quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Alunos do “Mais Educação” participaram de visitas a monumentos históricos de Juazeiro

ASCOM / PMJ

Com o objetivo de criar o sentimento de pertencimento da cultura e da identidade através do conhecimento da história do município, o projeto Roteiro Histórico tem realizado diversas atividades de turismo pedagógico. Na manhã do dia 13 de julho, os contemplados foram os alunos da Escola Municipal Profª Maria de Lourdes Duarte, do bairro Jardim Universitário. 

O primeiro ponto visitado foi o Juazeiro antigo, onde as crianças ouviram atentamente a história da frondosa e centenária árvore que deu origem à cidade. Raiana Borges Amorim, de 09 anos, ficou encantada com a descoberta. 

“Eu acho essa árvore linda. Além de muito antiga foi aqui onde nossa cidade começou e é por isso que devemos preservá-la para que dure muito mais tempo”, ressaltou. Já Ana Luísa, de 10 anos, disse que estava feliz por visitar um local histórico de Juazeiro que ainda não conhecia. “Eu achei uma grande aventura e vou pedir aos meus pais para eles me trazerem aqui outras vezes”.

A diretora da escola, Maria Auxiliadora Rodrigues, falou da importância da participação dos alunos no Roteiro Histórico. “Mais do que uma atividade recreativa, essas visitas contribuem também para despertar nas crianças o sentimento de amor pelo município e ainda ajudam na aprendizagem através do contato com a história”, avaliou. 

O projeto Roteiro Histórico, coordenado pela Assessoria de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Aplade), em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes de Juazeiro (Seduc), acontece desde 2009 e já contemplou quase todas as escolas municipais. 

“É um trabalho de formação para que os alunos cresçam mais conscientes quanto à preservação da memória de Juazeiro e também sejam multiplicadoras nessa missão de mostrar a toda comunidade a importância do desenvolvimento do turismo através das suas várias vertentes, como a cultura, a história, o meio ambiente, a saúde e o social”, explanou o coordenador do projeto, Jomar Benvindo. 



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