segunda-feira, 30 de abril de 2012

Reunião define realização do 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef

Por Anna Monteiro/Seduc

Uma reunião, realizada na manhã de quinta-feira (26), no Centro de Saúde III, definiu os rumos da realização do 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef. Participaram do encontro, membros da Comissão em prol do Selo, Grupos de Trabalho (GTs), representantes de escolas do município e adolescentes. O Fórum será realizado no mês de junho e a organização aguarda apenas a confirmação da data por parte da equipe do Unicef.
Na última semana, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Elzirene Oliveira, e a adolescente Maria Luiza de Souza, participaram em Feira de Santana de um Encontro Estadual dos municípios que aderiram ao Selo, que teve como objetivo capacitar os participantes para realização do Fórum Comunitário. Na reunião de hoje, as duas representantes socializaram as novas informações com os demais membros.
De acordo com as explanações, o Fórum 2012 servirá para avaliação das ações desenvolvidas pelo município no período de 2009 a 2012. “Será o momento dos diversos segmentos da comunidade e o mediador do Selo avaliarem o quanto Juazeiro avançou em relação ao Plano de Ação elaborado no 1º Fórum no ano de 2010, bem como os resultados dos temas de Participação Social. O mediador do Selo também irá avaliar o grau de funcionamento do CMDCA e do Conselho Tutelar”, explicou Elzirene.
Segundo a coordenadora municipal da comissão em prol do Selo, Juazeiro saiu na frente e solicitou a presença do mediador do Unicef no mês de dezembro do ano passado. “Dos 417 municípios baianos, 204 aderiram ao Selo em 2009 e apenas 117 ainda estão concorrendo. Até o momento estamos indo bem na avaliação e aguardando a confirmação da data de realização do Fórum, que precisa ser validada pelo Unicef”.
Maria Luiza, falou sobre a importância da participação dos adolescentes em todo o processo. “Acho ótimo, porque o que nós queremos é ter voz e vez. Estou feliz de ter representado Juazeiro no encontro estadual e de estar participando ativamente da construção desse Fórum. Essa é uma experiência única, que vou levar para vida”, revelou a adolescente de 12 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe você também. Contribua com uma boa idéia!