Por Vânia Castro / Sesau
Foi aberta nesta segunda-feira (11) a Semana Municipal de Combate às Drogas, com as presenças de autoridades militares, gestores da Saúde, Educação, Assistência Social e comunidade em geral. A Semana é fruto de uma Lei Municipal nº 2281/2012, decretada e sancionada pelo prefeito Isaac Carvalho e tem como objetivo sensibilizar a comunidade nas escolas, creches e postos de saúde, através de debates, gincanas, distribuição de informativos e palestras preventivas e educativas.
Representando o prefeito Isaac Carvalho, o assessor técnico Genes Batista, falou sobre a importância do assunto, e destacou a aquisição pelo município do sistema de videomonitoramento. “A prevenção deve começar na educação dos filhos, que precisam ser bem formados, fortalecendo assim os laços familiares. Por isso a atual gestão tem investido em educação, saúde, e agora vamos implantar o sistema de videomonitorameto, garantindo maior segurança e bem-estar a comunidade. O combate às drogas deve ser intersetorial para que alcance níveis positivos”, disse.
O enfrentamento às drogas faz parte de um contexto social e para evitar que o problema se agrave, a responsabilidade é de todos, frisa o diretor de Promoção à Saúde, Mário Machado, representando o secretário da Saúde, Ubiratan Moreira. “Não é apenas a escola, o MP, as policias, o governo. O envolvimento cabe a todos. É necessário buscar parceiros e por isso a prefeitura instituiu esta Lei para que o envolvimento nestas questões aumente com a ajuda da sociedade”.
A coordenadora da Rede de Atenção à Saúde Mental no município, Cilene Duarte, explicou o objetivo da Semana e como funciona o atendimento aos dependentes químicos na Secretaria da Saúde. “Esta Semana é mais uma ação da prefeitura para estimular a reflexão e discussão entre as pessoas. Precisamos orientar o público, principalmente os vulneráveis. Dentro dos postos de saúde, as famílias podem encontrar apoio e tirar dúvidas. Nos casos mais graves o CAPS/AD presta atendimento diário e está com suas instalações sendo reestruturada, além da equipe ampliada com a convocação dos aprovados do concurso”, comentou.
O CAPS AD funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Sebastião Almeida Branco s/n, Pedra do Lord. Os interessados podem se dirigir diretamente a unidade para buscar informações ou realizar a triagem por uma equipe multiprofissional, para inicio do acolhimento e cuidados ao paciente.
“A prevenção às drogas é uma preocupação constante do Governo, que desde então vem melhorando a atenção às crianças, mulheres e família com a construção de mais creches, quadras, postos de saúde, que estão fortalecendo o atendimento e tentando minimizar este mal que assola a humanidade”, destacou a coordenadora do projeto Saúde da Mulher e do CIAM, Marli Carvalho.
Encerrando a solenidade, a professora Sônia Passos, representando o secretário da Educação Clériston Andrade, comenta que a rede está sendo estruturada e a prefeitura continua fortalecendo o trabalho de prevenção às drogas. “Esta semana é mais um momento simbólico para reflexão e conscientização. Este trabalho vem sendo realizado de forma continuada nas escolas, que já estão com seus profissionais envolvidos com o assunto e promovendo palestras e exibindo vídeos para toda a comunidade estudantil”, considerou.
A abertura foi encerrada com a apresentação animada e educativa da equipe do Núcleo de Comunicação em Saúde (Necom), além de apresentações de vídeos. O evento contou também com a participação do delegado da Policia Federal, Enzo Ribeiro.
Até o dia 15 de junho, todas as escolas em parceria com as Equipes de Saúde da Família e profissionais de Assistência Social, além dos parceiros, estarão fortalecendo a ação com palestras, peças teatrais, vídeos, oficinas e distribuição de informativos.
No CAPS AD existem hoje 1445 usuários cadastrados, destes 190 são usuários de álcool, crack e outras drogas em acompanhamento contínuo (95% homens e 5% mulheres).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe você também. Contribua com uma boa idéia!