terça-feira, 19 de junho de 2012

Culminância do projeto “Viajando pela Cultura através da Leitura” acontece nesta sexta-feira (22)

Por Anna Monteiro / Seduc

A culminância do projeto “Viajando pela Cultura através da Leitura”, desenvolvido pela Fundação Juazeirense Promocional do Menor (Escola Promenor), acontecerá nesta sexta-feira (22), a partir das 16h, e na festa terá muito forró, comidas típicas e apresentações dos alunos e professores.

A iniciativa, que conta com o apoio da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC), teve início no mês de maio e durante esse tempo grandes artistas da região, como Targino Gondim, Zé Brocoió e o grupo Matingueiros prestigiaram o projeto, que homenageia Luiz Gonzaga, resgata a cultura regional e fomenta a leitura.

De acordo com a gestora Maria Auxiliadora da Conceição, a festa junina estará aberta para aqueles que quiserem conferir o talento das crianças e conhecer um pouco mais sobre as tradições do povo nordestino.

“Tivemos a oportunidade de expor nosso trabalho também no Arraiá do Dadau, que aconteceu no final do mês de maio e agora esperamos que a nossa comunidade faça parte dessa comemoração”, ressalta entusiasmada.

O projeto

O “Viajando pela Cultura através da Leitura” surgiu do desejo dos educadores da Promenor de otimizar o programa pedagógico da SEDUC “É Hora de Ler” – que já distribuiu mais de 40 mil livros paradidáticos para a Rede Municipal de Ensino e tem como meta a leitura de 4 livros mês por aluno.

“Nós conseguimos fazer com que os alunos exercitassem a leitura através da pesquisa das manifestações culturais da nossa gente, como também melhoramos a produção textual e a expressão oral das nossas meninas e meninos. Então, podemos afirmar que o resultado foi muito positivo”, acredita a gestora.

  

Juazeiro na contatem regressiva para realização do 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF

Por Anna Monteiro / Seduc


Há três dias da realização do 2º Fórum Comunitário do Selo UNICEF – edição 2009/2012, a coordenação do evento está confiante e na expectativa de receber mais de 600 participantes, que apreciarão e avaliarão as ações desenvolvidas pelo município ao longo dos últimos três anos e meio em prol da garantia dos direitos da criança e do adolescente. O evento acontecerá no Complexo Multieventos da UNIVASF, na sexta-feira (22), das 8 às 14h.

Durante o Fórum, representantes de diferentes setores da comunidade (lideranças religiosas, sindicais, jornalistas, artistas, promotores de justiça, juízes, agentes comunitários de saúde, conselheiros, crianças, adolescentes e pais, entre muitos outros) serão informados sobre o que foi cumprido das propostas que compõem o Plano de Ação – formulado pela comunidade na primeira edição, realizada em 2010.

Em Juazeiro, bem como nos mais de mil municípios brasileiros que realizarão o evento, haverá o acompanhamento de um profissional contratado e capacitado pelo UNICEF, que reunirá as informações necessárias para o processo de avaliação, que irá levar em consideração 33 indicadores sociais ligados à Saúde, Educação e Proteção Social. Na oportunidade, o CMDCA e o Conselho Tutelar também receberão a visita desse técnico.

De acordo com a articuladora municipal Luana Rodrigues a expectativa é positiva e os avanços que beneficiam o segmento já credenciaram Juazeiro como município socialmente responsável no trato com a criança e o adolescente, como reconhecido recentemente pela Fundação Abrinq, através do prêmio Prefeito Amigo da Criança.

“Esse é o grande momento da corrida em busca do Selo UNICEF. O evento é gratuito e aberto a todo público. A organização está preparando tudo com muito carinho e nós esperamos a participação de representantes de todos os setores convidados”, reforçou.

Selo UNICEF – O Selo UNICEF é uma metodologia que tem como base a mobilização social, o desenvolvimento de capacidades e o monitoramento das políticas públicas implementadas. É um reconhecimento internacional ao esforço dos municípios no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.

Com esse objetivo, os municípios organizam comissões intersetoriais dedicadas ao tema e promovem ações articuladas, como diagnósticos sobre a situação de suas crianças e seus adolescentes, mapeamento de programas e serviços de atendimento a esse público e Planos de Ação voltados à garantia dos direitos dos meninos e meninas.

O resultado final será anunciado em novembro, com o reconhecimento internacional dos municípios.

Prefeitura incentiva Equipe da Saúde da Família em Juazeiro e qualifica serviços

Por Vânia Castro / Sesau

 
Neste mês de junho, 877 profissionais que atuam nas Equipes de Saúde da Família (ESF) - médicos, enfermeiros, dentistas, técnico de enfermagens, auxiliares de saúde bucal, recepcionistas, agentes comunitários de saúde e auxiliares de serviços gerais de Juazeiro - receberam uma gratificação de R$ 206, 07 como forma de promover melhorias na assistência oferecida nas Unidades de Saúde da Família.

Isto só está sendo possível devido à criação pelo prefeito Isaac Carvalho em abril deste ano da Lei nº. 2.271/2012, que institui o Incentivo por Desempenho e Qualidade dos Serviços a ESF, desenvolvida com base na Portaria nº. 1654 de 19 de julho de 2011, publicada pelo Ministério da Saúde.

“Devido a esta Portaria foi lançado o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), aderido rapidamente pelo município. É uma maneira de premiar os profissionais pelo desempenho e melhorar os serviços de forma continuada, já que os funcionários estarão sendo avaliados e desenvolvendo novas ações constantemente”, disse o secretário da Saúde, Ubiratan Moreira.

O PMAQ é um Programa que procura ampliar os serviços e assegurar maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população. O objetivo é promover movimentos de mudança na gestão para que sejam produzidos melhores atendimentos na Atenção Básica.

Adesão ao Programa

Logo quando o Ministério da Saúde lançou o PMAQ em setembro do ano passado, Juazeiro realizou a adesão. A inscrição era de apenas 50% das equipes, mas o município se interessou totalmente e inscreveu todas as ESF. Das 54 Equipes, 45 foram aprovadas no Programa. A avaliação foi feita observando parâmetros que vão desde a estrutura física e adequada das unidades, presença de profissionais capacitados até a oferta de um atendimento de qualidade e humanizado.

O secretário da Saúde de Juazeiro, Ubiratan Pedrosa, afirma que apesar da aprovação das 45 ESF, todas as 54 estão envolvidas no trabalho que tem o intuito de melhorar a gestão do cuidado, os indicadores de saúde, o acolhimento aos pacientes e a melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica.

“A saúde é prioridade da atual gestão. Muita coisa já mudou para melhor com a administração do Hospital da Criança e da Maternidade pela prefeitura, reabertura da Santa Casa, oferta de serviços de oncologia e cardiologia, melhorando a estrutura de urgência na cidade, enfim, muitos outros avanços. Ainda existem problemas pontuais, mas a Secretaria da Saúde continua se esforçando para garantir uma assistência de qualidade para a população”, disse o gestor da pasta.  

Nova avaliação do PMAQ

A segunda análise do Ministério da Saúde está marcada para acontecer em julho deste ano. Se aprovado novamente, Juazeiro receberá mais incentivos que serão destinados para melhorias estruturais das unidades e em gratificações aos profissionais. O valor da gratificação poderá aumentar em até 5 vezes. 

PMAQ em Juazeiro é referência na região

Em abril deste ano, o município de Juazeiro foi convidado pelo estado para apresentar o relato de experiência, desde a adesão ao PMAQ até o desenvolvimento das ações, para gestores de outras cidades. O evento aconteceu no Centro de Saúde III e reuniu profissionais de 18 municípios das micros de Juazeiro e Senhor de Bonfim.

O objetivo do encontro foi formar rodas de discussão sobre os atendimentos nas Unidades de Saúde da Família, já que segundo uma das integrantes da Diretoria da Atenção Básica da Secretaria Estadual da Bahia (Sesab), Soraia Carvalho, Juazeiro se encontra em estágio mais avançado se comparado com outras cidades da região que aderiram ao Programa. “Nada melhor do que ouvir o exemplo do município que está dando certo. A experiência exitosa de Juazeiro é importante, sem dúvida para construção de uma saúde melhor na região”, enfatizou.

IDSUS

O cuidado com a saúde da comunidade e com os profissionais, levou Juazeiro a atingir os melhores indicadores do Brasil, conforme avaliação do Ministério da Saúde que em março deste ano divulgou a boa situação dos serviços de saúde na cidade. A pontuação de 6,24 colocou Juazeiro na liderança do ranking dos municípios de médio porte da Bahia e na quarta posição entre as capitais do Nordeste, além de ter ficado acima da média nacional, avaliada em 5,47, e na frente de Salvador e Recife.

“Arraiá do Segundo Tempo” acontecerá nesta quinta-feira (21)

Por Anna Monteiro / Seduc

Nesta quinta-feira (21), a Secretaria de Educação e Esportes realizará no Estádio Adauto Moraes, de 8 às 12h, o “Arraiá do Segundo Tempo”. O evento, que simboliza a culminância do programa, apresentará de forma lúdica as atividades desenvolvidas pelos mais de 4 mil alunos durante os 12 meses de vigência do convênio. Participarão do momento os 41 núcleos da sede e interior e toda comunidade está convidada a prestigiar.

O Arraiá marca o encerramento da etapa 2011/2012 do projeto. “Firmamos o convênio com o Ministério do Esporte, cumprimos os 12 meses e ainda prorrogamos por mais 2, pois tivemos saldo para esticar esse prazo, devido ao investimento correto do financiamento”, explica Laércia Souza. Os próximos meses serão reservados para que os municípios conveniados prestem contas ao Governo Federal e em setembro, Juazeiro concorrerá ao próximo edital que será lançado.

“Infelizmente, o projeto desenvolvido pelo Ministério não é permanente, e essas pausas são de praxe e necessárias para avaliação. Conseguimos reativar a parceria, mesmo após o rompimento causado por irregularidades na antiga gestão e vamos continuar trabalhando para essa continuidade e para que mais crianças possam ser beneficiadas”, acredita Laércia.

De acordo com a coordenadora os resultados desta etapa foram bastante positivos. “As crianças e adolescentes envolvidos melhoraram a disciplina e o comportamento em casa e na escola. Também constatamos que o número de evasão escolar diminuiu e houve aumento da frequência nas unidades de ensino em que programas como o Segundo Tempo e Mais Educação atuam”, relata.

A culminância, proposta pela coordenação municipal para marcar esta transição, promete apresentar para o público muita animação, brincadeiras e principalmente crianças mais desenvolvidas e interessadas em atividades distintas.  

Juazeiro ultrapassa meta da Campanha de Vacinação contra Gripe

Por Vânia Castro / Sesau

A Secretaria da Saúde de Juazeiro encerrou dia 08 de junho a Campanha de Vacinação contra Gripe e a meta estipulada pelo Ministério da Saúde foi ultrapassada. Receberam a proteção 23,4 mil pessoas, uma cobertura de 82,85%. A meta era imunizar 22,6 mil pessoas, 80% do público. A vacina foi disponibilizada aos idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos e indígenas.

O secretário da Saúde de Juazeiro, Ubiratan Moreira, parabeniza o esforço da equipe nas unidades de saúde e, principalmente pela busca ativa de faltosos em bancos, praças, no abrigo dos idosos, creches, escolas, hospitais, clinicas, ilhas e demais.

“A Equipe de Saúde da Família traçou estratégias efetivas, realizou palestras educativas e fizeram uma boa divulgação, trazendo bons resultados. Agradecemos também a maior sensibilização das pessoas, que buscaram se proteger da gripe. Vamos continuar na luta pelo controle das doenças e das complicações causadas à saúde, além de fortalecer o trabalho em prol de mais qualidade de vida aos idosos, gestantes, crianças e comunidade em geral”, disse o gestor da pasta.

O secretário da Saúde reforça o convite para a Campanha contra Pólio. ”Estamos agora mobilizados com a Campanha contra paralisia infantil, para menores de 5 anos. Mais da metade do público já foi vacinado, mas reforçamos nosso convite aos pais e responsáveis para que possamos mais uma vez atingir a meta do Ministério da Saúde”, disse Ubiratan Moreira. 

Seiasc realiza palestras sobre o combate ao trabalho infantil

 Por Luiz Hélio/Seiasc


A Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), através da gerência de proteção social especial, está promovendo a partir desta terça-feira até quinta-feira (21), palestras sobre o Combate ao Trabalho Infantil nas escolas municipais Argemiro José da Costa, no bairro Argemiro, e Maria Amélia de Souza, no povoado do Sabiá, das 13h às 17h.

As palestras são ministradas pelas orientadoras sociais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que no último dia 12 realizaram em parceria com a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) panfletagem e entrega de adesivos no semáforo da Rua 28 de Setembro, em alusão à campanha “Vamos acabar com o trabalho Infantil”.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui hoje cerca de um milhão e meio de crianças e adolescentes explorados no trabalho na agricultura.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Seiasc realizará festejos juninos para público dos programas sociais

 Por Luiz Hélio/Seiasc

Os programas Projovem Adolescente (PJA), Melhor Idade e PETI, além dos CRAS, mais uma vez terão uma típica festa junina com direito a muito forró, quadrilhas, brincadeiras e comidas típicas.
A Prefeitura, através da Secretaria de Igualdade, Assistência Social e Cultura (Seiasc), promoverá um São João para um público total de 1.900 beneficiários socialmente assistidos pelo município. Confira a programação da festa de cada programa.

São João da Melhor Idade
Data - 26/06 (terça-feira)
Hora – 14h às 17h
Local- Centro de Convivência da Univasf
Atração: Neto e Mundinho
Público: 500 idosos

São João do PETI
Data: 28/06 (quinta-feira)
Hora: 08h às 12h
Local: Clube de Campo de Cabos e Soldados
Atrações: Cantigas juninas, recital de poesia, cirandas, xaxados, arrasta-pé e quadrilhas
Público: 600 crianças

São João do Projovem Adolescente e dos CRAS
Data: 28/06 (quinta-feira)
Hora: A partir das 14h
Local: Clube de Campo de Cabos e Soldados
Atrações: Concurso de dança; homenagem a Luiz Gonzaga (música “Xote das Meninas”); apresentações de teatro e quadrilhas com os alunos do PJA
Público: 800 adolescentes

A “Escola na Trilha da Cultura” realiza exposições nos distritos

Por Anna Monteiro / Seduc

O projeto “A Escola na Trilha da Cultura” iniciou suas exposições para comunidade no último sábado (16), no distrito de Abóbora. A culminância tem como objetivo levar a público o mapeamento das expressões culturais e suas diversidades, feito por alunos, professores e artistas do interior do município. Em cada evento, o resgate dos costumes, tradições, religião e crenças é revivido de maneira lúdica, prazerosa e pedagógica.
A proposta foi lançada há alguns meses pela Diretoria de Formação e Valorização e apoiada de imediato pela Secretaria de Educação e Esportes. Durante esse tempo, os agentes envolvidos realizaram pesquisas e reproduziram tradições do passado, que muitos já esqueceram, bem como redescobriram lugares e belezas naturais escondidas no meio da caatinga.
Em Abóbora, durante toda a tarde e noite a comunidade participou de uma verdadeira quermesse, assistiu a um documentário sobre a origem do distrito e seus primeiros moradores, experimentou as comidas típicas do período junino, apreciou a Corrida de Argolinha, o Samba de Véio, roda de São Gonçalo e Reis de Boi.
De acordo com a vice-gestora da Manoel de Souza Bonfim, Angélica Cajuí, a iniciativa tem grande valor. “Aqui na nossa comunidade é a escola que comemora as datas festivas e que promove momentos de interação e socialização. Se não fosse o projeto nós não teríamos essa oportunidade de vivenciar o São João e as nossas tradições. Hoje a gente faz parte de um mundo que se torna cada vez mais digital, mais globalizado e muitos jovens acabam absorvendo outras culturas e relegando a nossa. Então iniciativas assim contribuem e muito com a preservação do nosso passado”, afirmou.
Seu Raimundo Pedro dos Santos, sanfoneiro e antigo morador da localidade, concordou, “a Escola na Trilha Cultural me trouxe muitas recordações. Acho importante que as minhas memórias e dos meus contemporâneos possam ser divididas com as crianças e adolescentes, porque dessa forma a gente ajuda a manter nossa cultura”.
E foi com histórias como essa que a aluna Danila Silva, conheceu um pouco da obra de Luiz Gonzaga e aprendeu sobre o modo de vida de seus avós e bisavós. “Foi muito bom participar, pois aprendi bastante”, garantiu a estudante da 7ª série.   
Segundo a coordenadora do projeto, Luzanilde Aguiar, durante toda essa semana os outros distritos realizarão eventos semelhantes, com o mesmo espírito festivo e de celebração das tradições nordestinas. Confira a programação:
19/06 (terça-feira) - Itamotinga e Maniçoba - das 16 às 22h
20/06 (quarta-feira) - Campo dos cavalos (Salitre) - das 16 às 22h
21/06 (quinta-feira) - Pinhões - das 16 às 22h
22/06 (sexta-feira) - Carnaíba e Juremal - das 16 às 22h

Sarau do Mais Educação envolverá 31 núcleos e mais de 6 mil alunos

Por Anna Monteiro / Seduc

Com o objetivo de levar arte, cultura, informação e produções de alunos às ruas e espaços urbanos, a coordenação municipal do programa “Mais Educação” está desenvolvendo o projeto Sarau, que envolverá até o mês de julho 31 escolas e mais de 6 mil alunos. O pontapé inicial foi dado na sexta-feira (15), na Estação Velha de Piranga. E no sábado (16), a praça Dr. José Inácio da Silva e o bairro Antônio Guilhermino foram palcos para a exposição dos talentos mirins.
De acordo com a coordenadora Dedilene Guerra a iniciativa pretende atrair mais estudantes para o programa, que iniciará uma nova etapa no próximo semestre, bem como valorizar todo o empenho das crianças que participaram até agora. “Essa foi uma maneira bacana que encontramos de mostrar para os pais e comunidade a capacidade dos alunos e os frutos gerados. O saldo é muito positivo e nós temos que tornar isso público”, afirmou na ocasião.
A proposta foi muito bem aceita pelos gestores, professores, discentes e pais e na opinião da diretora da Escola Municipal Maria Franca Pires, Maria das Grotas Pereira, o “Mais Educação” surgiu como incentivo às famílias que não podem pagar uma banca ou uma aula de dança, por exemplo. “O programa trouxe a criança para dentro da escola e diminuiu a vulnerabilidade social, através de uma educação complementar. Esse Sarau é o momento de festejarmos esses avanços e de mostrar para a sociedade do que essas meninas e meninos são capazes quando corretamente estimulados”, avaliou durante o evento de Piranga.
Jaíne Rafaela Castro, de 11 anos, participou da apresentação de letramento e garantiu ter gostado bastante da experiência, “me senti muito importante falando para o público um pouco sobre a cultura de Juazeiro. Achei legal usarmos a Estação Velha para contar essas histórias e espero que mais momentos como esse aconteçam”. O evento chamou a atenção de quem passou pelo local, como é o caso da dona de casa, Maria da Conceição, “fiquei surpresa e satisfeita de ver esse tanto de criança tão esperta e bem educada. Sem dúvida, esse foi um fim de tarde muito agradável para todos que puderam prestigiar”. 
O Sarau do Mais Educação continua e a próxima programação será divulgada pela Secretaria de Educação e Esportes ainda essa semana. A culminância geral acontecerá dia 22 e todas as escolas participarão. 
O Programa
Em agosto de 2010 o programa federal “Mais Educação” chegou a Juazeiro, através de articulação política da prefeitura, com o objetivo de promover uma educação de maior qualidade, por meio de atividades complementares realizadas no contra turno de aulas. Desde então, o projeto articula no município uma grande rede de atendimentos sociais, garantindo a inclusão e a participação dos estudantes nos diversos espaços educativos.
As ações são coordenadas por um professor articulador e supervisionadas pela SEDUC. Semanalmente cada aluno vivencia cinco atividades, que não obrigatoriamente acontecem na escola. Cada unidade de ensino participante trabalha com seis, das 44 modalidades oferecidas, variando entre acompanhamento pedagógico; meio ambiente; esporte e lazer; cultura e artes; prevenção e promoção da saúde; inclusão digital e educomunicação.

Dia “D” contra pólio em Juazeiro anima crianças e familiares

Por Vânia Catro/Sesau

O dia “D” da Campanha contra Pólio (paralisia infantil), realizado no último sábado (16) pela Secretaria da Saúde de Juazeiro, atraiu pais, mães e responsáveis das crianças menores de 5 anos (públicoalvo), que foram recebidas com animação, brincadeiras e alegria nas Unidades de Saúde da Família (USF), tanto na sede como no interior.
A abertura do evento aconteceu na unidade do bairro Dom José Rodrigues, onde a turminha após tomar as duas gotinhas contra a paralisia infantil, recebeu pirulitos, pipocas e assistiu a apresentação da peça teatral do Necom “A Turma do Chaves contra Pólio” e a palestra educativa de fantoches sobre paralisia infantil e Saúde Bucal, feita de forma diferente e lúdica pelos profissionais e residentes.
Mais da metade das crianças menores de 5 anos já foram imunizadas contra a doença no município. Segundo o setor de Vigilância Epidemiológica, até o momento 9,2 mil crianças (49% do público) receberam a defesa. A meta é vacinar 95% das 18,7 mil crianças dentro desta faixaetária.
Levando sua filha recém-nascida para receber pela primeira vez as duas gotinhas, Tainã de Souza Fonseca, falou da importância da vacina. “É perigoso pegar doença. Quero minha filha saudável e se a vacina previne, vou cuidar dela sempre”, disse.
Também satisfeito em proteger seu filho de 4 meses, o agricultor Carlos Rodrigues, 39 anos, parabenizou a recepção. “Logo na entrada do posto de saúde, eu e meu filho fomos recebidos com alegria pela equipe, depois ele foi vacinado e ainda participou de uma manhã animada organizada pela unidade. Adorei”.
“Toda vez que tem campanha já venho logo. Estou trazendo além de minha filha de 1 mês, a outra de quase 5 anos, que pela última vez será vacinada este ano contra a doença. Acho essencial para a saúde”, comentou Irismar Coelho Bahia, 32 anos.
Para Juliana Viana, é necessário estar sempre vacinando e se prevenindo de doenças. “Minha Carteira de Vacinação e da minha família estão em dia, pois a saúde é prioridade”, destacou.
Durante o dia “D”, além das unidades de saúde, funcionaram postos volantes nos dois supermercados G Barbosa, Praça da Misericórdia, terminal de ônibus e nas ilhas da região, com o apoio da Marinha. A Campanha segue até dia 07 de julho e as USF estarão abertas das 8h às 12h e das 14h às 17h, na zona urbana e no interior das 8h às 14h.
“Vamos continuar vacinando para atingir a meta, proteger nossas crianças e manter Juazeiro longe de qualquer surto. A paralisia infantil é uma doença que gera sequelas neurológicas que podem causar limitações para o resto da vida”, informou o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde, Mário Machado.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Assinada ordem de serviço para construção de 14 UBS

Por Vânia Castro/Sesau

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho assinou na manhã desta terça-feira (12) a ordem de serviço para construção de mais 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS). A solenidade aconteceu no Paço Municipal e reuniu líderes comunitários, vereadores, profissionais da Saúde, imprensa e equipe do governo.
“Isto demonstra a preocupação da gestão com a Saúde, reorganizando a rede básica e qualificando os serviços. É um momento ímpar para Juazeiro que ganha unidades com estrutura física adequada, com mais conforto aos pacientes e profissionais. O prefeito vai deixar toda a rede estruturada com unidades próprias e dentro dos padrões técnicos exigidos pelo Ministério da Saúde”, falou o diretor de Promoção à Saúde, Mário Machado, representando o secretário Ubiratan Moreira.
O diretor completa falando dos avanços que a Saúde já teve no município. “Muitas aquisições já foram realizadas, como a Maternidade, Hospital da Criança, o Centro de Especialidades Médicas, além da redução da dengue. Desde 2009 que Juazeiro não vive uma epidemia, graças também ao trabalho de limpeza dos canais”, disse.
O vereador e líder do governo, Crisóstomo Lima (Zó), comparou Juazeiro a cidades com gestões avançadas. “Estamos no caminho certo se compararmos com municípios que possuem administrações positivas. Estamos lançando projeto e organizando melhor a cidade. Juazeiro já teve tempos de greves na saúde e agora os cuidados essenciais, às mulheres, crianças, além dos atendimentos de Oncologia, são feitos com qualidade. Parabéns prefeito”, considerou.
As Unidades serão construídas nas seguintes localidades: Penha/Jardim Vitória, Maringá, Itaberaba, Dom Tomaz, Alagadiço, Antônio Guilhermino, Jardim Flórida, Campos, Maniçoba II, Mandacaru II, Itamotinga, NH1-Projeto Curaçá, Abóbora e Jardim Primavera. A obra será realizada pela empresa Executa Engenharia e está orçada em mais de R$ 3 milhões.
“É mais um passo que vai contribuir para melhorias na Saúde. Além de servidores motivados e qualificados, teremos também unidades estruturadas com a qualidade física necessária. Continuaremos observando onde a Saúde precisa melhorar, construiremos projetos e defenderemos tecnicamente para que mais conquistas possam ser alcançadas”, destacou o prefeito Isaac Carvalho.
Durante seu discurso, o prefeito divulgou novos trabalhos e falou de outras melhorias que já vem sendo realidade na cidade. “O Concurso Público da Saúde vai ajudar a recompor as equipes, pois recebemos além de dívidas, unidades sem profissionais. Estamos em fase final da construção da UPA 24 horas e já temos recursos garantidos de mais outra UPA, que ficará localizada às margens da Rodovia Salitre. Além da construção de 17 unidades, já temos garantida outras três. Também em fase final está o processo de contratação da empresa que vai realizar a obra do PAC2, asfaltando 200 ruas em 12 bairros, além da retomada do saneamento. Tudo isso contribui para melhorias da qualidade de vida e da saúde”, concluiu.
O presidente da Associação de Moradores de Campos, Marcelo Luiz da Silva elogia a gestão e compara com alivio a situação da saúde nos anos anteriores. “Já teve época que a comunidade tinha que se deslocar para Mandacaru II para fazer consultas e se vacinar, e tempos que a unidade era alugada. Quando o prefeito assumiu foi logo providenciada uma unidade própria e agora essa notícia boa de uma UBS nova e bem estruturada. Estou muito feliz e satisfeito”, finalizou.
A atual gestão reformou 17 Unidades de Saúde da Família (USF), destas, três também foram ampliadas, atendendo as comunidades de Pinhões, Poções e Jatobá. O governo municipal em parceria com o Ministério da Saúde (MS) continua a construção de três USF, duas no interior, no projeto Mandacaru e em Maniçoba e outra na sede, no bairro Parque Residencial.

“Sarau Mais Educação” acontecerá nos meses de junho e julho

Por Anna Monteiro / Seduc

Durante a segunda quinzena de junho e o mês de julho a Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) realizará o “Sarau Mais Educação”, que tem como objetivo divulgar as ações desenvolvidas e apresentar à população os talentos do programa. Participarão da iniciativa as 31 escolas que trabalham com o Mais Educação e cerca de 6 mil alunos estarão envolvidos.

Abrindo a programação, as Escolas Municipais Educandário João XXIII, Dr. José Araújo de Souza e Maria Franca Pires, realizarão o Sarau na sexta-feira (15), às 17h, na antiga estação ferroviária do bairro Piranga. Para esse momento foram convidados, pelas equipes escolares, poetas e artistas do município, que contarão causos, falarão um pouco da sua história e recitarão poesias.

Também já estão programados os Saraus das Escolas Helena Araújo Pinheiro e do Centro Educacional Argemiro José da Cruz, que acontecerá no dia 16, das 8 às 12h, e do Colégio Paulo VI que acontecerá na Praça da Misericórdia, na mesma data, a partir das 8h. Nos eventos os alunos apresentarão danças, teatro e textos literários, entre outras produções artísticas.

“A Escola na Trilha Cultural” apresentará resultados de 16 a 22 de junho

Por Anna Monteiro / Seduc

De 16 a 22 de junho acontecerá a culminância do projeto “A Escola na Trilha Cultural”, que desde fevereiro vem realizando o mapeamento das expressões culturais e suas diversidades no município. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC), através da Diretoria de Formação e Valorização do Professor, desenvolvida em parceria com educadores e alunos da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro.
Segundo a coordenadora Carliane Oliveira, o projeto teve como objetivo resgatar e divulgar as manifestações culturais e artísticas do município e o resultado será apresentado nas mostras que serão realizadas nesse período e através da publicação de um livro. Informações sobre o projeto e fotos das belezas naturais de Juazeiro podem ser encontradas no endereço eletrônico www.acaradointerior.blogspot.com.
 Programação de eventos:
16/06 (sábado) - Abobora - das 16 às 22h
19/06 (terça-feira) - Maniçoba - das 16 às 22h
19/06 (terça-feira) - Itamotinga - das 16 às 22h
20/06 (quarta-feira) - Junco / Campo dos cavalos - das 8 às 17h
21/06 (quinta-feira) - Pinhões - das 16 às 22h
22/06 (sexta-feira) - Carnaíba - das 16 às 22h

Prefeitura de Juazeiro participa de Seminário das PECS em Brasília


Por Emanuelle Lustosa/SEDUR


Na semana passada, os moradores do bairro Tabuleiro, Sidinei Barbosa e Edivan Cruz, o secretário de Desenvolvimento Urbano - SEDUR, Anderson Fonseca e técnicos da secretaria participaram do Seminário Internacional em Gestão das Praças dos Esportes e Cultura – PECS, em Brasília.
O evento, que faz parte do momento de mobilização social, reuniu agentes públicos envolvidos com o planejamento e instalação das futuras praças, além dos grupos gestores das 359 PECS, que serão construídas em todo o país. Devido aos esforços do prefeito Isaac Carvalho, Juazeiro foi um dos municípios beneficiado com a aquisição deste importante equipamento público, que será construído no bairro Tabuleiro.
“O seminário foi muito importante, os gestores tiveram oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas. Também observamos que as prefeituras têm encarado esse processo de implantação das Praças com muita dedicação e comprometimento, e Juazeiro faz parte deste processo. Os representantes do bairro Tabuleiro ficaram satisfeitos com os resultados do evento”, afirmou o secretário da SEDUR, Anderson Fonseca.
Praça dos Esportes e da Cultura
Idealizada em conjunto pelos ministérios da Cultura, do Esporte, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Justiça e do Trabalho e Emprego, a Praça do PEC integra em um mesmo espaço físico programas, serviços e ações setoriais dessas pastas, visando à promoção da cidadania e redução da pobreza nos territórios onde serão implantadas.
A Praça do PEC é composta por uma quadra esportiva coberta; pista de skate; biblioteca; bicicletário; um telecentro com internet; espaço criança e um teatro multifuncional; pista para caminhada e um Centro de Referência da Assistência Social - CRAS. O espaço promete ser uma área de assistência social, lazer, esporte e cultura destinada principalmente a crianças e adolescentes.
A implantação das Praças dos Esportes e da Cultura conta com recursos do Governo Federal, através do PAC II, repassados aos municípios que são responsáveis pela execução das obras e posterior gestão, manutenção e sustentabilidade desses equipamentos públicos.

Começa a Campanha contra Pólio em Juazeiro

Por Vânia Castro / Sesau

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) iniciou nesta segunda-feira (11) a Campanha contra Poliomielite (paralisia infantil), em etapa única. As duas gotinhas contra pólio estão sendo oferecidas para menores de 5 anos e já está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) das 8h às 12h e das 14h às 17h, na zona urbana e no interior das 8h às 14h.

Juazeiro possui 18,7 mil crianças menores de 5 anos e a meta é vacinar 95% deste público. Esta é a 33º Campanha contra pólio no município e deve ser encerrada dia 07 de julho. O dia “D” da mobilização está marcado para acontecer neste sábado, dia 16 de junho.

Segundo o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde, Mário Machado, Juazeiro e o Brasil estão livres da poliomielite desde 1990. “É necessário continuar vacinando, pois ainda existem riscos da reintrodução do vírus importado por países endêmicos ou de cidades com baixa cobertura vacinal. É uma forma de garantir mais saúde e proteger nossas crianças. Vamos continuar reforçando nosso trabalho para manter Juazeiro longe de qualquer surto”, comentou.