Por Vânia Catro/Sesau
O dia “D” da Campanha contra Pólio (paralisia infantil), realizado no último sábado (16) pela Secretaria da Saúde de Juazeiro, atraiu pais, mães e responsáveis das crianças menores de 5 anos (públicoalvo), que foram recebidas com animação, brincadeiras e alegria nas Unidades de Saúde da Família (USF), tanto na sede como no interior.
A abertura do evento aconteceu na unidade do bairro Dom José Rodrigues, onde a turminha após tomar as duas gotinhas contra a paralisia infantil, recebeu pirulitos, pipocas e assistiu a apresentação da peça teatral do Necom “A Turma do Chaves contra Pólio” e a palestra educativa de fantoches sobre paralisia infantil e Saúde Bucal, feita de forma diferente e lúdica pelos profissionais e residentes.
Mais da metade das crianças menores de 5 anos já foram imunizadas contra a doença no município. Segundo o setor de Vigilância Epidemiológica, até o momento 9,2 mil crianças (49% do público) receberam a defesa. A meta é vacinar 95% das 18,7 mil crianças dentro desta faixaetária.
Levando sua filha recém-nascida para receber pela primeira vez as duas gotinhas, Tainã de Souza Fonseca, falou da importância da vacina. “É perigoso pegar doença. Quero minha filha saudável e se a vacina previne, vou cuidar dela sempre”, disse.
Também satisfeito em proteger seu filho de 4 meses, o agricultor Carlos Rodrigues, 39 anos, parabenizou a recepção. “Logo na entrada do posto de saúde, eu e meu filho fomos recebidos com alegria pela equipe, depois ele foi vacinado e ainda participou de uma manhã animada organizada pela unidade. Adorei”.
“Toda vez que tem campanha já venho logo. Estou trazendo além de minha filha de 1 mês, a outra de quase 5 anos, que pela última vez será vacinada este ano contra a doença. Acho essencial para a saúde”, comentou Irismar Coelho Bahia, 32 anos.
Para Juliana Viana, é necessário estar sempre vacinando e se prevenindo de doenças. “Minha Carteira de Vacinação e da minha família estão em dia, pois a saúde é prioridade”, destacou.
Durante o dia “D”, além das unidades de saúde, funcionaram postos volantes nos dois supermercados G Barbosa, Praça da Misericórdia, terminal de ônibus e nas ilhas da região, com o apoio da Marinha. A Campanha segue até dia 07 de julho e as USF estarão abertas das 8h às 12h e das 14h às 17h, na zona urbana e no interior das 8h às 14h.
“Vamos continuar vacinando para atingir a meta, proteger nossas crianças e manter Juazeiro longe de qualquer surto. A paralisia infantil é uma doença que gera sequelas neurológicas que podem causar limitações para o resto da vida”, informou o diretor de Promoção e Vigilância à Saúde, Mário Machado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe você também. Contribua com uma boa idéia!