quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Aluna da Escola Municipal Mandacaru recebe premiação do governador do Lions Clube Distrito LA2 – Bahia


Por Anna Monteiro / Seduc
Representando os 12 finalistas do Concurso de Redação “Quem é Quem” a aluna Andreza Paula da Silva, da Escola Municipal Mandacaru, recebeu na noite desta quarta-feira (21), das mãos do governador do Lions Clube Distrito LA2 – Bahia, o troféu pelo primeiro lugar na competição, que teve como objetivo redescobrir a história de Juazeiro, através das personalidades que ajudaram a construir seu passado de glórias, bem como levar a público o verdadeiro nome de ruas e praças da cidade, tão comumente chamadas por seus apelidos.
A premiação aconteceu em uma solenidade realizada no salão de eventos do restaurante Rio Center, que também marcou a visita oficial do governador ao Lions Clube da cidade. De acordo com o presidente municipal da organização, Herbert Mouze, esse reconhecimento estadual é bastante importante para Juazeiro. “É uma iniciativa local do Lions, que foi abraçada pela Câmara de Vereadores, Prefeitura, sociedade e que agora está sendo validada pelos nossos companheiros de Clube”, ratificou.
Para o titular da pasta de Educação e Esportes, Clériston Andrade, é um orgulho para a secretaria poder ser parceira desse projeto. “Nós acreditamos na iniciativa e os resultados na aprendizagem foram bastante positivos. Então, podemos afirmar que o ganho foi enorme para a Rede Municipal de Ensino e para Juazeiro”, endossou.
Segundo informações da coordenadora, responsável pela execução do concurso, Cristine Hermenegildo, como o projeto foi aprovado pela Câmara ele se tornará anual. “A intenção do Lions e nossa é de que o concurso seja realizado entre os meses de junho e julho, que ficam próximos à data de comemoração do aniversário da cidade”, esclareceu a diretora de Gestão Escolar da SEDUC. Cristine também comentou que em breve será feita uma publicação com a coletânea de textos premiados, que serão distribuídos às escolas públicas.
Na oportunidade, o governador do Lions Clube Distrito LA2 – Bahia, Jehovah Cardoso Moura, aplaudiu a iniciativa local. “Parabenizo ao Lions Clube Juazeiro e a Prefeitura que desenvolveram tão bem o projeto de resgate da história da cidade”. E a estudante premiada Andreza, agradeceu. “Estou muito feliz de poder representar meus colegas e de saber que todo o nosso esforço de pesquisar, estudar e produzir os textos foi reconhecido de uma forma tão grandiosa”. 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Primeira colocada no Concurso de Redação recebe premiação do governador do Lions Clube Distrito LA2

Por Anna Monteiro / SEDUC

A primeira colocada geral do Concurso de Redação “Quem é Quem”, promovido pelo Lions Clube em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, receberá sua premiação na noite desta quarta-feira (21), das mãos do governador do Lions Clube Distrito LA2 – Bahia, que fará uma visita oficial hoje a Juazeiro. 

Além do governador Jehovah Cardoso Moura e da aluna Andreza Paula da Silva, estudante do 6º ano da Escola Municipal Mandacaru, participarão do momento simbólico, o secretário municipal de Educação e Esportes, Clériston Andrade, e a gestora da unidade de ensino. O encontro acontecerá no salão de evento do restaurante Rio Center.

No último dia 09 deste mês, onze alunos e dez professores, de sete escolas municipais, receberam os prêmios e troféus por terem se destacado entre os inscritos que dissertaram sobre o tema proposto, em uma solenidade realizada no auditório da SEDUC.

O Concurso de Redação “Quem é Quem” teve como objetivo redescobrir a história de Juazeiro, através das personalidades que ajudaram a construir seu passado de glórias, bem como levar a público o verdadeiro nome de ruas e praças da cidade, tão comumente chamadas por seus apelidos.

Escolas municipais que trabalham com o “Mais Educação” recebem equipamentos esportivos

Por Anna Monteiro / SEDUC

Acabam de chegar às escolas municipais de Juazeiro que trabalham com o macro campo “Esporte e Lazer”, do programa Mais Educação, equipamentos esportivos e kits para o programa de avaliação de indicadores de crescimento, estado nutricional, desenvolvimento corporal e motor de crianças e jovens entre 7 e 17 anos. 

Os materiais foram enviados pelo Ministério do Esporte, que é parceiro do Ministério da Educação e dos municípios na execução do Mais Educação pelo Brasil. Cada uma, das vinte e quatro escolas, que trabalha com o macro campo citado está recebendo um kit para aplicação dos testes de avaliação, contendo balança, cronômetro digital, trenas, fitas métricas e bola mediciniball, entre outros. 

Além dos os kits esportivos, que contêm: bolas e redes de basquete, futebol de campo e salão, handebol e vôlei; bola de borracha; cones; bombas e bicos de encher bola; apitos; bambolê; saco para transporte de material esportivo; corda de pular coletiva e individual; jogos de dominó e frescobol; peteca; mini traves de futebol; coletes de identificação e fardamento para professores e alunos. 

A coordenadora municipal do Mais Educação, Dedilene Guerra, explica que hoje, graças a sensibilização da Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC),  o município faz parte do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR) – que trabalha com o programa de avaliação dos indicadores das crianças e jovens –, e que a chegada dos equipamentos é essencial para a viabilização do mesmo. 

“Sem as balanças e outros materiais seria impossível fazer esse acompanhamento. Além dos kits, também chegaram cartilhas que complementarão a formação dos monitores, suprindo assim toda a nossa demanda. Então, no Mais Educação o aluno não só pratica o esporte. Esse mesmo estudante também tem o acompanhamento de saúde, físico e mental”, garante. 

“Esporte e Lazer” é apenas uma das opções dos alunos e escolas dentro do Mais Educação em Juazeiro. Cada uma – das mais de 50 unidades de ensino que aderiram ao programa – trabalha com cinco ou seis modalidades escolhidas entre atividades coletivas, individuais e complementares, no contra turno de aulas. Para tanto, todos os macro campos recebem equipamentos e materiais específicos para o desenvolvimento das suas ações.

Já está no ar a Rádio Web “Nas Ondas do Saber”

Por Anna Monteiro / SEDUC

A primeira transmissão ao vivo da Rádio Web “Nas Ondas do Saber” aconteceu na manhã do dia 14, durante solenidade de lançamento do projeto, realizada no auditório da Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (SEDUC). A iniciativa, que une as novas tecnologias e educação, é oriunda do projeto piloto inicial de Rádio Escola, que é desenvolvido em sete unidades de ensino da Rede Municipal, e a partir de hoje abraça todas as escolas e leva ao alcance do mundo as produções locais sobre educação. 

O novo espaço virtual da Rádio Web é composto pelo site e a rádio on line. Na página principal serão publicadas notícias, artigos, fotos e vídeos voltados à educação. Já a programação da rádio será feita pelos próprios alunos, quatro estagiários e colaboradores, que utilizarão o horário das 8 às 18h para divulgação do material produzido, que também terá a mesma temática. Depois desse horário a rádio funcionará com um sistema chamado Auto DJ, ficando então 24h no ar. 

“Esse é um antigo sonho de unir educação e comunicação que está se realizando. A nossa Rádio Web é a primeira da região a tratar exclusivamente sobre educação e feita por alunos. O espaço ‘Nas Ondas do Saber’ será democrático e contará com ferramentas como chat para interação com os internautas, dicas de professores e artigos sobre psicologia infantil, entre outros recursos”, esclareceu o coordenador do projeto, Geraldo Messias. 

A Rádio Web está em fase de testes e o responsável explicou que a mesma terá a cara dos alunos. “Nós vamos terminar de montar junto com eles, respeitando as particularidades da nossa rede de ensino”, afirmou. O projeto terá um link disponível em alguns blogs da região e o coordenador Geraldo Messias acredita que essa oportunidade se deva a credibilidade que as ações da SEDUC conquistaram junto à imprensa. 

Para o secretário da pasta, Clériston Andrade, que também passou pela experiência de atuar em rádio durante três anos, o casamento dos novos elementos midiáticos com a educação é promissor. “Vivemos hoje em uma sociedade conectada e as escolas precisam olhar para essa realidade não com receio, e sim com o objetivo de utilizar as novas tecnologias pedagogicamente. Esse projeto da Rádio Web, inicialmente, irá trazer ganhos nas áreas de produção textual, oralidade, integração e desenvolvimento coletivo. Sem falar nos avanços posteriores, que ainda são imensuráveis”, analisou.

As rádios escola continuarão funcionando e as produções dos alunos serão trazidas das unidades de ensino para Rádio Web (que tem sua estrutura física instalada no prédio da SEDUC), em dias e horários programados. Os demais alunos também terão o mesmo espaço no projeto.  “A educação precisa de iniciativas como essa, que aproximam as pessoas, inovam, usam a criatividade e promovem a troca de experiências. No que depender do governo, Juazeiro vai continuar acompanhando essa evolução tecnológica, que contribui significativamente com a aprendizagem”, garantiu o prefeito Isaac Carvalho. Confira o trabalho da equipe através do endereço eletrônico http://nasondasdosaber.com/.

Itamotinga recebe a 19ª unidade de ensino climatizada de Juazeiro

Por Anna Monteiro / Seduc
 
Poucas histórias na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro emocionam tanto quanto a da Escola de Educação Infantil Bom Jesus dos Navegantes, localizada no distrito de Itamotinga, a 72km da sede. A creche, construída por uma antiga administração em um galpão onde antes funcionava um mercado municipal, mesmo sem possuir uma estrutura adequada ao ensino já se destacava pela dedicação e compromisso dos seus profissionais. Com a reforma e climatização da unidade de ensino que foi entregue à comunidade na noite de 13 de novembro, o pacto pela busca de uma educação de qualidade foi renovado e o futuro já se apresenta bem mais promissor. 

De acordo com depoimentos dados durante o ato solene, que marcou a entrega do novo espaço que agora conta com divisões de departamentos e um ambiente pedagógico favorável ao desenvolvimento das atividades educativas, ficou claro que apesar das dificuldades, a equipe da unidade de ensino sempre acreditou na educação como instrumento transformador daquela comunidade. A gestora Maria Suenir Ferreira, por exemplo, após falar sobre o calor, o ambiente inadequado e sem muitas condições de higiene, apresentou um vídeo mostrando o resultado positivo do trabalho desenvolvido com os alunos, os quais são chamados pelos educadores de pequenas estrelas. 

“O nosso único problema aqui era a infraestrutura imprópria. A gente trabalhava sem condições dignas, no calor e com as portas fechadas em salas que não possuíam ventilação. Mas, nunca nos faltou amor, carinho e dedicação, como também nunca nos faltou apoio dessa gestão, que sempre nos supriu de atenção e de todo material pedagógico e didático necessário. Depois dessa obra o que vai mudar é o nosso compromisso que vai dobrar, é a vontade do aluno e do professor de vir para a escola que vai aumentar e os índices de aprendizagem que irão melhorar ainda mais”, disse com orgulho a gestora da Bom Jesus. 

O secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, destacou a história de superação da creche parabenizando o trabalho feito com os alunos. “Assistir a uma apresentação de uma criança de 5 anos, que ainda está na pré-escola, lendo perfeitamente, nos faz refletir e reconhecer que apesar dos obstáculos é possível fazer educação de qualidade. Neste dia 13 de novembro estamos entregando a estrutura física que estes educadores e alunos merecem, e nós esperamos que muito mais exemplos como esse possam ser gerados”, enfatizou. 

Para o prefeito Isaac Carvalho poder reparar o descaso do passado de outras gestões e garantir o ambiente adequado à aprendizagem é um dever feito com amor. “Nós procuramos oferecer as condições adequadas, mas é preciso que os profissionais façam as coisas acontecerem, como esses que aqui estão”, ratificou. Na oportunidade, o gestor municipal também destacou as 4 quadras poliesportivas cobertas que serão construídas no distrito de Itamotinga, postos de saúde, novos ônibus escolares que chegarão e melhorias no abastecimento de água. “Vamos continuar trabalhando para diminuir o déficit de crescimento desse distrito”, garantiu Isaac. 

A entrega da 19º unidade de ensino climatizada pela atual gestão foi prestigiada pelos vereadores eleitos de Juazeiro, Anastácio e Eduardo Lopes, alunos, pais, educadores, equipe de governo e comunidade. O líder comunitário, Seu Daniel Paulino, que ajudou a fundar a escola de educação infantil, agradeceu em nome de todos. “É um prazer poder acompanhar os dois momentos dessa creche, pois a diferença do antes e depois é indescritível, principalmente para os nossos corações”, ponderou. E a pequena Lorena Barbosa de Santana complementou. “Estamos muito felizes e agora vai ser melhor vir para escola, que tem a sala geladinha”.

Secretário de Educação destaca novas conquistas para Juazeiro



Por Anna Monteiro / SEDUC

Na manhã do último dia 13, o secretário de Educação e Esportes de Juazeiro, Clériston Andrade, em entrevista ao programa de rádio Sem Fronteiras, falou sobre as novas conquistas da educação para o município, que incluem a inauguração da 19ª unidade de ensino climatizada, lançamento da Rádio Web, e aprovação de projetos de mais de R$ 4 milhões junto ao Ministério da Educação (MEC). 

O titular da pasta destacou a entrega da reforma e climatização da creche Bom Jesus dos Navegantes, localizada no distrito de Itamotinga, que será realizada hoje, às 18h, e o lançamento da Web Rádio “Nas Ondas do Saber”, que acontecerá nesta quarta-feira (14), às 8h30. 

Em seguida o secretário ressaltou os avanços do projeto ‘Caminho da Escola’, que em parceria com o Ministério da Educação já beneficiou Juazeiro com sete ônibus escolares e duas lanchas. “Agora nessa nova etapa, cerca de 100 alunos receberão bicicletas, que os conduzirão das suas casas até a escola ou até o ponto do ônibus escolar mais próximo da sua residência. Os novos equipamentos, que foram adquiridos com recursos do município, beneficiarão estudantes que moram a 2 ou 3 km de distância deste locais citados”, explicou. 

Além disso, a Rede Municipal de Ensino está aguardando mais 11 ônibus escolares do mesmo projeto, ‘Caminho da Escola’. “Os recursos já foram liberados pelo MEC e estamos aguardando a compra. A expectativa é de que possamos iniciar o ano letivo de 2013 já com a nova frota”, frisou. 

Ainda sobre as parcerias com o MEC o secretário destacou os projetos que foram enviados pela SEDUC e aprovados pelo Ministério. “Serão liberados mais de R$ 4 milhões. E neste montante estão incluídos os próprios ônibus, os aparelhos de ar condicionado que acelerarão a climatização da Rede Municipal e a aquisição de novos projetores multimídia, entre outros equipamentos”. 

A respeito da expectativa para um novo ano letivo, Clériston Andrade deixou claro que o governo municipal espera iniciar já com cinco novas creches inauguradas. “Esperamos entregar duas ou três até o final do ano e começar 2013 com as cinco primeiras do montante de 15 já funcionando”, afirmou. 

A Prefeitura de Juazeiro conseguiu junto ao governo federal a construção de 18 creches, das quais 15 foram obtidas através do programa ProInfância e mais 3 pelo PAC 2. “Sabemos que os desafios da educação em todo o país ainda são muitos. Temos avançado a passos largos e esperamos que todas as conquistas contribuam com o aprendizado dos nossos alunos, que é o nosso grande objetivo”, finalizou.