quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Maternidade de Juazeiro desenvolve projeto para acolher melhor as pacientes e funcionários

Por Vânia Castro / Sesau

A Secretaria da Saúde de Juazeiro, através da Maternidade Municipal, iniciou o projeto ‘Acolhendo’ - com duração de 1 ano - envolvendo os funcionários e as usuárias. O objetivo é contribuir para o processo de sensibilização dos profissionais da unidade, no sentido de garantir às pacientes e seus familiares um tratamento digno, humanizado e de qualidade, além de implementar ações para valorização do servidor. 

O projeto foi apresentado no dia 31 de outubro para a equipe da Maternidade. “Também queremos fortalecer os laços de convivência entre os profissionais. Se temos trabalhadores motivados e satisfeitos, podemos com isso qualificar os atendimentos. É fato que se os funcionários estão estimulados, isso reflete positivamente na assistência”, explicou a assistente social da unidade, Aleide Lima. 

Para garantir um projeto de sucesso, foi elaborada pesquisa que foi aplicada aos funcionários e às usuárias. Entre os funcionários, vários fatores foram verificados, como o desempenho no trabalho, relação entre os coordenadores; já em relação aos pacientes foram analisados: o acolhimento na recepção, o tempo de espera para o atendimento, higiene da unidade, atendimento dos profissionais, alimentação, serviços, orientação sobre o início da amamentação, dentre outros. 

Depois de examinados os resultados, foi apresentada uma programação com várias atividades, ações, oficinas, palestras, que serão desenvolvidas durante os próximos doze meses e direcionadas para todos que usam os serviços, além da equipe que faz a unidade hospitalar funcionar.  

Segundo a coordenadora médica da Maternidade, Fabíola Dantas, os projetos são necessários para que os atendimentos sejam melhorados a cada dia. “Tudo que é construído em conjunto traz resultados mais eficazes. É importante ouvir a comunidade e os funcionários, e saber onde estamos acertando e qual setor precisa ser modificado. Nossa intenção é ter uma equipe de funcionários motivada e que respeite os pacientes e os colegas de trabalho”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe você também. Contribua com uma boa idéia!