quarta-feira, 21 de novembro de 2012

IQE qualificou educadores e melhorou a qualidade do ensino em Juazeiro

Por Anna Monteiro / SEDUC

Com o objetivo de oferecer melhores condições de ensino à educação de Juazeiro, a Prefeitura Municipal fechou convênio em 2009 com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE). A iniciativa, que contou com a parceria financeira da Fazenda Labrunier, contemplou, no mesmo ano, professores, gestores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal, que participaram do Programa Qualiescola I. Essa formação, que encerrou em agosto, deixou como legado a garantia do desenvolvimento das habilidades e competências dos 3 mil alunos beneficiados. 

Os mais de 100 profissionais, que cumpriram os 30 meses de curso, receberam o certificado no dia 31. O evento realizado no Centro de Cultura João Gilberto reuniu as equipes das seis escolas beneficiadas (José Pereira da Silva, Dinorah Albernaz Ludgero da Costa, Carmem Costa Santos, Terezinha Ferreira de Oliveira e Raimundo Medrado Primo), familiares, estudantes e representantes da Secretaria de Educação e Esportes e do IQE de Pernambuco. Muitos agradecimentos, homenagens e mostra de resultados, feitas por meio de apresentações das crianças, marcaram a noite. 

A coordenadora pedagógica Josicléia Varjão revelou aos presentes sua satisfação de participar de um projeto de qualificação como este oferecido pelo município. “Realmente houve mudança na prática educativa e a contribuição foi muito grande. Posso dizer que a realidade da nossa escola se divide no antes e depois do IQE. Nós voltamos a aprender para ensinar e hoje a gente tem uma propriedade muito maior para avaliar, por exemplo. A assessoria do Instituto, o apoio da SEDUC, o material didático e os planos de ensino, sem dúvida, fortaleceram a nossa educação”, avaliou. 

“Juazeiro assumiu a direção do Qualiescola de uma forma muito positiva”, garantiu a coordenadora geral do IQE Pernambuco, Iran de Fátima Freitas, que veio especialmente participar da solenidade de encerramento do curso e certificação. De acordo com a representante, a proposta do Instituto foi concretizada nas escolas, “mais uma etapa para melhoria da qualidade da educação do município foi concluída. Não se muda a educação sem formação, e isso Juazeiro está fazendo muito bem. O passo foi dado e os frutos já estão aparecendo. Espero que o sucesso de vocês, que estão aqui se formando, seja também o sucesso do aluno”. 

O titular da SEDUC, Clériston Andrade, agradeceu a parceria da Fazenda Labrunier e do IQE e afirmou que os esforços agora serão no sentido de estender os benefícios da formação. “Mesmo com o encerramento desta etapa nós vamos continuar com o acompanhamento mais direto do desenvolvimento da aprendizagem das noções matemáticas e do uso da língua portuguesa. Dessa forma vamos garantindo o direito de aprender na cidade educadora, que é nosso objetivo desde 2009”, ratificou o secretário. 

Validando toda a importância da parceria e do Programa Qualiescola, o aluno Ezequiel Almeida, deixou seu depoimento, “antes eu tinha dificuldades de ler e de entender os conteúdos. Agora sou um bom leitor e já conheço várias coisas. Estudar ficou mais fácil e tudo isso graças aos meus professores que participaram da formação do IQE”. De acordo com as declarações dos educadores, muitos alunos iam para o 3º ano ainda sem saber ler, mas hoje essa realidade mudou bastante. 

 Qualiescola

O Programa Qualiescola visa à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem dos alunos de escolas públicas do Ensino Fundamental, por meio de um conjunto de ações articuladas de intervenção na prática educacional.

Desenvolve 5 ações principais: Formação continuada de professores em serviço; Assessoria aos gestores escolares; Avaliação da aprendizagem dos alunos; Reforço escolar e Construção da gestão participativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe você também. Contribua com uma boa idéia!