quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Obra de Remediação do Lixão é inaugurada em Juazeiro

ASCOM / PMJ 

“Com esta importante obra, nossa cidade ficará cada dia mais limpa. Os catadores de materiais recicláveis, a população e o meio ambiente agradecem. Esperamos anos para que este sonho se transformasse em realidade, a Prefeitura e a Codevasf estão de parabéns”, afirmou o representante da Associação de Catadores, Raimundo da Silva durante o ato de inauguração da 1ª Etapa da Remediação do Lixão de Juazeiro, realizado no dia 19 de julho.

O superintendente da Codevasf, Emanoel Lima, destacou os benefícios desta obra tanto na área social, como na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento do turismo na nossa região. “Esta área era uma vergonha. O turismo na nossa região vem crescendo a cada dia e agora os turistas poderão transitar tranquilamente por este trecho da BA 210, quando forem visitar a ilha do Rodeadouro e a Barragem de Sobradinho. Precisamos firmar parcerias como esta para realizarmos obras que tenham o objetivo de preservar o meio ambiente em outros municípios da região”, ressaltou o superintendente.

A área foi totalmente remediada e irá reduzir significativamente os impactos negativos causados ao meio ambiente pela disposição inadequada do lixo, uma obra que há muitos anos era esperada pela população e só agora se concretizou. Nesta etapa, a área de mais de 43 hectares foi totalmente limpa; foram instaladas cercas de isolamento; todo o lixo existente na área foi aterrado na primeira célula, além da construção do prédio de administração, o galpão para manutenção e portaria de acesso. A construção da lagoa de estabilização está em fase final, e neste local o chorume extraído do lixo será encaminhado para tratamento, impedindo que não alcance o leito do riacho Maria Preta.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano – SEDUR, Célia Regina Carvalho, além de todos os benefícios para o meio ambiente e a saúde da população, a obra possibilitou que a Prefeitura realizasse ações junto aos catadores que moravam e viviam em situação precária no lixão. “Aqui nasceram gerações, que foram criadas no meio do lixo durante anos. Hoje a maioria está trabalhando na limpeza pública da cidade, na Secretaria de Serviços Públicos, e outros na coleta seletiva, que foi iniciada nos condomínios. É nossa obrigação cuidar do lixo, reciclar e preservar o meio ambiente,” evidenciou Célia Regina. 

A secretária ressaltou ainda a importância da parceria com o Governo Federal, através da Codevasf neste projeto.  “Agora Juazeiro tem um Aterro Sanitário. O lixo que foi depositado durante anos já está todo aterrado. A segunda célula, que está em fase de conclusão, irá receber os novos resíduos sólidos, com vida útil de 20 anos, o que vai possibilitar que a área continue sendo utilizada, mas agora de maneira adequada, reduzindo os impactos negativos ao meio ambiente. A empresa que vai operar o aterro já foi contratada pela Prefeitura”, finalizou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe você também. Contribua com uma boa idéia!