Por Anna Monteiro / Seduc
Aconteceu no dia 17 de setembro o 4º Fórum de
Educação da Escola Municipal Professora Antonila da França Cardoso, localizada
no Angico (distrito de Pinhões), que este ano abordou o tema “Aprendendo com a
prática da leitura e escrita”. A iniciativa, que conta com o apoio da
Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Esportes (SEDUC) –
aliada a política pedagógica, de valorização e reestruturação da rede física –,
já apresenta bons resultados, refletidos nos índices de avaliação do IDEB.
De acordo com a direção da escola, a iniciativa
surgiu da necessidade de reflexão sobre as problemáticas que refletem na
aprendizagem. “O evento é uma proposta conjunta da gestão, coordenação e corpo
docente que visa à construção de conhecimentos que impulsionem um desempenho
apto para uma educação de qualidade. Toda comunidade escolar participa e o foco
maior com os alunos é o desenvolvimento da leitura e escrita como prática
sócio-educativa”, explicou a diretora Janete Cléia de Santana.
A escola, que carrega consigo uma história de luta
e superação, foi a quarta do município a ser climatizada e hoje conta com uma
estrutura em nada parecida com a de tempos atrás. Em 2009 a unidade de ensino
foi reformada, ampliada e climatizada, a equipe escolar recuperou sua autoestima
com o programa de valorização do educador da Prefeitura de Juazeiro, criou o
fórum de educação, somou tudo e alcançou a média de 4,0 (séries iniciais) e 3,6
(séries finais) no IDEB de 2011.
“Iniciativas isoladas não surtiriam o mesmo efeito.
A base foi bem estruturada pela administração municipal, mas a escola também
fez sua parte e a realização do Fórum é um bom exemplo disso. Fazemos questão
de apoiar, até porque iniciativas como essa servem de modelo para toda Rede Municipal
de Ensino”, reconheceu o titular da SEDUC, Clériston Andrade.
Na opinião do chefe de gabinete Roosvelt Duarte,
que proferiu a primeira palestra com o tema “O Direito de Aprender”, o 4º Fórum
de Educação da Escola Antonila da França Cardoso tem seu espaço e valor. “Acho
fantástica a iniciativa, que inclusive deveria ser copiada”, endossou.
A 4ª edição do evento trabalhou questões relevantes
como: compromisso na aprendizagem; disciplina e violência familiar na escola;
letramento; cultura, identidade e comunicação para igualdade étnico-racial;
educação do campo e desenvolvimento rural sustentável; gêneros textuais;
gravidez na adolescência; além de oficinas de conto e teatro.
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