Por Anna Manteiro/Seduc
A Educação Infantil de Juazeiro ganhou mais um reforço na noite de quarta-feira (25), com a assinatura da ordem de serviço da 7ª creche a ser construída no município pela atual administração. A nova unidade, que é do tipo B e tem capacidade para atender 240 alunos, beneficiará o bairro Piranga I. Ao total, a Rede Municipal de Ensino receberá 18 escolas do gênero, ampliando consideravelmente a capacidade de matrículas das crianças de 0 a 5 anos, que de 2008 para 2012 já cresceu mais de 100%.
“As novas Escolas de Educação Infantil mudam, inclusive, a concepção de assistencialismo que era trabalhada nas creches antigamente”, garantiu o secretário de Educação e Esportes Clériston Andrade. De acordo com o titular da pasta, as ‘Super Creches’, que estão sendo construídas em Juazeiro, oferecem espaços de educação, lazer e socialização. “Antes as creches serviam apenas como lugar que as mães deixavam os filhos para ir trabalhar. Hoje, as Escolas de Educação Infantil já começam a promover a formação integral do aluno”, explicou aos moradores que prestigiaram a assinatura da ordem de serviço.
O vice-presidente da Associação de Moradores do Piranga I, Antônio Celso da Silva, revelou na ocasião que há mais de 20 anos o bairro não recebia uma grande obra. “Entrou político, saiu político e ninguém fez nada pela nossa comunidade. Só agora estamos vendo a chegada de um equipamento público que realmente vai beneficiar a população. A creche é um pleito antigo, que as famílias esperam com ansiedade. Sem dúvida, fará a diferença na vida de muitas mães que trabalham na roça, recebem um salário mínimo e tem que tirar dinheiro do bolso para pagar babá.”, disse o representante dos moradores em tom de desabafo.
Em seu discurso, o prefeito Isaac Carvalho rebateu as críticas de quem torce contra, “tem gente que comemora quando as coisas não dão certo, mas Juazeiro já aprendeu a rejeitar os que não querem o crescimento da cidade. Quanto mais a oposição fala, mais eu tenho estímulo para trabalhar. As obras estão acontecendo e contra fatos não há argumentos. Sabemos que ainda tem muito a ser feito, mas não se muda em 3 anos o que deixaram de fazer em 20, principalmente com a dívida enorme que encontramos”. Para o Piranga I, o chefe do Executivo ainda anunciou outras ações provenientes do projeto de intervenção urbana do PAC 2, “o bairro está inserido na área a ser contemplada e o projeto prevê a construção de posto de saúde e espaço de lazer, entre outras obras”.
O subsecretário de Relações Institucionais da Bahia, Pedro Alcântara, afirmou que nunca viu um prefeito fazer tanto pela Educação, principalmente em tão pouco tempo. “Os que cobram são aqueles que já passaram pelo governo e não fizeram nada. A Educação de Juazeiro hoje é nota 10 e só não enxerga isso quem não quer ver. Essas creches, sem dúvida, serão de grande importância para o Piranga I e para as outras comunidades contempladas”, ressaltou em sua fala. A presidente do bairro Jailde dos Santos também reconheceu, “há muito tempo esperamos por isso. Sem dúvida recebemos a creche com alegria, e com a esperança de um futuro melhor para nosso bairro”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe você também. Contribua com uma boa idéia!