Por Anna Monteiro / Seduc
Alunos de seis escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro fazem, nesta terça e quarta-feira (05 e 06), a Provinha Brasil 2012 e as demais unidades de ensino serão avaliadas nos dias 12 e 14 deste mês. Ao total, mais de 3 mil estudantes do 2º ano do ensino fundamental responderão às questões de leitura e matemática, que irão fornecer um diagnóstico da situação atual de aprendizagem.
Farão a prova primeiro os estudantes das unidades de ensino do município que possuem parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE) – que são as Escolas Municipais Carmem Costa Santos (Alto da Aliança); Terezinha Ferreira Oliveira (Tabuleiro); Ludgero de Souza Costa (Lomanto Júnior); Dinhorah Albernaz M. da Silva (Itaberaba); Raimundo Medrado da Silva (Quidezinho) e José Pereira da Silva (Itaberaba).
As provas são enviadas pelo Ministério da Educação e a aplicação é gerenciada pela Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC). Os coordenadores pedagógicos e professores, neste caso, são os aplicadores e os formulários de respostas são enviados à secretaria, que emite os resultados. Nas escolas que funcionam nos dois turnos as provas acontecerão de 7h30 às 11h45 e das 13h às 17h15. Já as unidades de ensino que funcionam com turno intermediário aplicarão as provas de 7h às 10h40, das 11h às 14h40 e das 15h às 18h30.
A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica, que tem como objetivo oferecer a toda equipe escolar um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças. A partir das informações obtidas pela avaliação, os educadores têm condições de verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização, para que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade, como estabelecido pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
De acordo com o portal do MEC, a família pode ajudar na preparação para a Provinha, mesmo cabendo à escola a sistematização do conhecimento. Algumas formas de participação familiar que podem ajudar no desempenho do aluno na escola são: participar das reuniões e verificar o caderno da criança diariamente; conversar com o aluno sobre os textos que são lidos na sala de aula; falar sobre o cotidiano (o que foi ensinado naquele dia, como são os colegas de sala e o que acontece no recreio são algumas formas de começar) e incentivar o estudo (cada avanço da criança, como a descoberta de uma nova letra, deve ser comemorado).
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