segunda-feira, 30 de abril de 2012

Juazeiro tem o maior recurso aprovado na Bahia para o Programa de Saúde da Escola

Por Vânia Castro/Sesau

Juazeiro está em primeiro lugar na Bahia e entre os 20 municípios do Brasil que receberá maior repasse de recursos para serem destinados ao Programa de Saúde na Escola (PSE). A informação está publicada no site www.saude.gov.br e pode ser encontrada nas Portarias: nº. 524, de 26 de março de 2012 e nº. 3014, de 20 de dezembro de 2011.
A verba de R$ 355,1 mil já está aprovada e será utilizada durante 1 ano para o desenvolvimento das atividades, como aquisição de insumos em geral, materiais de escritório e expediente, equipamentos de informática, compra de balanças, cadernetas de saúde, escovodrómo, materiais para exames clínicos e gráficos, dentre outros.
Em média serão gastos por mês pelas 53 Equipes de Saúde da Família R$ 29,5 mil. Tendo como público alvo estudantes de 5 a 19 anos das escolas municipais, o PSE faz parte de mais uma política pública intersetorial entre as Secretarias da Saúde e Educação que visa desenvolver ações de prevenção e promoção à Saúde nas crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico.
Desde novembro de 2010 que as Secretarias da Saúde e Educação estiveram empenhadas junto aos respectivos Ministérios para adesão do Programa, conquistada em fevereiro do ano passado. O primeiro momento do PSE em Juazeiro, aconteceu de 05 a 09 de março deste ano beneficiando mais de 25 mil estudantes de 5 a 19 anos (público alvo do Programa) das escolas municipais e estaduais. 
As atividades do PSE já estão sendo incorporadas no calendário das escolas municipais, estaduais e nas Unidades de Saúde da Família. A previsão é que a partir de maio, a programação seja retomada, com ações diversas: vacinação, palestras para prevenção de doenças, atividades de promoção à saúde, prevenção da hipertensão, dentre outras.  
“A prefeitura continuará empenhada em aderir às políticas públicas que ofereçam mais qualidade de vida para a comunidade, sendo esta uma das prioridades da gestão. A adesão não foi obrigatória, mas mesmo assim o município aderiu, reafirmando o compromisso com a saúde e educação. Esta ação é uma forma intersetorial de promover saúde e prevenir doenças com a integração de ações da saúde e educação, alcançando desta forma, bons resultados para a comunidade”, afirmou o secretário da Saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa. 
O Programa Saúde na Escola também tem a parceria da Comissão do Pró-Selo Unicef e Prefeito Amigo da Criança.
Ministério avalia saúde de Juazeiro como melhor na Bahia

No inicio do mês de março deste ano, os serviços de Saúde em Juazeiro receberam boa avaliação do Ministério da Saúde. A pontuação de 6,24 colocou Juazeiro na liderança do ranking dos municípios de médio porte da Bahia e na quarta posição entre as capitais do Nordeste, além de ter ficado acima da média nacional, avaliada em 5,47, e na frente de Salvador, Recife e Petrolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe você também. Contribua com uma boa idéia!