segunda-feira, 30 de abril de 2012

Seminário discute (In) disciplina nos programas de Correção de Fluxo

Por Anna Monteiro/Seduc

 Em sua terceira edição, o Seminário sobre (In) Disciplina Escolar reuniu na manhã desta sexta-feira (27), professores, coordenadores e gestores que trabalham com os programas de correção de fluxo Se Liga e Acelera Brasil, em torno do tema “Como se conquistar a disciplina na escola para que se efetive a aprendizagem”. O encontro aconteceu no Grande Hotel de Juazeiro, e o clima do ambiente provocou o despertar afetivo dos participantes.
Segundo dados diagnosticados pela Secretaria de Educação e Esportes é senso comum entre os educadores que a falta de disciplina atrapalha o processo de ensino-aprendizagem. “O Seminário surge exatamente com a proposta de estudar e discutir esse problema. Durante esses três anos já observamos avanços e resultados positivos advindos de momentos como esse, onde oferecemos material teórico e prático, e fomentamos o debate e a troca de experiências”, garantiu a coordenadora Denise Simone Farias.
O secretário da pasta, Clériston Andrade, na abertura do Seminário fez referência a uma frase vista no vídeo exibido, “gostei da citação que diz que todo aluno é capaz de aprender e todo professor de ensinar. Acredito nessa afirmação, e digo que os profissionais do Se Liga e Acelera fazem à diferença, pois são capacitados através de formações continuadas, trabalham com material didático específico e estão aptos a atender as necessidades dos alunos que se encontram distorcidos na idade/série. Considero importante a discussão sobre o tema, pois para que o aluno aprenda é preciso disciplina (que deve ser assimilada naturalmente e não imposta)”.
 A professora do Se Liga, que participou das três edições, avaliou, “os benefícios são reais. A gente leva para sala de aula o que aprende aqui e o cenário tem mudado bastante. Com carinho, atenção, cuidado e dedicação já conseguimos melhorar bastante a questão da indisciplina”. Rosângela Pereira, educadora do Acelera confirmou, “esses Seminários nos ajudam muito. O aluno que é repetente, naturalmente é um pouco mais indisciplinado e nós temos que ter subsídios para transformar essa situação. E isso nós só conseguimos com a troca de experiências”.
O III Seminário sobre (In) Disciplina teve como palestrantes convidadas a Assistente Social, Carla Theophilo e a Psicanalista Clínica, Eliana Sicsú. Na ocasião também foram apresentados dados sobre o Instituto Ayrton Senna, que é o mentor dos programas em parceria com os municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe você também. Contribua com uma boa idéia!