Por Anna Monteiro / Seduc
A Segunda etapa da Provinha Brasil será aplicada em Juazeiro nos dias 12 e 14 de junho. Nesse momento serão avaliadas 83 escolas e quase 3 mil alunos do 2º ano do ensino fundamental, que responderão às questões de leitura e matemática. Esses dados irão fornecer um diagnóstico da situação atual de aprendizagem no município. Na última semana, 6 escolas que recebem a consultoria do Instituto Qualidade no Ensino (IQE) já passaram por esta etapa.
As provas são enviadas pelo Ministério da Educação e a aplicação é gerenciada pela Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC). Os coordenadores pedagógicos e professores, neste caso, são os aplicadores e os formulários de respostas são enviados à secretaria, que emite os resultados. Nas escolas que funcionam nos dois turnos as provas acontecerão de 7h30 às 11h45 e das 13h às 17h15. Já as unidades de ensino que funcionam com turno intermediário aplicarão as provas de 7h às 10h40, das 11h às 14h40 e das 15h às 18h30.
A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica, que tem como objetivo oferecer a toda equipe escolar um instrumento que permita acompanhar, aferir e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças. A partir das informações obtidas pela avaliação, os educadores têm condições de verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização, para que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade, como estabelecido pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Participe você também. Contribua com uma boa idéia!