quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Mutirão do Bolsa Família no Residencial Praia do Rodeadouro foi realizado com sucesso

Por Vânia Castro / Sesau

Muitas famílias do Residencial Praia do Rodeadouro foram acompanhadas pela Secretaria da Saúde de Juazeiro, através do Núcleo de Assistência Nutricional, no mês de setembro, para assegurar o beneficio do Programa Bolsa-Família. O Mutirão de Pesagem dos beneficiários do Programa - referente à 2º Vigência de 2012 - agradou os moradores. 

“Não precisei faltar ao trabalho e nem minhas crianças à escola, pois os profissionais do posto de saúde vieram até aqui. Isso é muito bom e demonstra a atenção da prefeitura. Tenho três filhos e todos foram acompanhados, além de mim, é claro”, falou a dona de casa Cícera do Nascimento Silva, 28 anos, durante a verificação do seu peso e altura. 

A opinião de outra beneficiária do Programa, Tatiane Nogueira da Silva, foi a mesma. “Esta ação foi muito boa, principalmente para as mães que não têm tempo para se deslocar para as unidades com os filhos. Tenho quatro filhos que foram atendidos pela Secretaria da Saúde e ainda agradeço a entrega da minha casa pelo Programa ‘Minha Casa Minha Vida’, que foi uma bênção para mim e minha família. A prefeitura está de parabéns”, elogiou. 

Para a gestante Erisvania Ferreira da Silva, 26 anos, foi uma alegria poder receber os cuidados para manutenção do beneficio bem pertinho de casa. “A prefeitura se deslocou quase até a porta da minha casa. Isso é maravilhoso. Pelo menos economiza a caminhada e ainda garante o Bolsa-Família”, disse sorrindo e satisfeita. 

O mutirão foi direcionado às mulheres, crianças, adolescentes e gestantes. O objetivo da Secretaria é continuar evoluindo a cobertura do Programa no município. De 2010 para 2012, a cobertura subiu de 45% para 95,01%, acima do preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) que é de 80%. 

A nutricionista Lidiane Cristina destacou que o Programa tem uma importância social muito grande e que ainda é necessário sensibilizar os profissionais na identificação e acompanhamento das famílias para que o benefício não seja perdido. “Vamos permanecer com este trabalho de acolhimento junto à comunidade, aumentando os cuidados e redobrando a atenção, para que todos os beneficiários sejam acompanhados e mantenham a adesão ao Programa. Também é importante continuarmos aumentando nossa meta de cobertura para conservarmos o nível orientado pelo MS”, enfatizou. 

Para que o beneficio não seja perdido, a nutricionista orienta que as famílias devem procurar os postos de saúde duas vezes ao ano, durante cada vigência, que acontece de seis em seis meses, para a realização dos exames de rotina, como vacina, verificação de peso e altura, pré-natal, dentre outros. As gestantes e crianças com até oito anos de idade (através dos responsáveis) devem se dirigir às unidades mensalmente para realização destes exames.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe você também. Contribua com uma boa idéia!