quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Programa Saúde na Escola realiza formação para professores em Juazeiro

Por Vânia Castro / Sesau

A Prefeitura de Juazeiro continua realizando o Encontro de Formação de Docentes para o desenvolvimento do Programa Saúde na Escola – PSE, no município. No dia 18 de outubro foi realizado o último momento do segundo módulo de temáticas prioritárias do Programa. O evento aconteceu na Secretaria de Educação e Esportes e reuniu educadores, coordenadores pedagógicos das escolas contempladas no PSE e gestores envolvidos com os programas Mais Educação e EJA. 

O tema discutido foi a “A questão do Uso do Álcool e outras Drogas na Infância e Adolescência e as Possibilidades de intervenção no Território”. A formação foi conduzida pela supervisora do Núcleo da Saúde Mental do município, Cilene Duarte e pela psicóloga do CAPS-AD, Alecrides Marques.

A proposta da iniciativa é debater temas atuais relacionados com a realidade do país, formando e qualificando multiplicadores que poderão levar ações preventivas e de promoção à Saúde para dentro das salas de aula. “Queremos capacitar os profissionais para que as atividades de prevenção sejam aplicadas nas escolas gerando uma maior conscientização nos adolescentes. A melhor saída ainda é a prevenção e por isso não podemos fechar os olhos. O trabalho não deve ser feito isoladamente e sim em conjunto para que possamos concretizar ações mais fortes e eficientes”, enfatizou a Diretora de Atenção à Saúde, Geandry Peres. 

Na opinião da técnica educacional do Núcleo de Apoio Psicossocial à Escola (NAPSE), Rozineia Rodrigues de Oliveira, os problemas sociais devem ser abordados em conjunto para gerarem resultados mais efetivos. “O problema das drogas não é só da polícia, mas da Saúde, Educação, do Social e da Segurança. As drogas geram consequências, conflitos, sofrimentos, que afetam a convivência nas famílias, em sociedade, na vida estudantil, inclusive com a evasão escolar. O PSE é um projeto muito importante porque trabalha a prevenção e com esta capacitação poderemos escolher de forma salutar os tipos de intervenção que iremos usar na rede escolar municipal para redução de danos e de outros problemas”, comentou.

“Uma articulação conjunta sempre faz a diferença e esta parceria só vem contribuir com o nosso trabalho. Esta formação vai melhorar nossa visão dentro da sala de aula. O professor tem que saber chamar atenção, através de exemplos e não só falando. Quando mostramos aos alunos através de exemplos e não apenas de comparações; as consequências das drogas no mundo do trabalho e na sociedade, conseguimos passar de maneira correta o melhor caminho a trilhar. Não adianta só falar, tem que mostrar exemplos de vida”, concluiu a coordenadora pedagógica, Eliane Pereira. 

Na semana passada a Secretaria de Saúde discutiu o tema: “Cultura de Paz, Prevenção da Violência, e Enfrentamento do Bullying", visando iniciar a discussão sobre o estímulo à cultura de paz nas escolas municipais juazeirenses. Até o final do ano mais formações serão promovidas com o debate de outros temas, como: Orientação Sexual, Sexualidade, Prevenção de DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, Homofobia, Bullying e Preconceito.

O PSE é um Programa que tem a frente às Secretarias da Saúde e Educação e visa desenvolver ações de prevenção e promoção à Saúde em crianças, adolescentes e jovens de 5 a 19 anos do ensino público básico.  Em Juazeiro, o PSE foi contemplado com o maior recurso da Bahia e está situado entre os 20 municípios do Brasil que está recebendo o maior repasse de recursos para serem destinados na execução das atividades, iniciadas no município desde março deste ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe você também. Contribua com uma boa idéia!