quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Prefeitura realizou evento para prevenção da diarreia em crianças do bairro Malhada da Areia

Por Vânia Castro / Sesau

A Secretaria da Saúde de Juazeiro - através da Equipe de Saúde da Família (ESF) do bairro Malhada da Areia e do apoio dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF2) - realizou no dia 27 de setembro, na escola CAIC, um evento educativo em prol da prevenção da diarreia em crianças de 05 a 10 anos de idade. De forma animada a garotada aprendeu (por meio de palestras, músicas e dinâmicas) sobre higiene pessoal, alimentar e do ambiente.

O evento começou com a apresentação de estudantes dos cursos de Engenharia Agrícola, Ambiental e Ciências Biológicas da Univasf. Os alunos que estão à frente do projeto ‘Escola Verde’ falaram sobre reciclagem e preservação do meioambiente. Em seguida, a iniciativa foi continuada com o médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) do CAIC, Rodrigo Mota, que proferiu palestra lúdica sobre higiene e bons hábitos alimentares. 

O dia foi encerrado com a apresentação da equipe do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (NECOM), com a peça ‘Chaves contra a diarreia’. Para o estudante Eliedson Lima de Souza, 7 anos, a ação foi bastante produtiva e ajudou-o a aprender sobre melhores maneiras. “Vou cuidar melhor da natureza e ter mais higiene. É bom para a saúde comer corretamente, lavar as mãos e escovar os dentes”, disse.

Para seu colega Ruan Kaique, 6 anos, ficar doente é muito ruim. “Não quero ter dor de barriga e ir ao médico. Não gosto de ficar sem brincar com os amiguinhos”, comentou. A nutricionista do NASF2, Eliana Rocha, falou sobre a importância do evento. “Esta mobilização em parceria com a equipe do posto de saúde visa alertar às crianças sobre os devidos cuidados com a higiene durante a alimentação, manuseio de objetos, como também é uma maneira de orientá-las a evitar a contaminação e diarreia”, informou.

A enfermeira da UBS do CAIC, Irlla Vanessa Barros, destacou a parceria da Saúde com a Educação. “É uma mobilização em conjunto para ajudar nossas crianças a desenvolverem bons hábitos em casa, na escola e na rua. O trabalho de educação em saúde não pára. Sempre estamos juntos com as escolas realizando palestras para formação de pessoas com consciência sobre a importância da saúde e qualidade de vida”, informou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe você também. Contribua com uma boa idéia!