sexta-feira, 13 de abril de 2012

Capacitação prática do Programa Segundo Tempo é realizada com sucesso

Por Anna Monteiro/Seduc

“Aprender com a prática”. Foi com essa proposta que aconteceu na noite desta quinta-feira (12), mais uma formação para 130 coordenadores e monitores do Programa Segundo Tempo de Juazeiro. A capacitação, que aconteceu no Ginásio de Esportes Aloísio Viana, contou com a participação de três componentes da equipe de colaboradores do Ministério do Esporte na Bahia e o resultado foi considerado positivo pelos envolvidos.
De acordo com a coordenadora do PST no município, Laércia Souza, o grande diferencial desta iniciativa realmente foi a questão metodológica. “Realizamos periodicamente formações continuadas, entretanto a maioria era feita de forma telepresencial. Agora com a prática os profissionais envolvidos puderam trocar experiências e aprender novas formas de intervenção, que serão desenvolvidas com os alunos”, explicou.
A monitora Ana Carla Silva aprovou, “momentos como esse são importantes porque nos direcionam e orientam quanto a melhor forma de trabalhar. Hoje aprendemos novas atividades e saímos daqui mais focados. O leque de possibilidades foi aberto e entendemos que o monitor ou coordenador tem que ir além. No esporte, por exemplo, ficou bem claro que devemos apresentar outros materiais e modalidades para os alunos”.
As capacitações são direcionadas de maneira a contemplar conteúdos importantes para o desenvolvimento integral dos alunos participantes do Segundo Tempo, respeitando as características de cada núcleo. Além disso, possibilitam a ampliação e qualificação das ações a serem desenvolvidas. “Na verdade esse é um momento de motivação, troca e socialização de conhecimentos. Tivemos uma participação muito boa, pois cerca de 3 representantes de 40 núcleos de Juazeiro estiveram presentes”, avaliou Regiane Duarte, que faz parte da equipe colaboradora.
De acordo com Regiane, a formação prática atendeu a um pedido da coordenação municipal. “A equipe colaboradora veio fazer uma visita de acompanhamento, que é realizada, em média, duas vezes por ano. Recebemos a solicitação e prontamente resolvemos acatar a idéia, porque acreditamos na prática como mecanismo eficaz de formação”, justificou.
Sobre a inspeção, a representante do estado demonstrou satisfação, “na região que visitei pude verificar que as atividades acontecem, que há um número crescente de crianças, que existe uma colaboração dos envolvidos e que as diretrizes estão sendo seguidas. O que esperamos é justamente isso, que o PST atenda de forma satisfatória a um maior número de crianças, bairros e escolas possível”.

PST em Juazeiro
O programa possui atualmente 41 núcleos, distribuídos entre sede e interior, e atende mais de 4 mil estudantes com  idade entre 7 e 17 anos. Segundo a Gerência de Esportes ainda há vagas. Os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, cujo responsável receba o Bolsa Família, podem procurar a unidade mais próxima da sua residência ou a própria gerência (localizada no Ginásio de Esportes Aloísio Viana), para efetuar a inscrição.
Mais de 150 profissionais são responsáveis pelas atividades extracurriculares que acontecem durante toda a semana no contra turno de aulas. Cada núcleo oferece, no mínimo, a cada turma, duas modalidades coletivas, uma individual e uma atividade complementar (arte, dança, reforço escolar), três vezes por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe você também. Contribua com uma boa idéia!