segunda-feira, 11 de junho de 2012

Dia mundial do meio ambiente é marcado por ciclo de palestras em Juazeiro

Por Lene Radina / Seadruma

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a preservação diária do meio ambiente; a Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEADRUMA) em parceira com o IRPAA realizaram na última semana (05), no auditório da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC) palestras alusivas ao Dia Mundial do Meio ambiente, com foco na Bacia Hidrográfica do Rio Salitre.
O evento que contou com a presença de representantes da UNEB, Pastoral da Mulher, UNOPAR, UNIVASF, CETEP, 15ª Dires, IBAMA e Associação dos Produtores do Vale do São Francisco, foi abrilhantado com apresentações de vídeos e debates sobre o assunto. A gerente de Meio Ambiente da SEADRUMA, Josefa Galdino, falou da importância em discutir o assunto. “Para colocarmos em prática toda a dinâmica necessária para preservação do meio ambiente é preciso que haja sensibilização, cidadania e responsabilidade compartilhada de toda sociedade. As reservas ambientais estão escassas e para que não acabe, todos precisam fazer a sua parte”, observou.
Durante a apresentação do vídeo ‘E agora como está o meio ambiente’, que expõe cenas contrastantes de vida (referente às riquezas naturais do planeta) e de destruição (imagens da degradação ambiental ocasionada pelo homem), os participantes puderam discutir métodos eficazes para o uso racional de água e energia. “Essa é uma questão muito pertinente, nós podemos mudar as nossas atitudes através de medidas simples como, reduzir o tempo que deixamos à torneira aberta e as luzes acesas, além de dosar o uso dos eletrodomésticos. A sociedade precisa tomar conhecimento que sustentabilidade é uso adequado e racional dos recursos naturais”, declarou Josefa.
Em seguida os representantes do IRPAA, Érica Daiane (jornalista) e Josemário Gonçalves (Técnico em Agropecuária) apresentaram o documentário ‘Retrato de um rio, a voz de um povo’, sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Salitre; que retrata a expedição da dupla pelas comunidades onde o rio percorre.
“O objetivo da expedição foi tentar registrar a realidade da Bacia do rio Salitre, um rio que passa por nove municípios e que em todos eles, encontra-se em estado de degradação. A nossa idéia é tentar levar para o Salitre, a sensibilização para a problemática que o rio e consequentemente as comunidades hoje enfrentam. Por outro lado também, cobrar dos poderes públicos constituídos atitudes concretas para essa questão. Precisamos fortalecer essa luta, e ser mais um instrumento que a sociedade salitreira possa utilizar para solucionar ou até mesmo amenizar os principais problemas vividos lá”, declarou Érica.
O ciclo de palestras proferido no evento, também aconteceu na Escola Antonio Francisco de Oliveira, localizada na comunidade de Goiabeira II – Salitre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe você também. Contribua com uma boa idéia!