Por Anna Monteiro / Seduc
Com o objetivo de analisar as políticas públicas elencadas no Plano Municipal de Educação (PME), que regerá o segmento no decênio 2009-2019, o Conselho Municipal de Educação realizou na quinta-feira (31) o I Fórum de Discussão do documento. A iniciativa conta com o apoio direto da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro e de outras instituições ligadas ao setor, como DIREC 15 e UNEB, e tem como proposta analisar e legitimar o Plano, de modo a garantir um ensino de qualidade para o município.
A abertura foi realizada pela manhã no Canto de Tudo da universidade e contou com a participação dos representantes do governo municipal, dos diversos segmentos ligados à educação, professores, estudantes e simpatizantes à causa. Enriquecendo o momento, o grupo de hip hop do programa Mais Educação do Colégio Paulo VI, mostrou à plateia que investir na formação integral da criança e do adolescente gera bons resultados. Após o ato solene os participantes seguiram para as 12 câmaras de discussão e no período da tarde aconteceu a plenária final.
De acordo com a presidenta do Conselho, Miranery Amorim, a revisão é de grande importância e cumpre a prerrogativa da lei que criou o documento. “O PME foi construído de forma democrática em 2009, durante a I Conferência Municipal de Educação e virou lei em 2010, quando foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores. Essa revisão já estava prevista e é até uma maneira de prestar contas à sociedade do que já foi executado das ações planejadas e analisar quais são os novos desafios”, explicou a representante do Conselho Municipal de Educação.
Ainda pela manhã, o reconhecimento à relevância do I Fórum de Revisão do PME ficou explícito. A Diretora do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Estadual da Bahia, Aurilene Rodrigues, parabenizou os organizadores e fez considerações, “ficamos felizes de poder ceder o espaço para realização deste evento porque nos sentimos diretamente ligados a todo trabalho desenvolvido em prol da melhoria da qualidade da educação de Juazeiro. Participei da construção do Plano e a UNEB faz questão de também contribuir com a revisão”.
Nas palavras da representante da DIREC 15, Isabel Cristina, o PME é importante porque propõe políticas para educação pública, particular e superior do município. “Todos nós precisamos contribuir com a revisão, até porque os alunos merecem o melhor, independente de governante ou administração. O Plano tem como objetivo conduzir as ações durante o decênio 2009-2019 e isso é pensar grande e a longo prazo”, defendeu em seu discurso.
O prefeito Isaac Carvalho, por sua vez, destacou o trabalho integrado para consolidação das políticas, “nesse momento a proposta é reavaliar o que queremos para educação municipal e o que já conquistamos. A ideia aqui é ampliar o debate e traçar novas metas para educação infantil, ensino fundamental, médio, superior e técnico. Para isso, o esforço precisa ser conjunto, com cada um fazendo sua parte e assumindo sua responsabilidade”.
Na oportunidade, Clériston Andrade destacou o bom momento vivido pela educação pública municipal e a conquista do Selo Abrinq, “temos um gestor que receberá agora em junho o prêmio de Prefeito Amigo da Criança e isso não é por acaso. São muitos os investimentos, principalmente na educação. Estamos trabalhando desde 2009 em prol do PME, que é um pouco filho nosso também. Portanto, poder participar ativamente dessa revisão só nos traz satisfação”. As novas propostas serão votadas na plenária desta tarde e o novo documento revisado será enviado a todas as instituições de educação de Juazeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe você também. Contribua com uma boa idéia!