terça-feira, 5 de junho de 2012

Juazeiro planeja estratégias para Semana de Combate às Drogas

Por Vânia Castro / Sesau

Estiveram reunidos na manhã de quarta-feira (30) no Centro de Saúde III, profissionais da saúde, educadores, coordenadores pedagógicos e gestores das Secretarias da Saúde (Sesau), Educação (Seduc) e Assistência Social (Seiasc), para continuação do planejamento do Calendário para políticas de combate às drogas em Juazeiro.
Este é o segundo encontro entre a Prefeitura e parceiros, tendo em vista a formulação destas ações que serão desenvolvidas durante a Semana Municipal de Combate às Drogas, marcada para acontecer de 11 a 15 de junho.
A Semana de Combate às Drogas foi instituída pela Prefeitura, através da Lei nº. 2281/2012, decretada e sancionada pelo prefeito Isaac Carvalho em 20 de abril. O Calendário também está sendo formulado com a parceria do Conselho Tutelar, 3º BPM, 15º Dires, Direc 15, Núcleo de Comunicação e Educação em saúde (Necom), Guarda Municipal, Polícia Federal, dentre outros.
A prefeitura vem realizando ações para promover saúde, prevenir doenças e as drogas, com a implantação do Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), desde 2009; o Programa Saúde na Escola (PSE), instituído em 2011 e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (PROERD), abraçado pela gestão municipal também em 2009. “A lei foi sancionada pelo prefeito em reforço as articulações feitas em todo o país, já que as drogas é um problema que preocupa o Brasil e Juazeiro não poderia ficar de fora desta luta”, frisou a supervisora do Núcleo DST/AIDS, Zilene de Castro.
O objetivo da Semana de Prevenção às Drogas é sensibilizar a comunidade em geral, nas escolas, creches e postos de saúde, através de debates, gincanas, distribuição de informativos e palestras preventivas e educativas de combate às drogas.
“Agradecemos o convite feito pela prefeitura, pois só assim poderemos entrelaçar ações para que outros passos sejam dados e que as crianças e adolescentes de Juazeiro fiquem longe das drogas. O correto é primeiro prevenir para depois reprimir. É necessário sim e urgente realizarmos ações mais efetivas que contribuam com as melhorias do ensino e da saúde nas escolas”, destacou o soldado do 3º BPM e um dos mentores do PROERD no município, Wagner Sales.
A coordenadora do SPE e do PSE na Seduc, Rozineia Rodrigues, destacou a importância das ações educativas para as famílias. “É necessário que o alerta alcance os pais e não apenas os alunos, pois esta mobilização precisa ser ampliada para que bons resultados sejam atingidos. Só através da conscientização dos pais e alunos poderemos sensibilizar as pessoas de uma forma geral sobre o problema das drogas. Estamos criando estratégias e atividades, que vão desde exibição de vídeos, filmes a oficinas. Nossa intenção é mobilizar a comunidade onde a escola está inserida”, afirmou.
A Diretora de Atenção à Saúde, Geandry Peres finalizou falando que Saúde e Educação são prioridades da atual gestão. “Estamos trabalhando para que a Saúde e a Educação cresçam e melhorem e para isso estamos sempre desenvolvendo novos projetos e recebendo apoios. A parceria com a Equipe de Saúde da Família está formada e esperamos colher bons frutos com este trabalho. A execução do SPE e do PSE no município vem sendo fortalecida com a união intersetorial entre as duas pastas com ações efetivas em salas de aulas”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe você também. Contribua com uma boa idéia!