receberá a 11ª escola climatizada do atual governo. Participarão do ato público de entrega, que será realizado às 18h30, o prefeito Isaac Carvalho, o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, comitiva de governo, alunos, equipe escolar e comunitários. 
Com a intervenção, a Escola São Francisco de Assis ganhou reforma total e ampliação, com a construção de laboratório de informática e banheiros com acessibilidade. Na época do anúncio da obra, realizado em novembro do ano passado, a gestora mostrou-se surpresa, “esperávamos apenas uma reforma básica e o laboratório de informática. Quando o prefeito anunciou a climatização e as outras melhorias ficamos sem reação. Sempre fomos esquecidos, e agora estamos sendo valorizados”. 

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Comunidade de Itaparica prestigia entrega da 10ª escola climatizada em Juazeiro

Por Raphael Leal/Ascom

Pessoas de várias comunidades da região de Itamotinga e Maniçoba estiveram presentes na inauguração da Escola Municipal São Sebastião, localizada no povoado de Itaparica, distrito de Itamotinga. A escola é a décima unidade climatizada. Acompanharam o prefeito Isaac Carvalho, o secretário de Educação, Clériston Andrade, além de outros secretários de Governo e vereadores.
Durante o ato público a diretora da escola, Suery Taxaman, fez um discurso falando sobre a importância da educação na formação humana e da sociedade, bem como a participação da comunidade. Ela ainda agradeceu a prefeitura municipal por ter cumprido o compromisso assumido. “Aqui temos uma nova escola. O que tínhamos era apenas um prédio quase caindo. Agora os nossos alunos terão maior espaço para diversão e estudo. Todos estão de parabéns por essa conquista”, declarou.
Bastante feliz por ver o lugar onde seus filhos irão estudar Andréa Santos Oliveira relembrou como era a escola, para em seguida agradecer pelo que foi feito. “O que tinha aqui não era escola, era uma casa abandonada que todo governo que entrava só fazia pintar. Os meus filhos agora terão um lugar decente para estudar. Somente o prefeito Isaac que cumpriu o que prometeu. Essa escola ainda vai trazer muita coisa boa para a nossa comunidade”, disse a mãe de aluno.
A presidente da Associação de Itaparica, Dejaneide Alves de Deus, bastante emocionada, ressaltou que a comunidade e a região está muito agradecida, pois além da construção da escola, as estradas foram recuperadas, melhorando o escoamento da produção agrícola e aumentando a possibilidade de desenvolvimento. “Eu me sinto hoje transbordando de alegria. Somente quem passa por aqui sabe das dificuldades. A gente era desprezado. Os que passaram pela prefeitura nunca vieram em Itaparica. Aqui a gente sai pra ir estudar em Itamotinga correndo risco, pois não havia segurança e a estrada era acabada. Hoje nós temos uma boa escola e o transporte para quem estuda em Itamotinga. Esse sim é um governo que olha para as comunidades”, ressaltou.
O ex-secretário e atual assessor especial, Plínio Amorin, participou do evento, juntamente com o reitor do Instituto Federal do Sertão, professor Sebastião Rildo. O magnífico reitor tem uma pequena propriedade na região e relembrou que no Prefeitura das Comunidades ocorrido em Maniçoba, ele fez o pedido de uma intervenção na escola São Sebastião. “Fiz uma solicitação no Prefeitura nas Comunidades e agora vejo o pedido atendido. Fiquei muito satisfeito quando perguntei a uma criança como estava a nova escola e ela me respondeu, ‘tá bem geladinha’, isso para mim é muito gratificante. Parabéns prefeito Isaac e a toda equipe da Secretaria de Educação”, disse Rildo.
O secretário Clériston Andrade agradeceu ao senhor Antônio Ferraz por ter doado o terreno onde foi construída a escola. Andrade ainda deu destaque sobre a importância de investir em educação. “A principal obra, aquela que pavimenta o futuro de crianças, jovens e adultos é a educação. Nenhum discurso é maior do que o da educação. E isso nós estamos fazendo. Estamos investindo na formação humana das pessoas”.
Também apresentando satisfação e com a sensação de mais um dever cumprido, o prefeito Isaac Carvalho destacou o que já foi feito pela educação pública do município de Juazeiro. “Nós estamos investindo na formação e valorização dos professores, também no transporte escolar e na estrutura das escolas para que a educação funcione. Ver no rosto das pessoas a alegria por ter um equipamento que vai trazer desenvolvimento para a comunidade também me faz feliz. Investir em educação é garantir o futuro às comunidades. Para nós isso é muito gratificante”, finalizou o prefeito Isaac.
Na próxima sexta-feira (20), será entregue mais uma escola, dessa vez na comunidade do Mulungu, em Maniçoba, a décima primeira climatizada, com ar-condicioando nas salas de aula.